Presidenciais. Apoio a Ana Gomes não pára de aumentar

European Parliament / FLickr

Ana Gomes, euro-deputada do Partido Socialista

Apesar de a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes, apontada à Presidência da República, já ter descartado uma possível candidatura, a onda de apoio em seu redor não pára de aumentar. Paulo Trigo Pereira junta-se a esta lista.

Em declarações ao jornal Público, o professor catedrático de Economia e ex-deputado independente eleito pelo PS, em 2015, Paulo Trigo Pereira assume o seu apoio a uma candidatura da embaixadora, antiga dirigente do PS e ex-eurodeputada, defendendo que “a sua candidatura seria salutar para o debate público e político”.

Paulo Trigo Pereira explica que o seu apoio a Ana Gomes “não tem a ver diretamente com Marcelo Rebelo de Sousa”, mas considera-a necessária, uma vez que, “apesar de o atual Presidente da República ter feito algumas coisas com qualidade”, ele “é uma pessoa conservadora e não representa a área socialista”.

O ex-deputado independente do PS, que rompeu com a bancada em 2018, valoriza a importância de “ter uma candidata como Ana Gomes, que tem tido uma atitude de grande frontalidade na defesa de causas muito importantes, como a transparência na vida política, o combate à corrupção e o funcionamento eficaz da Justiça”.

O ex-deputado não-inscrito afirma que reconhece em Ana Gomes “uma pessoa de grande coragem” e justifica que essa atitude foi demonstrada “recentemente em relação ao Luanda Leaks e a Isabel dos Santos”, lembrando que a ex-eurodeputada “foi das primeiras pessoas que tiveram coragem de enfrentar esta corrupção e lavagem de dinheiro por parte de Isabel dos Santos”.

Paulo Trigo Pereira, que integrou o grupo de dez economistas, coordenado por Mário Centeno, responsável pelo documento sobre políticas económicas que foi vertido para o programa eleitoral do PS, “Agenda para a Década”, junta-se assim a Francisco Assis, Henrique Neto e Paulo Pedroso, do PS, bem como Nuno Garoupa, Rui Tavares e Ricardo Sá Fernandes, de outras áreas políticas.

O nome de Ana Gomes tem sido apontado às eleições presidenciais, apesar desta já ter descartado uma eventual candidatura a Belém.

Marcelo disse só irá comunicar a sua decisão sobre uma eventual recandidatura nas presidenciais de 2021 após convocar eleições, “provavelmente em novembro“. Ventura anunciou, através de um vídeo enviado a dirigentes e militantes do Chega, que se vai candidatar à Presidência da República nas presidenciais de 2021.

Uma sondagem divulgada esta segunda-feira mostra que Marcelo continua a ser o favorito, mas perde força com a entrada em cena da antiga eurodeputada socialista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Identificada a evidência mais antiga já encontrada de água no Sistema Solar

Uma equipa multidisciplinar de especialistas identificou num meteorito que caiu no norte da Alemanha em 2019 evidências da primeira presença de água líquida num objeto planetário do Sistema Solar. Os especialistas do Instituto de Ciências …

Astrónomos sugerem que existem buracos negros "estupendamente grandes"

Já existem buracos negros supermassivos e ultramassivos. Mas, de acordo com um novo estudo, pode haver até uma nova categoria: buracos negros estupendamente grandes. De acordo com o site Science Alert, estes hipotéticos buracos negros – maiores …

Cientistas estão a atirar rochas vulcânicas para telhados (para provar que são perigosas)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Canterbury está a lançar rochas vulcânicas para telhados na Nova Zelândia na esperança de ajudar os habitantes de Auckland a entender os perigos vulcânicos. "Auckland localiza-se num campo vulcânico …

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve nos mapas durante um século

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve durante 100 anos em muito dos principais mapas do continente africano. Acabaria por ser um militar francês, que explorou o rio Níger, a acabar com este "fantasma da …

"Continua a pairar perigosamente". Relógio do Juízo final mantém-se a 100 segundos do Apocalipse

A Humanidade nunca esteve tão perto do Apocalipse, alertam os cientistas responsáveis pelo "Relógio do Juízo Final", que decidiram mantê-lo na mesma posição do ano passado, a 100 segundos da meia-noite. O relógio, que é uma …

A primeira bateria doméstica de hidrogénio armazena três vezes mais energia do que uma da Tesla

Para usar energia solar doméstica, é preciso gerar energia quando o Sol brilha e armazená-la quando não aparece. Para isto, as pessoas usam normalmente sistemas de bateria de lítio. Porém, a empresa australiana Lavo construiu …

Um oásis LGBTQ, Budapeste é posto à prova pelo populismo e pela pandemia

Budapeste é um oásis para a comunidade LGBTQ, mas a cena drag da capital húngara vê-se ameaçada pela pandemia de covid-19 e pelas políticas conservadoras e populistas de Viktor Orbán. Durante muitos anos, Budapeste desfrutou a …

Coreia do Sul "ressuscitou" voz de uma superestrela. Chovem preocupações éticas

Pela primeira vez em 25 anos, a distinta voz da superestrela sul-coreana Kim Kwang-seok será ouvida na televisão nacional. O famoso cantor folk morreu em 1996. De acordo com a CNN, a emissora nacional da Coreia …

Maioria dos países africanos só terá vacinação em massa a partir de 2023

A maioria dos países africanos só terá imunização em massa a partir de 2023, segundo previsão da The Economist Intelligence Unit, que admite que, com o evoluir da pandemia, muitos dos países mais frágeis possam …

Mulher que "morreu" com covid-19 aparece viva 10 dias após funeral

Uma mulher de 85 anos ficou infetada com covid-19 num lar na Galiza, em Espanha. A 13 de janeiro a família de Rogelia Blanco recebeu a informação do lar de que a mulher tinha falecido. …