Presidenciais. Apoio a Ana Gomes não pára de aumentar

European Parliament / FLickr

Ana Gomes, euro-deputada do Partido Socialista

Apesar de a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes, apontada à Presidência da República, já ter descartado uma possível candidatura, a onda de apoio em seu redor não pára de aumentar. Paulo Trigo Pereira junta-se a esta lista.

Em declarações ao jornal Público, o professor catedrático de Economia e ex-deputado independente eleito pelo PS, em 2015, Paulo Trigo Pereira assume o seu apoio a uma candidatura da embaixadora, antiga dirigente do PS e ex-eurodeputada, defendendo que “a sua candidatura seria salutar para o debate público e político”.

Paulo Trigo Pereira explica que o seu apoio a Ana Gomes “não tem a ver diretamente com Marcelo Rebelo de Sousa”, mas considera-a necessária, uma vez que, “apesar de o atual Presidente da República ter feito algumas coisas com qualidade”, ele “é uma pessoa conservadora e não representa a área socialista”.



O ex-deputado independente do PS, que rompeu com a bancada em 2018, valoriza a importância de “ter uma candidata como Ana Gomes, que tem tido uma atitude de grande frontalidade na defesa de causas muito importantes, como a transparência na vida política, o combate à corrupção e o funcionamento eficaz da Justiça”.

O ex-deputado não-inscrito afirma que reconhece em Ana Gomes “uma pessoa de grande coragem” e justifica que essa atitude foi demonstrada “recentemente em relação ao Luanda Leaks e a Isabel dos Santos”, lembrando que a ex-eurodeputada “foi das primeiras pessoas que tiveram coragem de enfrentar esta corrupção e lavagem de dinheiro por parte de Isabel dos Santos”.

Paulo Trigo Pereira, que integrou o grupo de dez economistas, coordenado por Mário Centeno, responsável pelo documento sobre políticas económicas que foi vertido para o programa eleitoral do PS, “Agenda para a Década”, junta-se assim a Francisco Assis, Henrique Neto e Paulo Pedroso, do PS, bem como Nuno Garoupa, Rui Tavares e Ricardo Sá Fernandes, de outras áreas políticas.

O nome de Ana Gomes tem sido apontado às eleições presidenciais, apesar desta já ter descartado uma eventual candidatura a Belém.

Marcelo disse só irá comunicar a sua decisão sobre uma eventual recandidatura nas presidenciais de 2021 após convocar eleições, “provavelmente em novembro“. Ventura anunciou, através de um vídeo enviado a dirigentes e militantes do Chega, que se vai candidatar à Presidência da República nas presidenciais de 2021.

Uma sondagem divulgada esta segunda-feira mostra que Marcelo continua a ser o favorito, mas perde força com a entrada em cena da antiga eurodeputada socialista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …

A lava do vulcão de Las Palmas já destruiu mais de 200 casas, mas uma permanece intacta na devastação

Como se protegida por um manto de invencibilidade, a construção escapou à força da lava que a serpenteou para felicidade dos seus proprietários, um casal de reformados dinamarquês que escolheu fixar-se naquele território precisamente pela …

Talibãs retomam execuções e amputação de mãos como punição

Os Talibãs voltarão às execuções e à amputação de mãos como forma de punição, avançou um dos fundadores do grupo, Nooruddin Turabi, indicando que as represálias nem sempre ocorrerão em público. À Associated Press, Turabi alertou …

EUA e UE precisam "enfrentar juntos" a crise climática, diz Timmermans

O vice-presidente executivo da Comissão, Frans Timmermans, encarregado de supervisionar a acordo, pediu na segunda-feira uma atuação conjunta dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE) para lidar com a crise climática e outras …

Transações com criptomoedas passam a ser ilegais na China

O banco central da China declarou ilegais todas as transações que envolvam a bitcoin e outras moedas virtuais, intensificando uma campanha para bloquear o uso de dinheiro digital não oficial. Após o anúncio, revelou esta sexta-feira …

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …