“Lava que se farta”. Isabel dos Santos recorre da absolvição de Ana Gomes

Tiago Petinga / Lusa

A embaixadora e ex-MPE, Ana Gomes

A empresária angolana recorreu para o Tribunal da Relação de Lisboa por causa das publicações no Twitter nas quais a antiga eurodeputada acusa a empresária, por exemplo, de “lavar que se farta”.

Em janeiro, o Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa-Oeste entendeu que Ana Gomes não tinha de apagar alguns tweets feitos pela ex-eurodeputada sobre Isabel dos Santos, tendo considerado que prevalecia a liberdade de expressão e de informação.

Mas, segundo o jornal Público, a empresária angolana não se conforma com a decisão do tribunal e decidiu recorrer para o Tribunal da Relação de Lisboa por considerar que o tribunal de primeira instância “não interpretou com rigor e precisão os comentários”.

A empresária angolana, que agora se encontra no centro do escândalo Luanda Leaks, insiste que estes comentários provocam um “imediato e incontrolável dano à sua imagem, honra e bom nome”.

Entre as publicações feitas no Twitter da socialista, destaca-se uma na qual Ana Gomes dizia que “Isabel dos Santos se endivida muito porque, ao liquidar as dívidas, ‘lava’ que se farta (…) E o Banco de Portugal não quer ver”.

De acordo com o jornal ECO, no recurso agora apresentado, o advogado da empresária angolana, Carlos Cruz, citou partes do depoimento da socialista em tribunal, prestado no mês de dezembro, no qual, por exemplo, comparou a sua cliente a Al Capone.

“Há boas reputações e há más reputações. Al Capone tem má reputação, não é? A Madre Teresa de Calcutá tem boa reputação. Portanto, quando falo de reputação no caso concreto da Senhora Engenheira, não quero ofendê-la pessoalmente, porque não tenho nenhuma razão pessoal contra a Senhora Engenheira”, cita o jornal.

“Estamos a falar de uma pessoa que é acionista qualificada em bancos portugueses. Isto não conta para a idoneidade para a avaliação da idoneidade. Podia dar-lhe outros elementos… Portanto, a reputação da Senhora Engenheira é esta: é mais perto da do Al Capone do que da Madre Teresa de Calcutá. Lamento.”

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E tanto que lava que fugiu!
    Se não tem nada a esconder porque é que mudou a nacionalidade e mudou-se de país repentinamente?
    LADRA!
    É muito fácil viver com o dinheiro dos outros, qualquer um consegue!

RESPONDER

Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos no Mar do Japão

A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos não identificados no Mar do Japão, informou o Chefe do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS). A Coreia do Norte disparou esta quarta-feira dois mísseis balísticos não …

“Socialismo nocivo para os lisboetas”. Moedas atira-se a Medina (e garante que é um político diferente)

Naquela que foi a sua primeira ação no período oficial de campanha, Carlos Moedas encheu o Teatro Trindade, em Lisboa, para o último esforço de derrotar Fernando Medina. O candidato da coligação Novos Tempos à Câmara …

Dez mil anos após a sua extinção, o mamute-lanoso poderá voltar a habitar a Terra

Apesar de estar extinto há dez mil anos em breve poderá voltar a habitar a Terra. Após várias discussões sobre o tema nos últimos anos, investigadores norte-americanos estão agora a avançar com o plano de …

Em seis Câmaras, três do PS estão em risco. Duas prometem suspense, outra tem o trunfo Santana

Fernando Medina e Rui Moreira estarão perto da reeleição. Almada e Coimbra serão palco de uma luta renhida e, na Figueira da Foz, Santana ameaça com um possível regresso à Câmara Municipal. Não são esperadas grandes …

Jerónimo incendiou a esquerda, Ferreira apagou o fogo e CDU e BE preparam-se para contar na capital

Jerónimo de Sousa lançou o caos ao afastar coligações pós-eleitorais, mas João Ferreira veio esclarecer as declarações do líder comunista no arranque da campanha eleitoral. À semelhança da CDU, também o Bloco de Esquerda está …

Costa responde aos que se "irritam" com o PRR: "Não é um plano do PS"

António Costa disse que há "quem se irrite muito" quando fala no PRR, mas que não há razões para isso. A bazuca é um "plano do país", garantiu esta terça-feira. António Costa defendeu, esta terça-feira ao …

Ensaio clínico em larga escala para deteção precoce de cancro prestes a arrancar no Reino Unido

  O serviço nacional de saúde britânico lançou o maior ensaio clínico do mundo de um teste de sangue que visa detetar mais de 50 tipos de cancro antes que os sintomas apareçam. O serviço de saúde …

Físicos descobrem que os buracos negros exercem pressão sobre o meio ambiente

Na primeira descoberta científica do género, físicos da Universidade de Sussex descobriram que os buracos negros exercem uma pressão sobre o meio ambiente. Em 1974, Stephen Hawking fez a descoberta de que os buracos negros emitem …

Identificada uma "fórmula mágica" para o sucesso criativo

Uma equipa de investigadores identificou uma "fórmula mágica" para o sucesso criativo. Os autores basearam-se no trabalho de milhares de artistas. O pintor norte-americano Jackson Pollock é uma referência no movimento do expressionismo abstrato, tornando-se conhecido …

Um dinossauro gigante com o dobro do comprimento dos tiranossauros dominou a cadeia alimentar

A nova espécie foi descoberta no Uzbequistão e tinha dentes semelhantes aos de um tubarão. Pesava cinco vezes mais do que o principal predador conhecido até agora, o tiranossauro. Há cerca de 90 milhões de anos, …