Ana Gomes atirou-se, PS calou-se e César chutou debate interno para o fim do ano

Tiago Petinga / Lusa

Ana Gomes lançou-se na corrida presidencial entre o silêncio do PS. Após as críticas atiradas ao seu partido, que já mostrou apoio a Marcelo Rebelo de Sousa, Carlos César, presidente do PS, empurrou o debate interno para mais tarde.

O semanário Expresso adianta este sábado que o presidente do PS, Carlos César, chutou o debate interno sobre o apoio do PS a um candidato presidencial para mais tarde, podendo ser em dezembro, pouco mais de um mês das presidenciais e depois de Marcelo se recandidatar.

No PS, todos se mantém em silêncio. Até Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, que deverá apoiar Ana Gomes, recusou fazer comentários. “Não vou falar sobre presidenciais, não estão no âmbito das minhas competências enquanto ministro”, disse, remetendo a sua posição para os órgãos do PS.

Além dele, não há ­atuais dirigentes que se tenham chegado à frente, numa altura em que Costa pediu “reserva” na contenda presidencial.

“O PS deve fazer o que já fez no passado. Ou seja, apelar à participação eleitoral e dar liberdade plena aos seus militantes e dirigentes, que deverão optar segundo a melhor interpretação de defesa das prioridades nacionais em que o Governo do PS está envolvido e da estabilidade política”, disse Carlos César, em declarações ao Expresso.

Segundo o Expresso, este atraso pode, por um lado, esvaziar os apoios de peso no arranque da candidatura e, por outro, tem o efeito de “calar” os dirigentes.

A candidatura de Ana Gomes partiu o PS ao meio. Não será a primeira vez que os socialisas se dividem em eleições presidenciais – mas será a primeira vez que o PS estará dividido entre uma candidata socialista e um candidato não-socialista (que até foi líder do PSD).

Ainda assim, Ana Gomes vai contando espingardas. O Expresso adianta que José Vera Jardim é um dos seus apoios mais marcantes. O socialista, ex-ministro da Justiça, é o principal de uma lista que inclui Francisco Assis, Paulo Pedroso, Filipe Castro Mendes, Rui Vieira Nery, Magalhães e Silva, Maria do Rosário Gama e José Freitas Ferraz.

Ana Gomes conta ainda com Isabel Soares, filha de Mário Soares, e com personalidades fora do PS, como Rui Tavares, Ricardo Sá Fernandes ou Hélder Bértolo, da associação Diversidade.

Mais de 80% querem recandidatura de Marcelo

Mais de 80% dos portugueses consideram que Marcelo Rebelo de Sousa deve recandidatar-se a Presidente da República, segundo um estudo da Eurosondagem que dá ao PS uma vantagem de 10,3 pontos percentuais sobre o PSD.

Questionados se Marcelo “deve recandidatar-se” a Belém nas eleições de janeiro do próximo ano, 80,4% dos inquiridos dizem que “sim”, 10% acham que “não” e 9,6% têm dúvidas ou não sabem/querem responder.

O estudo da Eurosondagem para o semanário Sol e o Porto Canal colocou aos entrevistados uma pergunta sobre o plano do consultor do Governo António Costa Silva para a recuperação económica de Portugal após a crise económica e social gerada pela pandemia da covid-19. Na resposta, 72% considera ser “bom”, 11,1% “mau” e 16,9% tem dúvidas, não sabe/quer responder.

Quanto às expectativas económicas e sociais para o “futuro próximo”, 55,5% dos entrevistados esperam “muitas dificuldades”, 25% aguarda só “dificuldades” e 4,8% preveem que “vai ser igual ao ano passado”, enquanto 14,7% não sabem/querem responder.

Quanto às intenções de voto para as legislativas, o PS continua a liderar com 38,5% e mais 10,3 pontos percentuais que o PSD, o qual recolhe 28,2%. O BE alcança 8,3%, a CDU 5,8%, o Chega 4,5%, o PAN 3,3%, o CDS-PP 2,5% e a Iniciativa Liberal 1%.

O estudo da Eurosondagem foi realizado entre o segunda e quinta-feira através de 1.022 entrevistas telefónicas validadas para fixos e móveis e tem um erro máximo de 3,07% para um grau de probabilidade de 95%.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …