/

Ana Gomes lança-se a Belém e atira-se ao PS. “Liberdade e democracia são os temas que me trazem aqui”

European Parliament / Flickr

Ana Gomes, antiga euro-deputada do Partido Socialista

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes anunciou oficialmente a sua candidatura na tarde desta quinta-feira a partir da Casa da Imprensa, em Lisboa.

Ana Gomes escolheu a Casa da Imprensa, em Lisboa, para fazer o anúncio da sua candidatura à Presidência da República. “Antes e depois do 25 de Abril esta casa sempre acolheu quem se dá pela liberdade e democracia. Estes são os dois temas que me trazem aqui hoje. Declaro-me candidata nas próximas eleições presidenciais”, disse Ana Gomes em conferência de imprensa esta quinta-feira.

A ex-eurodeputada defendeu várias vezes que o PS deveria ter um candidato presidencial, mas só esta semana desfez o tabu em relação à sua própria candidatura.

“Devo dizer que não contava. Durante meses e meses esperei que o meu próprio, o Partido Socialista, apresentasse um candidato próprio, saído das suas fileiras ou da sua área política. Não compreendo nem aceito a desvalorização de um ato tão significante como a eleição para a Presidência da República”, disse, citada pelo Observador.

Em “tempos estranhos” como estes que vivemos, Ana Gomes questionou de que forma o “socialismo democrático” poderia não participar na eleição a Belém. No mesmo sentido, recusou que a sua candidatura divida a PS. “Assim seria se o PS tivesse candidato. Não quero nem dividir o PS nem o país.”

Numa referência direta ao também candidato André Ventura, Ana Gomes disse que a sua candidatura serve também para travar “forças antidemocráticas que espreitam oportunisticamente”.

A candidata prometeu ainda uma “atuação diferente”, mas fez um “balanço positivo” do mandato de Marcelo Rebelo de Sousa. “Desde logo pela descrispação que conseguiu introduzir numa sociedade que estava bastante crispada.”

O discurso de sete minutos foi transmitido na sua página de Facebook.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.