Apoio declarado a Marcelo e silêncio para Ana Gomes. A candidata partiu o PS ao meio

European Committee of the Regions / Flickr

Ana Gomes, ex-eurodeputada do Partido Socialista

Depois do anúncio da candidatura de Ana Gomes à Presidência da República, segue-se a divisão do partido. Às presidenciais de 2021, os socialistas irão, novamente, divididos.

Marcelo Rebelo de Sousa ainda não anunciou oficialmente a sua recandidatura a Belém, mas, a concretizar-se, será a primeira vez que o PS estará dividido entre uma candidata socialista e um candidato não-socialista (que até foi líder do PSD).

Após o anúncio de Ana Gomes, a direção socialista e outros dirigentes do partido continuam em silêncio. Mesmo tratando-se de uma militante do PS, não há muitos movimentos arriscados neste jogo tático: nem militantes, nem socialistas históricos se atrevem a pronunciar-se. Pelo menos, para já.

Segundo o Expresso, a ex-eurodeputada socialista conta, à partida, com o apoio de Francisco Assis e com alguns socialistas históricos que ainda não falaram. É expectável que a ala mais à esquerda do PS apoie Ana Gomes, ainda que para já ninguém o tenha dito publicamente.

Esta terça-feira, Paulo Pedroso, ex-militante e ex-dirigente do PS, quebrou o silêncio e escreveu no Twitter: “Temos candidata“. Na mesma rede social, reagiu ainda ao comentário de André Ventura: “Não via o líder da extrema-direita tão nervoso como hoje há muito tempo. Que tenha ido desbragadamente ao saco dos estereótipos misóginos e racistas é revelador. Está com medo da adversária. E tem boas razões para estar.”

Esta manhã, em entrevista à Rádio Observador, Henrique Neto, antigo deputado pelo PS e candidato à Presidência da República em 2016, defendeu a candidatura “potencialmente vencedora” da socialista, considerando “uma aberração que o partido de Mário Soares apoie o atual Presidente sem discussão democrática”.

O eurodeputado Carlos Zorrinho disse que Ana Gomes “é um contributo positivo para a diversidade das opções que se vão colocar”, mas também faz “uma apreciação muito positiva do atual mandato do Presidente da República”. A escolha é não se comprometer até que “todas as candidaturas sejam apresentadas”.

O Expresso adianta ainda que, nos últimos meses, Rui Tavares, do Livre, Ricardo Sá Fernandes, Paulo Trigo Pereira e Nuno Garoupa viram com bons olhos uma candidatura de Ana Gomes.

Ana Gomes irá apresentar oficialmente a sua candidatura na próxima quinta-feira. Muitos socialistas preparam-se para falar só depois do anúncio oficial.

Liliana Malainho LM, ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem! Com o apoio do Paulo Pedroso a candidatura já está condenada! O PS quer mesmo o Marcelo no poleiro! Ó Elvas, ó Elvas, Badajoz à vista…

  2. Ai o Tino é candidato?!
    Tem o meu voto.

    Com o Tino a mandar vamos todos calcetar

    Não votes num candidato banal
    Vamos calcetar Portugal

  3. Com aquela idade e com aqueles ares de dona de casa devia era fazer as lides caseiras, passar a ferro, fazer a cama, limpar o pó, cozinhar etc….etc……que nos deixe em paz.

  4. Paulo Pedroso apoiar? É vergonhoso esse apoiar Ana Gomes, porque muitos socialistas como eu não vou votar em Ana Gomes porque esse Paulo Pedroso vai apoiar Ana Gomes, esse não presta.

  5. As presidenciais neste país,é um verdadeiro ”Circo” é só concorrentes rasca,por onde andam os verdadeiros homens capazes e honestos?já sei,já morreram todos.Estamos fritos!!!!!!!!!!!

  6. É este o nível dos candidatos à mais alta magistratura da nação?
    Bem sei que por esse mundo fora os exemplos de presidentes incultos e desqualificados eleitos democraticamente cada vez são mais frequentes: Trump, Lula, Bolsonaro, Maduro. No entanto, estes últimos quando se apresentam a sufrágio, têm já uma fortíssima máquina de apoio financeiro e de propaganda, além do ímpeto da novidade.
    Estes nossos candidatos não têm nada. Se calhar, nem para Junta de Freguesia davam. Serão apenas lebres numa corrida de fundo.

  7. Por todas as batalhas que já travou em prol da democracia. da liberdade , da emancipação e de independência em relação aos poderes instituídos, já demonstrou que dificilmente haverá politico português mais competente. Quando muito alinhará ombro a ombro com o melhor , mas leva-lhe a palma na luta contra desigualdade, a segregação racial, pelas defesa dos desprotegidos (porque colocar-se ao lado dos fortes como muitos fazem seria pura hipocrisia síndrome que nunca a afetará. Ela é uma mulher de luta e não de se acomodar, porque se assim fosse estava bem sossegadinha no seu canto, mas o seu âmago diz-lhe que só ficará feliz enquanto lutar pelas causas que acha justas. Os portugueses que abram os olhos duma vez por todas em vez de andar a alimentar oportunistas!!

RESPONDER

Com um surto grave e hospitais em colapso, a Índia tem um novo problema: um fungo raro e mortal

Um raro fungo que invade o cérebro está a ser cada vez mais visto em pacientes vulneráveis na Índia, incluindo aqueles com covid-19. Este domingo, o ministério da saúde indiano divulgou um comunicado sobre como tratar …

Matos Fernandes reconhece que venda de barragens “é incomum” (e anuncia 30 milhões para casas eficientes)

O ministro do Ambiente e Ação Climática reconheceu que a transmissão de concessões de barragens no Douro “não é comum”, mas considerou que não prejudicarão os territórios que abrangem. Falando numa audição na Comissão Parlamentar de …

Quanto mais longo o bocejo, maior é o cérebro

De acordo com um estudo que analisou mais de cem espécies de mamíferos e pássaros, os vertebrados com cérebros maiores bocejam durante mais tempo. Bocejamos cerca de 5 a 10 vezes por dia e, de acordo …

Dona do Novo Banco não tem funcionários (e o presidente ajudou a vender o Banco ao actual "patrão")

O presidente da dona do Novo Banco, a Nani Holdings que é associada do fundo Lone Star, em Portugal, que detém 75% da instituição financeira, foi assessor do Fundo de Resolução na venda do Novo …

Jogador da NBA queimou um mandado de captura

Autoridades da Turquia não gostaram da análise ao presidente Recep Erdoğan. Enes Kanter foi avisado mas não quis saber. O basquetebolista turco Enes Kanter, que até nasceu na Suíça, volta a ser "alvo" das autoridades da …

No vazio do Espaço, a Voyager 1 detetou um "zumbido" de plasma

A Voyager 1 - uma de duas naves espaciais irmãs da NASA que foi lançada há 44 anos e agora é o objeto de fabricação humana mais distante no espaço - ainda funciona e aproxima-se …

Pela primeira vez, físicos mediram a "pele" de um átomo

Cientistas mediram, pela primeira vez, a "pele" de um átomo. A descoberta pode ser útil para perceber a dimensão de uma estrela de neutrões. Pela primeira vez, uma equipa de físicos mediu a "pele" de um …

Sporting 1-0 Boavista | “Leão” bate “Pantera” e é campeão!

O Sporting é campeão nacional. Dezanove anos depois e à boleia de um golo de Paulinho, os leões conquistaram o seu 19.º campeonato. O Sporting é o campeão nacional época 2020/21. A formação de Alvalade conquistou …

Nave da NASA começou a viagem de regresso à Terra (e vem com a barriga cheia de amostras do asteróide Bennu)

Osiris-Rex, a nave espacial da NASA que tem voado em redor do asteróide Bennu desde 2018, iniciou a sua viagem de regresso à Terra (e vem carregada de amostras espaciais). A nave espacial da NASA coletou …

Negacionistas ponderam vir a usar máscara (para se protegerem dos vacinados)

Uma nova teoria da conspiração argumenta que os vacinados vão "verter" certas proteínas prejudiciais para os não vacinados. A solução passa por usarem máscara e cumprirem o distanciamento social. Embora o uso de equipamento de proteção …