Apoio declarado a Marcelo e silêncio para Ana Gomes. A candidata partiu o PS ao meio

European Committee of the Regions / Flickr

Ana Gomes, ex-eurodeputada do Partido Socialista

Depois do anúncio da candidatura de Ana Gomes à Presidência da República, segue-se a divisão do partido. Às presidenciais de 2021, os socialistas irão, novamente, divididos.

Marcelo Rebelo de Sousa ainda não anunciou oficialmente a sua recandidatura a Belém, mas, a concretizar-se, será a primeira vez que o PS estará dividido entre uma candidata socialista e um candidato não-socialista (que até foi líder do PSD).

Após o anúncio de Ana Gomes, a direção socialista e outros dirigentes do partido continuam em silêncio. Mesmo tratando-se de uma militante do PS, não há muitos movimentos arriscados neste jogo tático: nem militantes, nem socialistas históricos se atrevem a pronunciar-se. Pelo menos, para já.

Segundo o Expresso, a ex-eurodeputada socialista conta, à partida, com o apoio de Francisco Assis e com alguns socialistas históricos que ainda não falaram. É expectável que a ala mais à esquerda do PS apoie Ana Gomes, ainda que para já ninguém o tenha dito publicamente.

Esta terça-feira, Paulo Pedroso, ex-militante e ex-dirigente do PS, quebrou o silêncio e escreveu no Twitter: “Temos candidata“. Na mesma rede social, reagiu ainda ao comentário de André Ventura: “Não via o líder da extrema-direita tão nervoso como hoje há muito tempo. Que tenha ido desbragadamente ao saco dos estereótipos misóginos e racistas é revelador. Está com medo da adversária. E tem boas razões para estar.”

Esta manhã, em entrevista à Rádio Observador, Henrique Neto, antigo deputado pelo PS e candidato à Presidência da República em 2016, defendeu a candidatura “potencialmente vencedora” da socialista, considerando “uma aberração que o partido de Mário Soares apoie o atual Presidente sem discussão democrática”.

O eurodeputado Carlos Zorrinho disse que Ana Gomes “é um contributo positivo para a diversidade das opções que se vão colocar”, mas também faz “uma apreciação muito positiva do atual mandato do Presidente da República”. A escolha é não se comprometer até que “todas as candidaturas sejam apresentadas”.

O Expresso adianta ainda que, nos últimos meses, Rui Tavares, do Livre, Ricardo Sá Fernandes, Paulo Trigo Pereira e Nuno Garoupa viram com bons olhos uma candidatura de Ana Gomes.

Ana Gomes irá apresentar oficialmente a sua candidatura na próxima quinta-feira. Muitos socialistas preparam-se para falar só depois do anúncio oficial.

Liliana Malainho LM, ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem! Com o apoio do Paulo Pedroso a candidatura já está condenada! O PS quer mesmo o Marcelo no poleiro! Ó Elvas, ó Elvas, Badajoz à vista…

  2. Ai o Tino é candidato?!
    Tem o meu voto.

    Com o Tino a mandar vamos todos calcetar

    Não votes num candidato banal
    Vamos calcetar Portugal

  3. Com aquela idade e com aqueles ares de dona de casa devia era fazer as lides caseiras, passar a ferro, fazer a cama, limpar o pó, cozinhar etc….etc……que nos deixe em paz.

  4. Paulo Pedroso apoiar? É vergonhoso esse apoiar Ana Gomes, porque muitos socialistas como eu não vou votar em Ana Gomes porque esse Paulo Pedroso vai apoiar Ana Gomes, esse não presta.

  5. As presidenciais neste país,é um verdadeiro ”Circo” é só concorrentes rasca,por onde andam os verdadeiros homens capazes e honestos?já sei,já morreram todos.Estamos fritos!!!!!!!!!!!

  6. É este o nível dos candidatos à mais alta magistratura da nação?
    Bem sei que por esse mundo fora os exemplos de presidentes incultos e desqualificados eleitos democraticamente cada vez são mais frequentes: Trump, Lula, Bolsonaro, Maduro. No entanto, estes últimos quando se apresentam a sufrágio, têm já uma fortíssima máquina de apoio financeiro e de propaganda, além do ímpeto da novidade.
    Estes nossos candidatos não têm nada. Se calhar, nem para Junta de Freguesia davam. Serão apenas lebres numa corrida de fundo.

  7. Por todas as batalhas que já travou em prol da democracia. da liberdade , da emancipação e de independência em relação aos poderes instituídos, já demonstrou que dificilmente haverá politico português mais competente. Quando muito alinhará ombro a ombro com o melhor , mas leva-lhe a palma na luta contra desigualdade, a segregação racial, pelas defesa dos desprotegidos (porque colocar-se ao lado dos fortes como muitos fazem seria pura hipocrisia síndrome que nunca a afetará. Ela é uma mulher de luta e não de se acomodar, porque se assim fosse estava bem sossegadinha no seu canto, mas o seu âmago diz-lhe que só ficará feliz enquanto lutar pelas causas que acha justas. Os portugueses que abram os olhos duma vez por todas em vez de andar a alimentar oportunistas!!

RESPONDER

Internamentos voltam a descer. Portugal regista 949 novos casos e 28 mortes

Portugal registou esta sexta-feira 949 novos casos de infeção por covid-19 e mais 28 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, nas …

Papa inicia hoje visita ao Iraque como "peregrino da paz"

O Papa Francisco inicia hoje uma visita de quatro dias ao Iraque, a primeira de um papa a um país muçulmano de maioria xiita, numa missão em que se apresenta como "peregrino da paz". "Venho como …

Novo Banco. Carlos Costa pede para ser ouvido por videoconferência devido à sua idade e saúde

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, pediu à comissão de inquérito sobre o Novo Banco para ser ouvido remotamente, por videoconferência, devido à sua idade e fragilidades de saúde, segundo informação enviada …

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês já está traçado

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês, incluindo o do antigo primeiro-ministro José Sócrates e o do banqueiro Ricardo Salgado, está decidido. Uma fonte judicial adiantou ao Expresso que só o juiz Ivo Rosa conhece …

Portugal "não está livre de uma quarta vaga" de contágios quando desconfinar

Na quarta-feira, Graça Freitas admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 nos próximos meses. O epidemiologista Manuel Carmo Gomes repete o alerta da diretora-geral da Saúde. Portugal pode enfrentar …

PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …