Amigo de Salgado diz que perdeu 25 milhões com o BES

Darren Riley / Flickr

-

O empresário José Guilherme, que deu a Ricardo Salgado uma prenda de 14 milhões de euros, alega ter perdido 25 milhões com a queda do BES.

O construtor, que reside em Angola, foi chamado à Comissão de Inquérito ao caso BES em fevereiro para esclarecer a a “liberalidade” de 14 milhões de euros que pagou a Ricardo Salgado como agradecimento pela consultoria para negócios em Angola em 2011, mas tinha vindo a adiar a sua presença no Parlamento alegando razões profissionais e de saúde. Esta terça-feira, respondeu por escrito às perguntas dos parlamentares.

“Com a resolução determinada pelo Banco de Portugal já perdi cerca de 25 milhões de euros, podendo vir a perder muito mais”, escreve José Guilherme.

O empresário admitiu nas respostas aos deputados da comissão de inquérito que pediu vários empréstimos ao BES Angola e admite que “via o BES e o GES como verdadeiros parceiros de negócios e sei que era assim que aquelas entidades também me viam”.

José Guilherme alega que a dívida pessoal, de responsabilidade de entidades por si dirigidas ou às quais deu garantia pessoal era “de cerca de 121 milhões de euros” antes da divisão do banco, um valor inferior aos 204 milhões de euros registados no final de 2012. O empresário afirma que o remanescente tem sido pago “à razão de cerca de 12 milhões de euros/ano, entre 2012 e agosto de 2014”.

Os seus créditos não estariam abrangidos pela garantia do Estado Angolano, uma vez que “todos os financiamentos concedidos através de pedidos meus foram cumpridos”, escreve o construtor de Leiria, que garante, no entanto, desconhecer “como era avaliado o risco de incumprimento de tais financiamentos”.

O construtor afirma ainda que, atualmente, nenhuma das sociedades em que detém participações tem créditos a decorrer junto do BES, “uma vez que as relações de crédito foram transferidas para o Novo Banco”.

Tendo ainda uma dívida para pagar, José Guilherme descreve que mantém negociações com o Novo Banco para encontrar uma solução, justificando o pedido de reestruturação da dívida:

“Por razões atinentes, por um lado, ao não cumprimento – em decorrência da Resolução do BES e subsequentes insolvências das empresas do GES – de compromissos que haviam sido assumidos comigo pelo BES e empresas/responsáveis dos GES relativamente a negócios realizados com crédito do BES concedido ou mantido a pedido e no interesse daquelas entidades, e da situação em que, pelas mesmas razões, caíram pessoas e empresas terceiras cujas responsabilidades avalizei pessoalmente perante o BES e, por outro lado, em face da situação económica de Angola, (…) constatei como imperiosa a necessidade de encontrar uma solução de acordo de reestruturação da dívida perante o Novo Banco”.

Sobre o presente milionário dado a Salgado, o empresário diz que nada tem a referir, uma vez que o caso está em segredo de justiça, e apenas diz que o banqueiro lhe deu alguns conselhos sobre investimentos em Angola.

José Guilherme terá realizado negócios em Angola depois de ter ponderado os mercados da Bulgária e da Polónia, mas a conselho de Salgado, decidiu olhar para África. Segundo o construtor, o fato “de não falar outra língua que não seja o português” também pesou na decisão”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …