O ministro da Saúde alemão disse na sexta-feira que seria a favor do uso da vacina contra a covid-19 russa, através da assinatura de um acordo de distribuição nacional.
Jens Spahn sublinhou que as autoridades alemãs estão em contacto com a Rússia, relativamente a questões sobre a vacina Sputnik V. “Admito a rápida assinatura de contratos”, disse numa conferência de imprensa.
Um pré-requisito para a conclusão deste tipo de acordo será o fornecimento de mais detalhes sobre quantas doses conseguiriam ser enviadas para a Alemanha, disse Spahn.
O ministro avançou ainda que é “muito a favor” de que a Alemanha assine protocolos com a Rússia sobre a vacina, “caso a União Europeia não faça nada”.
“Consigo perfeitamente imaginar que possamos fechar contratos – e fechá-los rapidamente”, indicou Jens Spahn, em conferência de imprensa citada pela Reuters. acrescentando que “na verdade, sou muito favorável a que possamos fazer alguma coisa a nível nacional, se a União Europeia não fizer nada“.
A Alemanha surgiu nas últimas semanas como uma das principais defensoras da vacina russa, com Angela Merkel a dizer em fevereiro que “todas as vacinas são bem-vindas”.
A agência europeia do medicamento (EMA) pode aprovar vacina russa na segunda quinzena de maio, avança o Observador.
“Se tudo estiver preparado, a aprovação por parte da EMA pode chegar daqui a dois meses”, disse a fonte que não foi identificada.
A vacina Sputnik V está sob avaliação da Agência Europeia do Medicamento desde 4 de março.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
Dependência do gás russo a quanto obrigas!…