/

Alemanha admite uso da vacina russa, mesmo sem aprovação da UE

1

O ministro da Saúde alemão disse na sexta-feira que seria a favor do uso da vacina contra a covid-19 russa, através da assinatura de um acordo de distribuição nacional.

Jens Spahn sublinhou que as autoridades alemãs estão em contacto com a Rússia, relativamente a questões sobre a vacina Sputnik V. “Admito a rápida assinatura de contratos”, disse numa conferência de imprensa.

Um pré-requisito para a conclusão deste tipo de acordo será o fornecimento de mais detalhes sobre quantas doses conseguiriam ser enviadas para a Alemanha, disse Spahn.

O ministro avançou ainda que é “muito a favor” de que a Alemanha assine protocolos com a Rússia sobre a vacina, “caso a União Europeia não faça nada”.

“Consigo perfeitamente imaginar que possamos fechar contratos – e fechá-los rapidamente”, indicou Jens Spahn, em conferência de imprensa citada pela Reuters. acrescentando que “na verdade, sou muito favorável a que possamos fazer alguma coisa a nível nacional, se a União Europeia não fizer nada“.

A Alemanha surgiu nas últimas semanas como uma das principais defensoras da vacina russa, com Angela Merkel a dizer em fevereiro que “todas as vacinas são bem-vindas”.

A agência europeia do medicamento (EMA) pode aprovar vacina russa na segunda quinzena de maio, avança o Observador.

“Se tudo estiver preparado, a aprovação por parte da EMA pode chegar daqui a dois meses”, disse a fonte que não foi identificada.

A vacina Sputnik V está sob avaliação da Agência Europeia do Medicamento desde 4 de março.

ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.