Na Alemanha, os primeiros recuperados já estão a perder a imunidade à covid-19

Passados três meses, os primeiros recuperados da Alemanha estão já a perder a imunidade à covid-19, de acordo com o médico que tratou os primeiros casos de infeção no país.

Clemens Wendtner, médico que tratou os primeiros casos de infeção pelo novo coronavírus na Alemanha, disse, em entrevista ao jornal espanhol El País, que tem observado “em alguns casos uma diminuição dos anticorpos neutralizadores”.

Segundo o médido, nenhum dos recuperados que ficou infetado em janeiro sofreu sequelas severas que todos os testes de anticorpos são reativos até agora. No entanto, passados três meses, “já vemos um potencial défice na imunidade”.

Questionado sobre o que isto pode significa para a saúde pública, Clemens Wendtner disse que só se saberá quão resistente é a imunidade se os recuperados voltarem a ter covid-19. No entanto, com menos anticorpos neutralizadores, há também menos proteção. “Existe um risco potencial de alguns desses pacientes serem reinfetados”, garantiu.

Segundo este médico, estes dados “importantes e procupantes” mostram que será difícil desenvolver uma vacina.

Em relação à evolução da doença nos meses de verão, Clemens Wendtner disse que o vírus deverá ter maior dificuldade em propagar-se no verão por causa dos “raios ultravioletas”. Com a chegada do outono, o frio e a humidade voltarão a aumentar o perigo de novos surtos.

As autópsias às vítimas mortais da covid-19 da Alemanha estão a revelar o comportamento do vírus no organismo humano. Além das inflamações nos pulmões, os médicos encontraram microtrombos, inflamações no fígado e nos gânglios linfáticos.

A Alemanha regista, no total, 180.458 infetados e 8.450 vítimas mortais por covid-19. O país começou o desconfinamento no início do mês, mas a taxa de contágio voltou a subir. Angela Merkel avisou que, se uma cidade registar mais de 50 novas infeções por 100 mil habitantes ao longo de sete dias, medidas mais rígidas de contenção deverão ser adotadas, afastando a possibilidade de um segundo confinamento a nível nacional.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …

Oito em cada 10 portugueses é a favor do recolher obrigatório. Metade rejeita novo confinamento

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF concluiu que a maioria dos portugueses é favor de que Portugal adote o recolher obrigatório, mas é contra um novo confinamento. De acordo com a …

Pinto da Costa avança com queixa-crime contra Frederico Varandas

O presidente do FC Porto anunciou, esta quarta-feira, que vai avançar com uma queixa-crime contra o seu homólogo do Sporting devido às declarações proferidas a 23 de outubro. "Não costumo falar de processos judiciais e como …

Nutriente encontrado no vinho tinto, chá e maçã pode reduzir a pressão arterial

Um composto natural, chamado flavan-3-ol, presente no vinho tinto, no chá e nas maçãs, pode contribuir para a redução da pressão arterial. Uma equipa de cientistas da Universidade de Reading, no Reino Unido, recolheu amostras de …