Al-Qaeda no Iémen reivindica ataque contra Charlie Hebdo

passantino / Twitter

Nasser Bin Ali al-Anassi, alto comando da Al-Qaeda na Península Arábica

Nasser Bin Ali al-Anassi, alto comando da Al-Qaeda na Península Arábica

A Al-Qaeda no Iémen reivindicou esta quarta-feira, num vídeo divulgado online, o atentado terrorista da semana passada, em que morreram 12 pessoas na redação do semanário satírico francês Charlie Hebdo, em Paris.

“Heróis foram recrutados e atuaram”, declarou no vídeo, publicado num site islamita, um dos dirigentes da Al-Qaeda na península arábica, Nasser Bin Ali al-Anassi.

No vídeo, com a duração de quase 12 minutos, surge o alto comando da organização terrorista na Península Arábica (AQAP), confirmando que o atentado contra o jornal satírico foi uma “vingança pelo profeta” e prometeu mais “tragédias e terror”.

“Se não há controlo na liberdade das vossas palavras, então abram os vossos corações para as nossas ações”, ouve-se no vídeo. Antes da entrada em cena de Nasser Bin Ali al-Anassi, surge ainda um cartaz com as seguintes frases inscritas: “Vingança pelo mensageiro de Alá” e “mensagem sobre a batalha abençoada de Paris”.

A organização por trás dos ataques ainda levanta dúvidas, uma vez que os irmãos Kouachi afirmavam ter agido sob comando da facção Al-Qaeda na Península Árabe, mas Amedy Coulibaly terá dito num vídeo que era ligado ao grupo auto-denominado Estado Islâmico (EI), com base na Síria.

Apesar de terem em comum uma ideologia jihadista, as duas organizações vivem em competição. Na Síria, por exemplo, essa rivalidade por algumas vezes já descambou para a guerra aberta, com seguidores dos dois grupos a lutar por território enquanto os líderes disputam influência internacional.

Na quarta-feira passada, dois homens encapuzados e armados, os irmãos Saïd e Chérif Kouachi, de 32 e 34 anos, entraram na redação do Charlie Hebdo e mataram 12 pessoas.

Depois de dois dias em fuga, os dois suspeitos do ataque, foram mortos na sexta-feira, na sequência do ataque de forças de elite francesas a uma gráfica, em Dammartin-en-Goële, nos arredores da cidade, onde se tinham barricado.

Num outro atentado, na quinta-feira, uma agente da polícia municipal foi morta, no sul de Paris, tendo a polícia estabelecido “uma ligação” entre os dois jihadistas suspeitos do atentado ao Charlie Hebdo e o presumível assassino.

Na sexta-feira, ao fim da manhã, cinco pessoas foram mortas num supermercado kosher (judaico), no leste de Paris, numa tomada de reféns, incluindo o autor do sequestro, que foi morto durante a operação policial.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Washington D.C. pode estar prestes a tornar-se o 51.º estado dos EUA

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou mais uma vez um projeto de lei para conceder a Washington D.C. o estatuto de estado. A cidade pode vir a ser 51.º estado do país. De acordo …

Vai nascer um megacentro de dados em Sines. Investimento pode gerar até 1.200 empregos

O projeto de um novo data centre em Sines prevê um investimento de até 3,5 mil milhões de euros, que criará até 1.200 postos de trabalho diretos altamente qualificados. "Tem o potencial de ser o maior …

Oposição unida aborrece o senhor das contas. Aprovações podem pôr em causa estabilidade financeira

No Parlamento, o Governo continua a ser surpreendido com aprovações de medidas pela oposição. Nas Finanças, fazem-se contas e deixam-se avisos. "A repetição sistemática deste tipo de aprovações pela Assembleia da República poderá vir a colocar …

“Está tudo em aberto”. Capitães de Abril admitem abandonar celebrações (e desfile pode ser cancelado)

Após a polémica levantada pela exclusão da Iniciativa Liberal do cortejo, o presidente da Associação 25 de Abril (A25A), Vasco Lourenço, convocou uma reunião da comissão promotora do tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril, …

Governo vai usar empréstimos para capitalizar empresas a fundo perdido. Estradas terão financiamento nacional

O Governo pode vir a usar os 2,3 mil milhões adicionais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para reforçar os capitais próprios das empresas e este dinheiro pode ser canalizado via subvenções a fundo …

Clubes que desistiram da Superliga vão ter de pagar multa (que pode ser de 300 milhões)

Os clubes que desistiram da ideia de formar uma Superliga Europeia vão ter de pagar uma multa. Apenas Real Madrid e Barcelona ainda não anunciaram a sua saída. Os relatos relativamente ao valor da coima variam …

Antiga moradia do Gerês de CR7 não vai ser demolida. O crime prescreveu

Apesar da IGAMAOT considerar que a construção foi executada à revelia do projeto aprovado, o Ministério Público diz que o caso tem de ser arquivado porque o crime prescreveu. De acordo com o que noticia o …

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …

Aprovadas alterações à lei eleitoral autárquica. Eleitores em confinamento podem votar em casa e em lares

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira, por maioria, as alterações à lei eleitoral autárquica, que dá resposta às reivindicações dos movimentos de autarcas independentes que se queixavam de dificultar as candidaturas. Votaram a favor PS, …

Sporting interessado em Claudinho, estrela da Red Bull

O Sporting está à procura de reforços para o ataque, tendo em vista já a próxima temporada. Claudinho, do Red Bull Bragantino, é um dos favoritos. O principal foco do Sporting para esta temporada é conquistar …