Acabou a Neutralidade da Internet nos EUA

GhostAegis / Deviant Art

O fim da Neutralidade da Internet, por GhostAegis. A História repete-se.

A lei que acaba com a Neutralidade da Internet nos Estados Unidos, um princípio que garantia a igualdade de acesso à internet, entrou em vigor esta segunda-feira.

A regulação da Neutralidade da Internet, aprovada durante o governo do ex-presidente Barack Obama, impedia que os provedores de internet bloqueassem ou diminuíssem a velocidade de acesso a determinados sites, beneficiando o acesso a alguns deles em detrimento de outros, e considerava que a navegação online é um serviço público.

No entanto, a FCC, Comissão Federal de Comunicações norte-americana, aprovou em dezembro do ano passado uma lei que acaba com a Neutralidade da Internet. O apoio dos republicanos na instituição foi essencial para a mudança.

Seis meses depois da decisão, a nova regulamentação entrou em vigor esta segunda-feira, sepultando uma causa defendida pessoalmente por Obama.

“Agora, 11 de junho, essas desnecessárias e danosas regulações de internet serão revogadas e o enfoque bipartidário que funcionou no mundo online durante 20 anos será restabelecido”, afirmou em maio o novo presidente do FCC, Ajit Pai, conhecido opositor da neutralidade da internet indicado para o cargo por Donald Trump.

A partir de agora, os fornecedores de serviços podem bloquear ou diminuir a velocidade de acesso a qualquer site, inclusivamente a órgãos de comunicação ou de plataformas de streaming de áudio ou vídeo, e aumentar a velocidade de acesso a outros sites – em função de acordos com esses sites ou mediante o pagamento de pacotes de serviços.

O que mais preocupa o sector de tecnologia é a influência da medida sobre os modelos de negócio na rede, já que o fim da neutralidade da rede abre a possibilidade de que as empresas estabeleçam pacotes diferenciados para acesso a sites que consumam mais dados, como YouTube e a própria Netflix.

Sem o princípio da Neutralidade da Internet, as operadoras poderão agora criar planos tarifários diferenciados. Nesse cenário, por exemplo, os utilizadores poderão pagar um montante para ter acesso às redes sociais, mas, para ter acesso a serviços de streaming, ter de pagar mais – à semelhança do que se passa no modelo de negócio da TV.

(dr)

Um Mundo sem Net Neutrality…

Nas últimas semanas, os democratas no Senado utilizaram um mecanismo do Congresso para reverter decisões de agências federais. Por 52 votos favoráveis e 47 contrários, a oposição conseguiu vencer o primeiro obstáculo para restabelecer na neutralidade da rede.

No entanto, na Câmara dos Representantes, a maioria republicana fez valer o seu peso e impediu a votação. Acabou a Neutralidade da Internet nos Estados Unidos.

Segundo a imprensa norte-americana, pelo menos 21 estados norte-americanos, que defendem a Neutralidade da Internet, deverão agora iniciar o processo legislativo para repor este princípio a nível estadual.

A Neutralidade da Internet é um princípio estabelecido na União Europeia desde outubro de 2015, estando em vigor nos 28 estados-membros da UE.

O ZAP defende que os utilizadores têm o direito a aceder à Pipoca Mais Doce com tanta rapidez como acedem à Fox News. Na data em que a FCC aprovou a lei que então pôs fim à neutralidade da Internet nos Estados Unidos, o ZAP clarificou a sua posição de defesa desse princípio, actualizando o seu Estatuto Editorial.

ZAP // EFE

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • …acredito que se isto avançar para a europa, aposto que é criada uma internet fisica fora do controlo dos ISP’s
      (internet service providers), tipo as rádios piratas … é caso para dizer “pior a amendoa de que o cimento” , ahahahah

      • Avançar para a Europa?
        Basta dar uma vista de olhos pelos pacotes existentes no nosso Portugal para verificar que a inexistência de neutralidade da Internet.

        Na Europa, neste momento, há situações muito mais preocupantes do que a neutralidade da internet. Acho de certa forma aberrante a falta de qualquer reportagem referente ao Artigo 13 a ser votado no próximo dia 20 no Parlamento Europeu.

        Sim, as Américas são “divertidas” com a sua política e fatores sociais de pernas para o ar, mas temos que nos focar um pouco mais no que nos afeta diretamente e tão perto de casa.
        O artigo 13 tem muito mais capacidade de mudar (para muito pior) a Internet que todos conhecemos do que a falta de neutralidade nos EUA, enquanto ignoramos a falta da mesma por cá ha varios anos, e agora ignoramos a possível morte da “Internet livre” em termos de conteúdo.

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …