O escândalo da Volkswagen fez estalar uma nova polémica, desta vez com uma situação que pode deixar a Comissão Europeia em maus lençóis. De acordo com as declarações de um advogado da organização Transport & Environment, Bruxelas já sabia e não fez nada para resolver a questão.
Em declarações à Euranet Plus, Greg Archer, advogado da organização Transport & Environment e que trabalhou na ICTT – empresa responsável pelo estudo que descobriu a atuação da Volkswagen -, afirmou que não foram só as autoridades americanas a saber do escândalo da empresa alemã.
De acordo com o advogado, a Comissão Europeia também sabia do caso mas fechou os olhos e não fez nada para solucionar o problema.
“[A Comissão Europeia] estava ciente desta suspeita há 18 meses atrás. A diferença é que, ao contrário dos EUA que investigou e encontrou provas, na Europa nada se fez com estes resultados”, afirma.
Para Archer, esta situação acontece porque a Europa não tem um sistema de testes de emissões adequado.
Já a ACEA, associação europeia que engloba os fabricantes de automóveis, recusou-se a comentar o caso mas, em comunicado enviado para a Euranet Plus, defendeu que, na altura, não existiam provas suficientes de que este seria um problema capaz de afetar toda a indústria.
Além disso, a organização afirmou que novos testes de emissões vão começar já no início do próximo ano e que serão feitos, não só em laboratórios, mas em ambientes muito mais realistas.
No passado dia 23, num debate do Parlamento Europeu, Joanna Szychowska, responsável pelo DG Growth da Comissão Europeia, argumentou que as autoridades europeias já estavam a tentar resolver a situação.
“Estamos a desenvolver um trabalho para chegar ao que chamamos de pacote RED, que permite certificar se os carros e os seus limites de emissões estão a respeitar a legislação. Tivemos conhecimento desta discrepância e é, por isso, que já começamos a trabalhar nisso”, afirma.
Por outro lado, um membro do partido Verde no Parlamento, Bas Eickhout, acusou a Comissão de arrastar esta situação para salvaguardar os laços entre as empresas de automóveis e os respetivos Estados-membros.
“Porque é que estão a demorar tanto tempo? É bastante claro que a indústria automóvel está a tentar adiar as coisas, assim como os Estados membros. Os países conhecidos pela indústria automóvel não querem os novos testes, portanto, não há nenhuma pressão por trás desta situação”.
Para Archer, um novo teste não é suficiente e, além disso, acredita que a Volkswagen é apenas a ponta do iceberg, já que outras companhias podem estar a falsear os resultados.
O escândalo Volkswagen está a dar que falar desde a semana passada, sendo este um dos maiores esquemas na indústria automóvel e que já afetou 11 milhões de veículos.
ZAP
Escândalo Volkswagen
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18 Novembro, 2016 Volkswagen vai despedir 30 mil trabalhadores até 2020
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Para mim a União Europeia já morreu debaixo dos escombros da corrupção económica e moral, e pela manifesta falta de solidariedade e humanismo. RIP. Devemos começar a sair da UE pois só teremos a perder se continuarmos a sofrer nas mãos destes “ilustres”…
Os EUA não lhe ficam atrás… Está tudo podre.
Cambada. Já se sabia, há muito, que a corrupção e defesa de interesses instalados (favorável apenas a alguns) não era apenas em Portugal mas também na UE. Deixam a indústria automóvel fazer o que bem lhe apetece permitindo-lhe níveis de emissões acima do legal mas, em contrapartida, aplicam impostos ambientais cada vez maiores aos cidadãos. E, tal como disseram outro dia, não se esqueçam que Portugal ainda tem margem para os aumentar. Hipócritas