Comissão de vencimentos do Banco de Portugal não acontecia há mais de uma década: é um “sério aviso” ao atual governador do banco.
A recente polémica em torno do elevado salário de Hélder Rosalino, administrador do Banco de Portugal (BdP), levou o ministro das Finanças a convocar uma reunião da Comissão de Vencimentos, algo que não acontecia há mais de 10 anos.
O Governo está assim a intervir na avaliação dos salários aplicados à administração do BdP, numa reunião vista como um “sério aviso” ao atual governador do banco, Mário Centeno.
A convocatória sublinha que o Governo mantém a última palavra sobre os salários do governador, vice-governadores e administradores do BdP, explica José Gomes Ferreira na SIC Notícias.
“É um sério aviso ao atual governador Mário Centeno. É como quem diz, quem manda nos salários do governador, dos administradores e consultadores do Banco de Portugal é, ainda indiretamente, o Governo”, explica o comentador político.
A Comissão de Vencimentos, presidida pelo ministro das Finanças ou por um seu representante, inclui ainda o presidente do conselho de auditoria, Óscar Machado de Figueiredo, e um antigo governador, a ser designado pelo conselho consultivo do banco.
A reunião surge num contexto de maior escrutínio sobre a gestão do BdP e os seus elevados salários. O principal objetivo é avaliar os salários praticados e, possivelmente, introduzir cortes.
Recentemente, foram pedidas explicações a Centeno acerca do salário de Rosalino no BdP, que ia receber 15 mil euros por ser secretário-geral do Governo. Em 2023, Centeno e o restante conselho de administração ganharam um aumento salarial de 2%, com o ex-Ministro das Finanças a passar a ganhar cerca de 17 473 euros por mês, mais do que os 17 130 que recebia em 2022.
“Ao dizer-se pelo ministro das Finanças que se pede a reunião da Comissão de Vencimentos, está a dizer-se ‘o Governo é que manda’“, diz ainda Gomes Ferreira sobre a reunião que se avizinha.
Por isso é que este mamão Centeno, correu de ministro para governador do Banco de Portugal. Baixem, já os exorbitantes salário do BdP. Parasitas!
E porque não rever também o salário de Paulo Macedo na CGD, que é bem mais elevado? Espera aí, esse é dos nossos…
Este é o proximo na limpeza “etnica”. O PDS, como é habito e mestre no assunto, vão-lhe montar uma teia de aranha e acaba por isso passear.
Essa gente do PSD é do piuriu.
Do piuriu, como tu dizes, é o teu amigo Sócrates, o saca-milhões.
Tu Lusitano é que precisas de limpar a tola. Defendes o “comunista” Centeno, está tudo dito.