Centeno terá aumento de mais de 300 euros no salário do Banco de Portugal

1

Mário Cruz / Lusa

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno

Centeno e o restante conselho de administração terão um aumento salarial de 2%, em linha com a subida dos salários mais altos na Função Pública.

Mário Centeno vai ter direito a um aumento salarial superior a 300 euros em relação ao que auferia no ano passado enquanto governador do Banco de Portugal. O ex-Ministro das Finanças vai agora passar a ganhar cerca de 17 473 euros por mês, mais do que os 17 130 que recebia em 2022.

Apesar de ser uma instituição autónoma, o Banco de Portugal atualiza desde 2000 os seus salários de forma alinhada com a Função Pública e este aumento resulta da subida de 2% prevista para os salários mais altos na Administração Pública.

Para além de Centeno, os restantes administradores também terão subidas de 2%. Os vice-governadores Luís Máximo dos Santos e Carla Raposo vão assim passar a ganhar 16 381 euros por mês, um aumento em relação aos 16 060 euros que ganhavam em 2022.

Os quatro administradores Hélder Rosalino, Helena Adegas, Rui Pinto e Francisca Guedes de Oliveira também passam a ganhar 15 289 euros (antes recebiam 14 989 euros), relata o Expresso.

Apesar destes aumentos, os valores atribuídos em 2023 são ainda inferiores aos que eram pagos à administração do BdP em 2009. Por exemplo, o governador, então Vítor Constâncio, recebia 17.818 euros brutos por mês.

Mesmo com estes aumentos, os salários pagos em 2023 ainda ficam abaixo dos que eram pagos à administração do Banco de Portugal em 2009. O governador da altura, Vítor Constâncio, recebia 17 818 euros brutos por mês. No entanto, em 2010 o BdP cortou os salários em 5% e as subidas subsequentes não compensaram os cortes na altura da troika.

A subida fica ainda aquém da inflação e está mais perto do aumento de 2,5% que os maiores bancos querem dar aos seus trabalhadores. Este valor tem suscitado protestos, com os sindicatos a exigir uma subida acima dos 6%. Esta quinta-feira, os funcionários do Novo Banco, Santander e BPI vão inclusivamente protestar contra estas subidas que consideram ser insuficientes.

ZAP //

1 Comment

  1. A minha pensão de invalidez nao atinge esse valor por mês, esses Senhores têm aumentos superiores ao valor que muita gente recebe por mes, é a isto que chamam de justiça social??????

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.