/

Advogado de Sócrates diz que juízes passaram informações aos jornalistas

10

cv TVI / YouTube

João Araújo, advogado do ex-primeiro-ministro José Sócrates

O advogado de José Sócrates, João Araújo, considera, em entrevista à SIC Notícias, que o juiz e o procurador da operação Marquês, os magistrados Carlos Alexandre e Rosário Teixeira, transmitiram informações aos jornalistas no âmbito da Operação Marquês.

João Araújo comentava o que definiu como o “importante” e “inusitado” editorial do director do Jornal de Notícias, Afonso Camões, considerando que é “a primeira vez que um jornalista põe o nome às fugas“.

O editorial de Afonso Camões surgiu depois de o jornal Correio da Manhã ter avançado que o director do Jornal de Notícias terá avisado José Sócrates, em Maio de 2014, de que estaria a ser investigado. O diário refere as escutas da “Operação Marquês”, que terminou com a detenção do ex-primeiro-ministro, como fonte e acrescenta que nas mesmas o ex-governante é ouvido a defender a escolha do jornalista, que é seu amigo de infância, para a direcção do Jornal de Notícias.

Nesse editorial, Afonso Camões admite que foi informado, quando era administrador e presidente da Agência Lusa, por “um jornalista” de um “grupo empresarial” que não revela de que “a prisão de Sócrates estava iminente”. Não diz directamente que informou o amigo Sócrates disso, mas acrescenta que um “camarada” desse jornalista lhe revelou que a informação tinha vindo “directamente da investigação, liderada pelo juiz Carlos Alexandre e pelo procurador Rosário Teixeira”.

Para João Araújo é, assim, evidente que o juiz Carlos Alexandre e o procurador Rosário Teixeira transmitiram informações aos jornalistas

“Ou [Afonso Camões] é completamente louco, e vai cumprir um crime de difamação agravada, ou então é verdade”, sustenta o advogado de José Sócrates na SIC Notícias.

“Não há fugas, há transmissão”, frisa também João Araújo, constatando que a aparente violação do segredo de justiça é ainda mais grave.

Entretanto, a procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, aconselhou Afonso Camões a procurar um advogado para se defender, no âmbito da polémica com o Correio da Manhã, argumentando que há já vários processos em curso por violação de segredo de justiça e que não pode conceder-lhe “conselhos nem pessoais nem jurídicos”.

O director do Jornal de Notícias esteve reunido com Joana Marques Vidal na semana passada e terá recusado revelar como soube que José Sócrates estava a ser investigado.

SV, ZAP

10 Comments

  1. Pois é, agora andam a distrair o pagode com estas coisas para nos esquecermos da essência dos actos corruptos e criminais desse grande democrata que tem o nº 44 da prisão de Évora…
    Estes tipos não têm vergonha nenhuma…
    Haja paciência para esta escumalha.

    • Haja paciência para o ler, Artur Carvalho. Pense um pouco por si, não por aquilo que lê. Se é da sua cor política têm razão, se é da contrária são “tipos sem vergonha”.
      Haja paciência para este pagode!

  2. Sr. Artur Carvalho, meus senhores, é coincidente a prisão do Eng. Sócrates com o esquecimento dos processo que levou à demissão do ministro da AI, coisa nunca vista! mas nada está provado ainda, embora a condenação pública já exista! o “animal” político já está arrumado! esse era um dos objectivos, a prisão sem culpa formada tal como no tempo da PIDE. Não sou socratista, antes pelo contrario! mas vivendo fora dos país observo os interesses lobistas que por aí existem!

  3. Comprovadamente estamos a verificar que a defesa do detido José
    Sócrates está a tentar confundir todo o mundo, criando casos de ficção. Parece-me que o tal Director do JN, o jornal porta voz de outros “importantes” do PS, está a entrar no jogo procurando fraudar o que já está provado. Será que agora para esses Srs. todos os leitores são de inteligência limitada? Ide mas é todos pastar ovelhas, que é uma profissão muito mais digna que essa que pretendem exercer de forma incorrecta. Quem julgam que ainda acredita que os bébés vem no bico da cegonha ? Quem cabritos vende e cabras não tem, de algum lado lhe vem, diz a sabedoria popular e com inteira razão. O tal advogado do Engº Sócrates está é a ver o tapete ser-lhe retirado, e então, aconselhado eventualmente pelos ilustres “amigos” que o tem visitado o ex-PM na cadeia, está procurar inventar uma “cabala”, a ver se pega.

  4. Dá-me gozo ver a eloquencia destes iluminados, que vêm aqui cheios de razão dizer, não és igual a mim, não prestas.
    Serve-me ainda para ver que nesse cantinho à beira mar plantado nada mudou, e cada dia que passa me dá a razão de daí ter saido.
    Eu digo com pesar que Portugal merece tudo o que está a passar, esperando que as gerações vindouras adoptem outra postura, virada para a produção e geração de riqueza, que tem sido ter inveja dos outros e das regalias sociais mas negando-se a trabalhar e pagar como eles.
    Diz-se que Portugal tem falta lideres com qualidade, é verdade. Os politicos degladiam-se pelo poder para obter beneficios próprios, e os patrões abundam e empresários practicamente não existem, operarios qualificados é uma raça em extinção e a formação profissional é uma lástima, e despreza-se o saber de acumulado de gerações, em suma.
    Temos um país governado por incompetentes seja no governo, nas empresas, nos departamentos, que aniquila à partida qualquer pessoa com valor para que possa continuar a ser o chefe.
    Tenham todos uma muito boa noite

  5. Boa noite, vejo que ainda há pessoas a defender uma pessoa, execrável, e a palavra mais sensata que encontro, depois do que se sabe pela imprensa , foi o primeiro ministro de Portugal, dinheiro em contas fora do país, curso de engenheiro como se sabe, cofres cheios de dinheiro ? Que se passa, estão todos cegos e surdos, esse senhor não tem ponta por onde se pegue, e ver aqui comentários de pessoas que o defendem? Estão loucos, vão para casa, fiquem a lareira , apaguem a luz ,que lata, vem aqui para a net defende- lo, não tem mais nada para fazer, vão dormir que fazem melhor figura do que perderem tempo a defender quem não tem defesa.

  6. Se uma velhinha que acusada de roubar um pacote de bolachas num qualquer hipermercado fizesse 1/10 das acusaçoes a juizes e procuradores, como tem feito a seita 44, ja a tinham fuzilado!
    Estes bandalhos dizem e acusam o que querem e quanto lhes apetece e a justiça nao se dá ao respeito porque se o fizesse prendia muito boy gatuno em directo na TV para o povo saber que ainda há alguma ordem e decencia…
    Por cá, chama-se palhaço a um PR, acusam-se juizes da forma gratuita como faz o seboso motivo da noticia, Mandam-se as jornalistas tomar banho, poe-se em causa o trabalho muitas vezes perigoso da policia e PJ, etc. etc. é um regabofe.

  7. ESSA GENTE QUE APOIA E AINDA O CHAMA POR ENGENHEIRO, MEU DEUS É GENTE DA MESMA ESPECIE, PRISÃO COM OS CORRUPTOS E LADRÕES DO POVO…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.