/

Costa deve remodelar o Governo em outubro (e “Eduardo Cabrita vai sair nessa ocasião”)

4

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes antecipou que António Costa se prepara para fazer uma remodelação do Governo após as eleições autárquicas. O conselheiro de Estado disse também que o Governo está a negociar passar ministérios para a sede da CGD.

Este domingo, no seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou que António Costa está a planear fazer uma remodelação no Governo depois das eleições autárquicas, altura em que deixará de “segurar” Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna.

“Se tivéssemos um ministro da Administração Interna a sério em Portugal, isto não acontecia”, acusou o comentador político, referindo-se aos festejos do título do Sporting que fugiram do controlo.

“Eduardo Cabrita é um ministro da Administração Interna diminuído, o que contamina as forças de segurança. É uma pessoa que ocupa a função, mas não a exerce, e é ele que tem de definir orientações nestes casos”, acrescentou, citado pelo Expresso.

A remodelação não acontece já, mas está a ser preparada pelo primeiro-ministro. O conselheiro de Estado aponta para “outubro/novembro”, depois das eleições autárquicas. “Não tenho nenhuma dúvida de que Eduardo Cabrita vai sair nessa ocasião”, sublinhou.

“Esta remodelação vai ser um teste, vamos ver se será profunda ou pífia”, salientou Marques Mendes, referindo que neste processo poderão cair três ou quatro dos ministros “mais fragilizados e impopulares”. Entre eles está Cabrita.

Em tudo o que ele se mete [Cabrita], sai asneira“, disse ainda. De acordo com social-democrata, “isto contamina e degrada a imagem do Estado”.

Até lá, e de forma estratégia, António Costa vai manter os ministros impopulares no cargo, mas “escondê-los” – ou seja, evitar que apareçam no espaço público para não prejudicar os resultados das autárquicas.

Ministérios na sede da CGD

A remodelação ainda vai demorar alguns meses. A mudança que, neste momento, está a ser cozinhada prende-se com “instalações”.

Luís Marques Mendes levantou a ponta do véu e disse que, “embora seja ainda muito reservado, há conversações entre o Governo e a Caixa Geral de Depósitos para que ministérios possam ser transferidos para o edifício sede da CGD, em Lisboa”.

O comentador deixou, no entanto, a ressalva de que “não há ainda decisão tomada”. “Esta é a única remodelação que conheço que está em construção.”

Por último, o comentador político elogiou o processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal, com 200 mil vacinados este fim de semana.

Estamos no bom caminho. Até 10 de junho, que ainda por cima é dia de Portugal, teremos as pessoas acima dos 50 anos todas vacinadas, para podermos atingir no início de agosto a imunidade de grupo, com 70% da população vacinada. As coisas aqui estão na boa direção”, rematou.

Liliana Malainho, ZAP //

4 Comments

  1. O que o “pequenito” está a dizer é que o Cabrita está a termo certo. Não é nada de espantar. Se fosse o governo todo não me espantaria. Tenho quase a certeza que até aqui no Lar da Santa Casa se encontraria um governo mais competente e dinâmico do que este do Costa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.