Costa deve remodelar o Governo em outubro (e “Eduardo Cabrita vai sair nessa ocasião”)

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes antecipou que António Costa se prepara para fazer uma remodelação do Governo após as eleições autárquicas. O conselheiro de Estado disse também que o Governo está a negociar passar ministérios para a sede da CGD.

Este domingo, no seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou que António Costa está a planear fazer uma remodelação no Governo depois das eleições autárquicas, altura em que deixará de “segurar” Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna.

“Se tivéssemos um ministro da Administração Interna a sério em Portugal, isto não acontecia”, acusou o comentador político, referindo-se aos festejos do título do Sporting que fugiram do controlo.

“Eduardo Cabrita é um ministro da Administração Interna diminuído, o que contamina as forças de segurança. É uma pessoa que ocupa a função, mas não a exerce, e é ele que tem de definir orientações nestes casos”, acrescentou, citado pelo Expresso.

A remodelação não acontece já, mas está a ser preparada pelo primeiro-ministro. O conselheiro de Estado aponta para “outubro/novembro”, depois das eleições autárquicas. “Não tenho nenhuma dúvida de que Eduardo Cabrita vai sair nessa ocasião”, sublinhou.

“Esta remodelação vai ser um teste, vamos ver se será profunda ou pífia”, salientou Marques Mendes, referindo que neste processo poderão cair três ou quatro dos ministros “mais fragilizados e impopulares”. Entre eles está Cabrita.

Em tudo o que ele se mete [Cabrita], sai asneira“, disse ainda. De acordo com social-democrata, “isto contamina e degrada a imagem do Estado”.

Até lá, e de forma estratégia, António Costa vai manter os ministros impopulares no cargo, mas “escondê-los” – ou seja, evitar que apareçam no espaço público para não prejudicar os resultados das autárquicas.

Ministérios na sede da CGD

A remodelação ainda vai demorar alguns meses. A mudança que, neste momento, está a ser cozinhada prende-se com “instalações”.

Luís Marques Mendes levantou a ponta do véu e disse que, “embora seja ainda muito reservado, há conversações entre o Governo e a Caixa Geral de Depósitos para que ministérios possam ser transferidos para o edifício sede da CGD, em Lisboa”.

O comentador deixou, no entanto, a ressalva de que “não há ainda decisão tomada”. “Esta é a única remodelação que conheço que está em construção.”

Por último, o comentador político elogiou o processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal, com 200 mil vacinados este fim de semana.

Estamos no bom caminho. Até 10 de junho, que ainda por cima é dia de Portugal, teremos as pessoas acima dos 50 anos todas vacinadas, para podermos atingir no início de agosto a imunidade de grupo, com 70% da população vacinada. As coisas aqui estão na boa direção”, rematou.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O que o “pequenito” está a dizer é que o Cabrita está a termo certo. Não é nada de espantar. Se fosse o governo todo não me espantaria. Tenho quase a certeza que até aqui no Lar da Santa Casa se encontraria um governo mais competente e dinâmico do que este do Costa.

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …