Costa deve remodelar o Governo em outubro (e “Eduardo Cabrita vai sair nessa ocasião”)

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes antecipou que António Costa se prepara para fazer uma remodelação do Governo após as eleições autárquicas. O conselheiro de Estado disse também que o Governo está a negociar passar ministérios para a sede da CGD.

Este domingo, no seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou que António Costa está a planear fazer uma remodelação no Governo depois das eleições autárquicas, altura em que deixará de “segurar” Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna.

“Se tivéssemos um ministro da Administração Interna a sério em Portugal, isto não acontecia”, acusou o comentador político, referindo-se aos festejos do título do Sporting que fugiram do controlo.

“Eduardo Cabrita é um ministro da Administração Interna diminuído, o que contamina as forças de segurança. É uma pessoa que ocupa a função, mas não a exerce, e é ele que tem de definir orientações nestes casos”, acrescentou, citado pelo Expresso.

A remodelação não acontece já, mas está a ser preparada pelo primeiro-ministro. O conselheiro de Estado aponta para “outubro/novembro”, depois das eleições autárquicas. “Não tenho nenhuma dúvida de que Eduardo Cabrita vai sair nessa ocasião”, sublinhou.

“Esta remodelação vai ser um teste, vamos ver se será profunda ou pífia”, salientou Marques Mendes, referindo que neste processo poderão cair três ou quatro dos ministros “mais fragilizados e impopulares”. Entre eles está Cabrita.

Em tudo o que ele se mete [Cabrita], sai asneira“, disse ainda. De acordo com social-democrata, “isto contamina e degrada a imagem do Estado”.

Até lá, e de forma estratégia, António Costa vai manter os ministros impopulares no cargo, mas “escondê-los” – ou seja, evitar que apareçam no espaço público para não prejudicar os resultados das autárquicas.

Ministérios na sede da CGD

A remodelação ainda vai demorar alguns meses. A mudança que, neste momento, está a ser cozinhada prende-se com “instalações”.

Luís Marques Mendes levantou a ponta do véu e disse que, “embora seja ainda muito reservado, há conversações entre o Governo e a Caixa Geral de Depósitos para que ministérios possam ser transferidos para o edifício sede da CGD, em Lisboa”.

O comentador deixou, no entanto, a ressalva de que “não há ainda decisão tomada”. “Esta é a única remodelação que conheço que está em construção.”

Por último, o comentador político elogiou o processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal, com 200 mil vacinados este fim de semana.

Estamos no bom caminho. Até 10 de junho, que ainda por cima é dia de Portugal, teremos as pessoas acima dos 50 anos todas vacinadas, para podermos atingir no início de agosto a imunidade de grupo, com 70% da população vacinada. As coisas aqui estão na boa direção”, rematou.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O que o “pequenito” está a dizer é que o Cabrita está a termo certo. Não é nada de espantar. Se fosse o governo todo não me espantaria. Tenho quase a certeza que até aqui no Lar da Santa Casa se encontraria um governo mais competente e dinâmico do que este do Costa.

RESPONDER

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …

Associação quer que os testes em eventos culturais sejam gratuitos

A Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses defendeu que os testes de diagnóstico à covid-19 devem ser gratuitos em eventos culturais. A Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses defendeu, este domingo, que os testes …

Advogados repudiam declarações de Cabrita sobre agendamentos do SEF

Um grupo de advogados repudiou as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que atribuem a um escritório de advogados a responsabilidade pelo mau funcionamento do sistema de agendamentos para atribuição de vistos de …

Fundo Azul só aplicou um quarto do orçamento desde 2016

O Fundo Azul tem tido um orçamento anual de 13 milhões de euros nos últimos cinco anos, mas não tem gasto três quartos desde 2016. Em cinco anos, o Fundo Azul entregou apenas 17 milhões de …

Polónia 1-2 Eslováquia | Paulo Sousa surpreendido no arranque

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, entrou hoje da pior forma no Euro2020, ao perder por 2-1 com a Eslováquia, em encontro do Grupo E, disputado em São Petersburgo, na Rússia. O guarda-redes Wojciech …