O ex-presidente do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado, transferiu toda a documentação que tinha no seu escritório na sede do BES para salas alugadas num hotel no Estoril, avançou esta sexta-feira a Sic Notícias.
O antigo presidente da comissão executiva do BES terá trocado o seu gabinete nas instalações do banco Espírito Santo em Lisboa, mudando-o para o hotel Palácio, no Estoril, onde terá alugado duas salas para o efeito.
Ainda segundo a Sic Notícias, Salgado terá já estado durante esta sexta-feira a trabalhar no hotel, para onde terá transferido a documentação existente no seu gabinete.
Nas últimas semanas, foram sendo tornados públicos vários problemas em empresas da área não financeira do GES, que têm levantado receios de contágio ao BES, cuja gestão acabou de mudar de mãos.
Esta sexta-feira, a Espírito Santo Internacional avançou com um pedido de proteção contra credores num tribunal luxemburguês, por já não ter condições para pagar as dívidas.
Também esta sexta-feira, a Procuradoria-Geral da República anunciou que abriu vários inquéritos relacionados com a crise no Banco Espírito Santo.
“Assegurado reembolso” de papel comercial
Entretanto, o Banco Espírito Santo garantiu que “tem assegurado o reembolso”, no prazo, “do capital investido pelos clientes não institucionais, junto das redes comerciais do grupo BES” de “todas as emissões de papel comercial” da Espírito Santo Internacional e Rioforte.
Em nota enviada à agência Lusa esta sexta-feira à noite, o banco explica que em causa estão os seguintes instrumentos de dívida: “todas as emissões de papel comercial da Espírito Santo Internacional, ESI, e de todas as emissões de papel comercial da Rioforte”.
“O banco, através das suas redes comerciais, irá proativamente contactar os seus clientes abrangidos por estas emissões”, salienta o documento.
ZAP / Lusa
Crise do BES
-
27 Dezembro, 2018 Ministério Público nega acesso a escutas do GES a Ricardo Salgado
-
28 Agosto, 2018 BES “mau” está sem dinheiro para pagar dívidas ao Grupo Amorim