/

PSD Lisboa quer uso obrigatório de máscara nas ruas da capital

5

Sebastião Moreira / Lusa

O PSD Lisboa apresentou uma proposta para a “universalização do uso da máscara”, propondo que o uso deste objeto de proteção passe a ser usado em espaços públicos, incluindo os exteriores, e não só em espaços fechados.

Em comunicado, citado esta quinta-feira pelo jornal Observador, o PSD Lisboa destaca a “incerteza” e a “dificuldade em compreender a evolução da pandemia” na Área Metropolitana de Lisboa e citam um artigo do New England Journal Of Medicine que, apontam, “chegou à conclusão de que a grande maioria das fontes de contágio podem ser bloqueadas com uma simples cobertura de tecido”.

Pede-se que se caminhe para a “universalização do uso da máscara”.

“Meias medidas e recomendações não estão a funcionar. Se queremos ter comportamentos sociais minimamente normais durante uma crise de saúde pública destas dimensões, dificilmente encontramos uma solução mais simples para aliar a contenção à prevenção”, escreve a bancada do PSD na AML.

Na semana passada, a Catalunha decretou obrigatório o uso de máscara em todos os espaços, sejam estes interiores ou exteriores e independentemente da distância social.

Portugal contabiliza pelo menos 1.679 mortos associados à covid-19 em 47.765 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

5 Comments

  1. Eu acho bem. E também acho que todos deveríamos renovar a fotografia do cartão de cidadão, agora com máscara. Isto é um comunicado do MAP (Movimento Achista Português).

    • Muito bem lembrado, a lei diz que, quando mudamos o nosso aspecto de forma a alterá-lo profundamente, é preciso alterar a fotografia dos documentos para melhor sermos identificados. Como este será o ‘novo normal’, nada mais correcto!

  2. Se a pandemia afetasse apenas a pessoa que é inconsequente, seria uma coisa, ainda que algo mau; agora existindo o impacto em quem não usa a máscara e os outros (propagação), isto desde o início que deveria ser lei/regra.

    Isto é algo do Ocidente; por exemplo: na Coreia do Sul usam máscaras sem qualquer problema, inclusíve apontam o dedo a quem não o faz – sim, não é algo à prova de bala, ainda assim, tudo seria muito diferente.

    Continuo a ver pessoas na rua sem máscara, inclusivé com crianças, adolescentes – será que pensam que o COVID-19 nesses caso foi de férias? Deixem-se de tretas: é a vossa saúde e a dos outros que está em causa.

    • Concordo em absoluto. Quando tenho de sair à rua, levo sempre a máscara colocada e só a retiro quando chego de novo a casa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.