Uso de máscara passa a ser obrigatório na Catalunha. Até na rua e independentemente da distância social

Fabio Frustaci / EPA

O uso de máscara passa a ser obrigatório a partir de quinta-feira na região espanhola da Catalunha em todo o momento e em todos os espaços, interiores e exteriores, mesmo que haja distância social, para evitar novos surtos de covid-19.

O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo presidente desta comunidade autónoma, Quim Torra, numa altura em que as autoridades sanitárias regionais e nacionais estão preocupadas com vários surtos da pandemia.

De acordo com a SIC Notícias, os cidadãos poderão retirar a máscara para realizar atividades que sejam incompatíveis com a proteção mas essas exceções estão ainda por clarificar. Está prevista uma multa de 100 euros para quem não cumprir as regras.

A conselheira regional da Saúde da Catalunha, Alba Vergés, tinha feito esta proposta na terça-feira, para combater a redução do uso de máscaras de uma parte da população e evitar a propagação da covid-19.

As comunidades autónomas espanholas são competentes em matéria de saúde, o que inclui as medidas de luta contra os surtos de covid-19, e a utilização de máscara não era obrigatória até agora, se fosse respeitada uma distância social de segurança.

O Ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, já tinha apoiado esta medida em declarações esta manhã feitas à Catalunha Rádio. “A máscara já é obrigatória, se não houver uma distância suficiente”. Mas não me parece mal que a Generalitat [Governo regional catalão] reforce esta medida”, disse Salvador Illa.

O surto de covid-19 em Segrià (Catalunha), com 200.000 pessoas confinadas e mais de 500 infeções, é o que mais preocupa o ministro da Saúde, assim como o de A Mariña (Galiza), com cerca de 70.000.

“Desde 11 de maio houve 118 surtos no nosso país, dos quais, neste momento, há 67 ativos”, disse Salvador Illa, ao mesmo tempo que pediu cautela aos cidadãos.

Nos últimos sete dias, a região da Catalunha foi a que teve mais casos de covid-19 diagnosticados (1.237), mais de metade dos detetados em todo o país (2.417).

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 539 mil mortos e infetou mais de 11,69 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Os Estados Unidos são o país com mais mortos (131.362) e mais casos de infeção confirmados (quase 3 milhões).

Seguem-se Brasil (66.741 mortes, quase 1,67 milhões de casos), Reino Unido (44.391 mortos, mais de 286 mil casos), Itália (34.899 mortos e quase 242 mil casos), México (32.014 mortos, mais de 268 mil casos), França (29.936 mortos, mais de 206 mil casos) e Espanha (28.392 mortos, mais de 252 mil casos).

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois, começa tudo a andar de marcha atrás, o Outono e Inverno estão aí à porta, como vai ser com tantas pessoas normalmente infectadas com gripe, distinguir umas das outras, e lugar nos hospitais onde normalmente costumam estar à pinha com utentes até nos corredores, virá aí uma vaga de mortes incalculável!

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …