PSD Lisboa quer uso obrigatório de máscara nas ruas da capital

Sebastião Moreira / Lusa

O PSD Lisboa apresentou uma proposta para a “universalização do uso da máscara”, propondo que o uso deste objeto de proteção passe a ser usado em espaços públicos, incluindo os exteriores, e não só em espaços fechados.

Em comunicado, citado esta quinta-feira pelo jornal Observador, o PSD Lisboa destaca a “incerteza” e a “dificuldade em compreender a evolução da pandemia” na Área Metropolitana de Lisboa e citam um artigo do New England Journal Of Medicine que, apontam, “chegou à conclusão de que a grande maioria das fontes de contágio podem ser bloqueadas com uma simples cobertura de tecido”.

Pede-se que se caminhe para a “universalização do uso da máscara”.

“Meias medidas e recomendações não estão a funcionar. Se queremos ter comportamentos sociais minimamente normais durante uma crise de saúde pública destas dimensões, dificilmente encontramos uma solução mais simples para aliar a contenção à prevenção”, escreve a bancada do PSD na AML.

Na semana passada, a Catalunha decretou obrigatório o uso de máscara em todos os espaços, sejam estes interiores ou exteriores e independentemente da distância social.

Portugal contabiliza pelo menos 1.679 mortos associados à covid-19 em 47.765 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho bem. E também acho que todos deveríamos renovar a fotografia do cartão de cidadão, agora com máscara. Isto é um comunicado do MAP (Movimento Achista Português).

    • Muito bem lembrado, a lei diz que, quando mudamos o nosso aspecto de forma a alterá-lo profundamente, é preciso alterar a fotografia dos documentos para melhor sermos identificados. Como este será o ‘novo normal’, nada mais correcto!

  2. Se a pandemia afetasse apenas a pessoa que é inconsequente, seria uma coisa, ainda que algo mau; agora existindo o impacto em quem não usa a máscara e os outros (propagação), isto desde o início que deveria ser lei/regra.

    Isto é algo do Ocidente; por exemplo: na Coreia do Sul usam máscaras sem qualquer problema, inclusíve apontam o dedo a quem não o faz – sim, não é algo à prova de bala, ainda assim, tudo seria muito diferente.

    Continuo a ver pessoas na rua sem máscara, inclusivé com crianças, adolescentes – será que pensam que o COVID-19 nesses caso foi de férias? Deixem-se de tretas: é a vossa saúde e a dos outros que está em causa.

    • Concordo em absoluto. Quando tenho de sair à rua, levo sempre a máscara colocada e só a retiro quando chego de novo a casa.

RESPONDER

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …