/

Na Suécia, quem tem sintomas de covid-19 pode fazer o teste gratuitamente

A Suécia vai fornecer testes de diagnóstico à covid-19 gratuitos a todas as pessoas que apresentem sintomas e realizar o rastreamento de contactos de todos os que estão infetados. 

O anúncio surgiu esta quinta-feira, no mesmo dia em que a Suécia disse que irá permitir as viagens por todo o território, três meses depois de ter recomendado que não se viajasse.

De acordo com o Diário de Notícias, o objetivo do novo programa de testes é controlar a taxa de infeção no país, um dos poucos no mundo que não impôs medidas de confinamento.

O governo sueco vai dedicar 5,9 mil milhões de coroas suecas (mais de 520 milhões de euros), além de mil milhões de coroas prometidas para cobrir os custos dos testes e do rastreamento de contactos. “A partir de agora, todos aqueles que tiverem sintomas, poderão fazer o teste à covid sem custos“, explicou o ministro Per Bolund.

Estarão disponíveis os testes para detetar infeções ativas e os testes serológicos.

A partir de 13 de junho, qualquer sueco sem sintomas poderá circular pelo país livremente, apesar de muitos estarem a aderir às recomendações de distanciamento social. “A situação ainda é séria. Este anúncio não significa que o perigo tenha passado. Não significa que a vida voltou ao normal”, garantiu o primeiro-ministro Stefan Lofven.

Em vez de um confinamento obrigatório, a Suécia tem apelado à população para que respeite as recomendações de segurança.

A abordagem da Suécia tem sido criticada tanto interna como externamente, sobretudo devido ao elevado número de vítimas mortais.

Esta semana, o epidemiologista Anders Tegnell, que aconselhou o Governo, admitiu erros, dizendo que havia margem para melhor o desempenho do país e que a taxa de mortalidade é muito elevada.

A Suécia registou 42 mil casos de infeção com covid-19 e mais de 4.500 mortes.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.