Epidemiologista sueco admite erros. “Há potencial para melhorar o que fizemos”

Anders Wiklund / EPA

Anders Tegnell

O principal epidemiologista da Suécia, Anders Tegnell, admitiu que a sua estratégia para combater a covid-19 resultou em muitas mortes, depois de ter convencido o governo do país a evitar um confinamento.

“Se encontrássemos a mesma doença, com o conhecimento que temos hoje, acho que a nossa resposta chegaria a um ponto de equilíbrio entre o que a Suécia fez e o que o resto do mundo seguiu”, disse Anders Tegnell numa entrevista a uma rádio sueca, citada pela Bloomberg e pela Diário de Notícias.

O epidemiologista projetou a abordagem sueca para combater o coronavírus, evitando o isolamento. Na Suécia, que regista 4.468 mortes, a população podia ir a restaurantes, fazer compras, frequentar ginásios. As crianças com menos de 16 anos continuaram a ir para a escola. Proibidas foram somente as reuniões com mais 50 pessoas, num país onde a taxa de mortalidade está entre as mais altas do mundo.

“Claramente, há potencial para melhorar o que fizemos na Suécia”, disse agora Anders Tegnell, que até aqui tinha argumentado que a natureza de longo prazo da pandemia exigia uma resposta mais sustentável do que confinamentos.

Além disso, a ministra das Finanças, Magdalena Andersson, alertou recentemente que a Suécia enfrenta a pior crise económica desde a Segunda Guerra Mundial, com o PIB a cair 7% em 2020, semelhante ao resto da União Europeia.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro suceo, Stefan Lofven, prometeu que, antes do verão, haverá uma investigação sobre a abordagem à crise. Reagindo a essa decisão, Jimmie Akesson, líder dos Democratas Suecos, partido de direita e anti-imigração, escreveu no Twitter que os comentários de Tegnell são “surpreendentes”.

“Durante meses, os críticos foram consistentemente silenciados. A Suécia fez tudo certo, o resto do mundo fez errado. E agora, de repente, isto. A gestão de covid da Suécia torna-se mais incompreensível a cada dia”, acrescentou Akesson.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …