Epidemiologista sueco admite erros. “Há potencial para melhorar o que fizemos”

Anders Wiklund / EPA

Anders Tegnell

O principal epidemiologista da Suécia, Anders Tegnell, admitiu que a sua estratégia para combater a covid-19 resultou em muitas mortes, depois de ter convencido o governo do país a evitar um confinamento.

“Se encontrássemos a mesma doença, com o conhecimento que temos hoje, acho que a nossa resposta chegaria a um ponto de equilíbrio entre o que a Suécia fez e o que o resto do mundo seguiu”, disse Anders Tegnell numa entrevista a uma rádio sueca, citada pela Bloomberg e pela Diário de Notícias.

O epidemiologista projetou a abordagem sueca para combater o coronavírus, evitando o isolamento. Na Suécia, que regista 4.468 mortes, a população podia ir a restaurantes, fazer compras, frequentar ginásios. As crianças com menos de 16 anos continuaram a ir para a escola. Proibidas foram somente as reuniões com mais 50 pessoas, num país onde a taxa de mortalidade está entre as mais altas do mundo.

“Claramente, há potencial para melhorar o que fizemos na Suécia”, disse agora Anders Tegnell, que até aqui tinha argumentado que a natureza de longo prazo da pandemia exigia uma resposta mais sustentável do que confinamentos.

Além disso, a ministra das Finanças, Magdalena Andersson, alertou recentemente que a Suécia enfrenta a pior crise económica desde a Segunda Guerra Mundial, com o PIB a cair 7% em 2020, semelhante ao resto da União Europeia.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro suceo, Stefan Lofven, prometeu que, antes do verão, haverá uma investigação sobre a abordagem à crise. Reagindo a essa decisão, Jimmie Akesson, líder dos Democratas Suecos, partido de direita e anti-imigração, escreveu no Twitter que os comentários de Tegnell são “surpreendentes”.

“Durante meses, os críticos foram consistentemente silenciados. A Suécia fez tudo certo, o resto do mundo fez errado. E agora, de repente, isto. A gestão de covid da Suécia torna-se mais incompreensível a cada dia”, acrescentou Akesson.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …