Acordou e tinha um navio cargueiro no quintal. Norueguês não sabe o que se passou

Jan Langhaug / EPA / NTB

Foi “irreal”, mas aconteceu mesmo. Habitante de um fiorde da Noruega viu um navio com contentores encalhado no seu jardim.

“Fui à janela e fiquei muito surpreendido por ver um grande navio”, disse o norueguês Johan Helberg ao The Guardian. “Tive de dobrar o pescoço para ver o topo do navio. Era tão irreal”.

O navio de carga NCL Salten, encalhou pouco antes das 5h da manhã de quinta-feira, após entrar no fiorde de Trondheim a caminho da cidade ocidental de Orkanger. Quando Helberg olhou pela janela, viu um cargueiro de 135 metros a penetrar no seu jardim a uma velocidade de 30 km/h.

Havia 16 tripulantes, entre eles noruegueses, lituanos, ucranianos e russos, a bordo do navio registado no Chipre, mas ninguém ficou ferido, nem houve derramamento de óleo.

O que provocou este acidente? Ninguém sabe. As autoridades afirmam que nada a aponta para um episódio propositado, e vários cenários estão a ser considerados, desde falha técnica a erro humano. Existe, no entanto, um suspeito identificado na tripulação.

“Normalmente, os navios viram à esquerda ou à direita no fiorde. Mas este foi sempre em frente”, acrescentou Helberg, que vive naquele lugar há 25 anos. “Estava muito perto da casa”.

A diretora da companhia de navegação, Bente Hetland, afirmou que “incidentes como este não deveriam acontecer e iniciámos uma investigação sobre as causas. Hoje, estamos aliviados por não ter havido feridos, e o nosso principal foco são as pessoas próximas do navio e a nossa tripulação”. Ao final da tarde, o navio ainda não tinha sida retirado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.