/

Patrões querem “muito mais” medidas. CCP sugere despedimentos

2

Pedro Nunes / Lusa

António Saraiva, presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal

Os patrões do comércio e dos serviços dizem ser “inaceitável” o “profundo desprezo” do Governo pelo setor quando anunciou as medidas de apoio à economia por causa do novo coronavírus.

Em comunicado, citado pelo Observador, a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) incentiva, por isso, os empresários “a não adiarem decisões (como aconteceu, por exemplo, no período de ajustamento) e a adotarem uma política de redução rápida de custos, nomeadamente laborais, de forma a minimizar as dificuldades com que estão confrontados”.

Em declarações ao semanário Expresso, João Vieira Lopes, presidente da CCP, reconhece mesmo a necessidade de haver despedimentos.

A CCP não se conforma com a exclusão do comércio e dos serviços da linha de crédito concedida pelo Governo, recordando que estes setores abrangem 200 mil empresas e 1,7 milhões de empregos.

Apesar de criticar a exclusão de “um grande número de setores severamente afetados pelos efeitos da pandemia”, a CIP (Confederação Empresarial de Portugal) prefere esperar, estando convencida de que “virão a ser considerados em função das necessidades identificadas nos próximos dias”.

Por outro lado, a CIP está satisfeita com as medidas de apoio fiscal e de redução das contribuições para a segurança social.

A AEP (Associação Empresarial de Portugal) pede  ao Governo que seja feito “mais, muito mais, e com efeito imediato” no estímulo à economia, lamentando que o Governo não tenha ido mais longe nas medidas de apoio à economia e ao emprego.

A AEP considera que, “face ao já avançado, a magnitude do conjunto destas medidas está ainda muito longe de alcançar as reais necessidades” das empresas, notando que os 9,2 mil milhões de euros prometidos equivalem a “menos de 5% do PIB anual português”, longe do pacote de estímulos económicos de Espanha, “que ultrapassa os 16% do PIB anual espanhol”.

Já a AHRESP (Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal) entende as novas medidas “como um esforço e preocupação de resposta” às propostas que a associação fez ao Governo, mas considera que “é necessário mais, nomeadamente no apoio direto à tesouraria das empresas”.

ZAP //

 

2 Comments

  1. Acho que estás enganado. O “parasita” quer o que sempre quis: poder contratar quando precisa de produzir, poder despedir quando não vende para pagar salários. Simples, não era?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.