/

Presidente chinês sabia da gravidade do coronavírus duas semanas antes de o mencionar publicamente

1

(dr) Xinhua

O presidente da China, Xi Jinping

Xi Jinping já tinha conhecimento da gravidade do surto de coronavírus duas semanas antes de falar sobre ele publicamente. O Governo chinês estava a ser acusado de não ter estado atento à crise de saúde pública desde o início.

O presidente chinês, Xi Jinping, sabia da gravidade do coronavírus duas semanas antes de ter falado publicamente sobre o assunto. A conclusão chega após a imprensa estatal chinesa ter divulgado um discurso em que é revelado que Jinping deu instruções às autoridades a 7 de janeiro, embora só tenho mencionado abertamente o surto duas semanas depois.

O líder chinês deu ordens, durante uma reunião do Comité Permanente do Politburo, para a execução de medidas para a prevenção de contágio pelo novo coronavírus. De acordo com o jornal Público, Xi Jinping diz ter autorizado a quarentena em Wuhan, em que vivem cerca de 11 milhões de pessoas.

Só duas semanas depois, no dia 20 de janeiro, é que Xi Jinping falou publicamente sobre a doença e foi reconhecida a epidemia. Foi também a partir desse dia que se confirmou que a doença era transmissível entre humanos.

Os cidadãos chineses pedem agora uma maior abertura e transparência por parte do Governo chinês, de forma a estarem mais e melhor informados sobre o que se está a passar.

Na China, o Governo tem sido acusado de não ter estado atento à crise desde o início, razão pela qual os conselheiros do presidente chinês acharam por melhor divulgar este discurso, que mostra que Xi Jinping tinha conhecimento do que se estava a passar no país.

“Eu acompanhei, a todo o momento, a propagação da epidemia e o progresso nos esforços para a conter, emitindo constantemente ordens oralmente e instruções“, lê-se no discurso divulgado este sábado.

ZAP //

1 Comment

  1. Mas alguém no seu perfeito juízo, duvida que os chinos além deste vírus, como outros SARS que nos têm infectado todos os anos, este SAR chamado Corona e depois a variante covid-19, não têm origem nos laboratórios e a experimentá-los em animais na China? Já viram como eles voltaram a ter nas bancas animais vivos como sapos, rãs e outros?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.