O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou de Portugal como um caso de sucesso na sua visita de Estado a Moçambique, afirmando que o excedente orçamental anunciado pelo Governo “não é uma bizantinice”.
Num longo discurso à comunidade portuguesa em Maputo, conta o Expresso, o Chefe de Estado explicou em detalhe os últimos quatro anos de evolução em Portugal, fazendo uma comparação com a situação em que o país estava na sua última visita a Moçambique.
Durante este tempo, sustentou Marcelo, a taxa de desemprego desceu para o “pleno emprego” e Portugal recuperou a condição de “credibilidade financeira internacional”.
Tudo isto aconteceu, observou o Presidente da República, quando “passámos de um défice no Orçamento do Estado – que estava a ser recuperado mas que ainda existia – para um superavit orçamental. E isso não é uma bizantinice”, disse, citado pelo semanário.
Marcelo não quis de falar de política caseira em Maputo. O Presidente da República não comentou as diretas no PSD nem do Orçamento do Estado para 2020, sustentando esta opção com a “velha regra” de Belém: não falar de política interna fora do país.
Contudo, analisa o Expresso, Marcelo acabou por tocar no OE2020 no discurso “de Portugal” para a comunidade portuguesa e, ao afirmar que o excedente orçamental “não é uma bizantinice”, pode ter causado um certo desconforto no PSD.
De acordo com o jornal, a mensagem de Marcelo soou como um elogio ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro das Finanças, Mário Centeno. Por outro lado, o facto de Marcelo dizer que haver um excedente em Portugal “não é uma bizantinice”, deixa o atual líder do PSD, bem como o seu adversário, com pouca margem.
O partido de Rui Rio, recorde-se, votou contra o OE2020 para 2020 e também Luís Montenegro, ex-líder parlamentar do PSD no tempo da troika e candidato à liderança do PSD, também disse que esse seria o seu sentido de voto.
Marcelo chega esta segunda-feira a Maputo para uma visita de cinco dias, durante a qual vai participar na cerimónia de posse de Filipe Nyusi, reeleito Presidente de Moçambique.
de uma carga fiscal bruta e de não pagarem o que devem…
embora os números não passem de engenharia financeira pq um país com a dívida que nós temos como raio é que tem excedentes?
temos excedentes mas é de chicos espertos e aldrabões!
https://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%ADvida_p%C3%BAblica_de_Portugal
https://www.pordata.pt/Portugal/Administra%C3%A7%C3%B5es+P%C3%BAblicas+d%C3%ADvida+bruta+em+percentagem+do+PIB-2786
Também temos exedentes de ignorantes que, como tu, mesmo não sabendo do que falam, insistem em mandar bitaites completamente ao lado!…
.
Uma dica: tal como o nome indica,
o “excedente orçamental” é relativo ao Orçamento do Estado 2020!
meu caro independentemente do OE, nunca pode haver qq excedente pq devemos a toda a gente.
o que você diz é exactamente o que disse acima, aldrabice da engª financeira e nada mais.
obrigado por me dar razão.
Ah?
Mais uma vez: o excedente é relativo ao orçamento 2020!!
Portugal entrou em crise, o estado decidiu aumentar a carga fiscal brutalmente com a promessa de a baixar quando melhorasse a condição financeira. Agora que melhorou vangloriam-se de excedentes quando deviam era estar a devolver o que pediram de ajuda ao povo. Entretanto fartaram-se de tapar buracos na banca que cobririam na totalidade e até excedia a reposição de carga fiscal. Por exemplo, a que propósito ainda pagamos 23% de IVA na energia, da eletricidade ao gás até de botija (que grande luxo andar com uma botija de gas as costas para aquecer a agua do banho). Baixando para 6% representa cerca de 1000 milhoes em corte de receita, não pode ser segundo estes gestores do pais… Mas esta receita é imoral! Este excedente não vai servir mais do que um novo vicio, um docinho extra para a máquina do estado. Vão inventar novas despesas estapafurdias, provavelmente a reboque de símbolos como o ambiente ou a era digital, provavelmente sem sequer beneficiarem estas áreas e que dificilmente conseguem depois desmamar, como sempre. Entretanto a qualidade de vida e o rendimento útil dos Portugueses sempre a diminuir, num pais de excedentes. Pensem bem, excedente com um povo a viver em dificuldades com gastos básicos acima da média europeia e ordenados bastante abaixo, é pura e simplesmente má gestão do dinheiro público.
Completamente de acordo e, ainda há que diga que temos um governo socialista!!
IVA da electricidade e do gás de botija a 23% para o povo enquanto injectam milhares de milhões de dinheiro públicos na banca privada!…
E que tal tirar uma selfie com o superavit?
Raios…………o Marcelo, atira-nos com uma bizantinice, que me deixou muito perplexo. Tive que me dar ao trabalho de pesquisar o que ele queria quer dizer com isso. Se pudesse falar sem códigos dava jeito para melhor compreensão. Nem todos nós temos um superavit de erudição.
Raios…………o Marcelo, atira-nos com uma bizantinice, que me deixou muito perplexo. Tive que me dar ao trabalho de pesquisar o que ele queria dizer com isso. Se pudesse falar sem códigos dava jeito para melhor compreensão. Nem todos nós temos um superavit de erudição.
Já tinha ouvido há muito tempo atrás. Acho que atualmente está em desuso. Hoje em dia há outras referências geográficas para a mesma ideia (chinesice)
Atenção que quando falamos em défice orçamental estamos sempre a falar de défice primário, logo sem juros!
E pelo que tenho acompanhado em relação à dívida pública, esta tem aumento em valor absoluto muito embora tenha diminuído em valor relativo (em % do pib)
O sr.Predidente faz lembrar aquele indivíduo que depois de beber uns copos perde a noção da realidade e desata a mandar palpites que prejudicam muita gente.
Sr. Presidente deixe de dizer esquisitices, porque o senhor é de unha e carne com o PS, o senhor PSD já não é, mas é um troca tintas, e encobre o governo.
Diz que o desemprego diminui?
Claro os Centros de Formação estão cheios para tapar o desemprego e contratos de trabalho por um dia, uma semana e mês há muitos para tapar o desemprego.
O senhor tapa os buracos da Geringonça porque continua e o senhor apoia esses tachistas que vai do PCP, BE, PAN, PEV, LIVRE. os quais já perderam a identidade, coitados até fizeram tudo para que o orçamente fosse aprovado por PS, por causa da vossa ajuda de falta identidade… O senhor Presidente é bom nos abraços e beijinhos e tirar selfies.
O Rio do PSD se ganhar é uma vitória para o PS, porque o Rio não sabe fazer oposição é um coitado, pois os PSD que votarem no RIO estão cegos ou têm interesses…
Lá tinham que vir os disparates!…
Exacto… o problema do PSD é mesmo o Rio…