Marcelo diz que o excedente “não é uma bizantinice” (e deixa o PSD desconfortável)

António Silva / EPA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou de Portugal como um caso de sucesso na sua visita de Estado a Moçambique, afirmando que o excedente orçamental anunciado pelo Governo “não é uma bizantinice”.

Num longo discurso à comunidade portuguesa em Maputo, conta o Expresso, o Chefe de Estado explicou em detalhe os últimos quatro anos de evolução em Portugal, fazendo uma comparação com a situação em que o país estava na sua última visita a Moçambique.

Durante este tempo, sustentou Marcelo, a taxa de desemprego desceu para o “pleno emprego” e Portugal recuperou a condição de “credibilidade financeira internacional”.

Tudo isto aconteceu, observou o Presidente da República, quando “passámos de um défice no Orçamento do Estado – que estava a ser recuperado mas que ainda existia – para um superavit orçamental. E isso não é uma bizantinice”, disse, citado pelo semanário.

Marcelo não quis de falar de política caseira em Maputo. O Presidente da República não comentou as diretas no PSD nem do Orçamento do Estado para 2020, sustentando esta opção com a “velha regra” de Belém: não falar de política interna fora do país.

Contudo, analisa o Expresso, Marcelo acabou por tocar no OE2020 no discurso “de Portugal” para a comunidade portuguesa e, ao afirmar que o excedente orçamental “não é uma bizantinice”, pode ter causado um certo desconforto no PSD.

De acordo com o jornal, a mensagem de Marcelo soou como um elogio ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro das Finanças, Mário Centeno. Por outro lado, o facto de Marcelo dizer que haver um excedente em Portugal “não é uma bizantinice”, deixa o atual líder do PSD, bem como o seu adversário, com pouca margem.

O partido de Rui Rio, recorde-se, votou contra o OE2020 para 2020 e também Luís Montenegro, ex-líder parlamentar do PSD no tempo da troika e candidato à liderança do PSD, também disse que esse seria o seu sentido de voto.

Marcelo chega esta segunda-feira a Maputo para uma visita de cinco dias, durante a qual vai participar na cerimónia de posse de Filipe Nyusi, reeleito Presidente de Moçambique.

ZAP //

 

 

 

 

 

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

    • Também temos exedentes de ignorantes que, como tu, mesmo não sabendo do que falam, insistem em mandar bitaites completamente ao lado!…
      .
      Uma dica: tal como o nome indica,
      o “excedente orçamental” é relativo ao Orçamento do Estado 2020!

      • meu caro independentemente do OE, nunca pode haver qq excedente pq devemos a toda a gente.

        o que você diz é exactamente o que disse acima, aldrabice da engª financeira e nada mais.

        obrigado por me dar razão.

  1. Portugal entrou em crise, o estado decidiu aumentar a carga fiscal brutalmente com a promessa de a baixar quando melhorasse a condição financeira. Agora que melhorou vangloriam-se de excedentes quando deviam era estar a devolver o que pediram de ajuda ao povo. Entretanto fartaram-se de tapar buracos na banca que cobririam na totalidade e até excedia a reposição de carga fiscal. Por exemplo, a que propósito ainda pagamos 23% de IVA na energia, da eletricidade ao gás até de botija (que grande luxo andar com uma botija de gas as costas para aquecer a agua do banho). Baixando para 6% representa cerca de 1000 milhoes em corte de receita, não pode ser segundo estes gestores do pais… Mas esta receita é imoral! Este excedente não vai servir mais do que um novo vicio, um docinho extra para a máquina do estado. Vão inventar novas despesas estapafurdias, provavelmente a reboque de símbolos como o ambiente ou a era digital, provavelmente sem sequer beneficiarem estas áreas e que dificilmente conseguem depois desmamar, como sempre. Entretanto a qualidade de vida e o rendimento útil dos Portugueses sempre a diminuir, num pais de excedentes. Pensem bem, excedente com um povo a viver em dificuldades com gastos básicos acima da média europeia e ordenados bastante abaixo, é pura e simplesmente má gestão do dinheiro público.

    • Completamente de acordo e, ainda há que diga que temos um governo socialista!!
      IVA da electricidade e do gás de botija a 23% para o povo enquanto injectam milhares de milhões de dinheiro públicos na banca privada!…

  2. Raios…………o Marcelo, atira-nos com uma bizantinice, que me deixou muito perplexo. Tive que me dar ao trabalho de pesquisar o que ele queria quer dizer com isso. Se pudesse falar sem códigos dava jeito para melhor compreensão. Nem todos nós temos um superavit de erudição.

  3. Raios…………o Marcelo, atira-nos com uma bizantinice, que me deixou muito perplexo. Tive que me dar ao trabalho de pesquisar o que ele queria dizer com isso. Se pudesse falar sem códigos dava jeito para melhor compreensão. Nem todos nós temos um superavit de erudição.

    • Já tinha ouvido há muito tempo atrás. Acho que atualmente está em desuso. Hoje em dia há outras referências geográficas para a mesma ideia (chinesice)

  4. Atenção que quando falamos em défice orçamental estamos sempre a falar de défice primário, logo sem juros!
    E pelo que tenho acompanhado em relação à dívida pública, esta tem aumento em valor absoluto muito embora tenha diminuído em valor relativo (em % do pib)

  5. O sr.Predidente faz lembrar aquele indivíduo que depois de beber uns copos perde a noção da realidade e desata a mandar palpites que prejudicam muita gente.

  6. Sr. Presidente deixe de dizer esquisitices, porque o senhor é de unha e carne com o PS, o senhor PSD já não é, mas é um troca tintas, e encobre o governo.
    Diz que o desemprego diminui?
    Claro os Centros de Formação estão cheios para tapar o desemprego e contratos de trabalho por um dia, uma semana e mês há muitos para tapar o desemprego.
    O senhor tapa os buracos da Geringonça porque continua e o senhor apoia esses tachistas que vai do PCP, BE, PAN, PEV, LIVRE. os quais já perderam a identidade, coitados até fizeram tudo para que o orçamente fosse aprovado por PS, por causa da vossa ajuda de falta identidade… O senhor Presidente é bom nos abraços e beijinhos e tirar selfies.
    O Rio do PSD se ganhar é uma vitória para o PS, porque o Rio não sabe fazer oposição é um coitado, pois os PSD que votarem no RIO estão cegos ou têm interesses…

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …