/

Governo vai aumentar função pública acima dos 0,3% previstos

José Sena Goulão / Lusa

O primeiro-ministro António Costa

O aumento para os funcionários públicos em 2020 vai ser superior aos 0,3% previstos no Orçamento do Estado aprovado esta sexta-feira na generalidade.

A percentagem do aumento ainda não está definida, mas, ainda que fique acima dos 0,3%, o aumento dificilmente atingirá os 1% de inflação prevista no Orçamento do Estado para 2020. Além disso, destaca o Público, não atingirá os cerca de 3% que os sindicatos começaram por exigir.

O novo valor do aumento salarial da função pública será fechado em breve, para estar validado antes da votação final global do Orçamento. O objetivo de fechar as negociações com os sindicatos antes de dia 6 de fevereiro, data da votação final global, deve-se à necessidade de satisfazer as exigências do PCP e do BE.

Aliás, a garantia por parte do Governo de que os aumentos da função pública seriam superiores a 0,3% foi essencial para garantir a abstenção do PCP. Esta foi a primeira vez que o partido de Jerónimo de Sousa se absteve.

Além de ceder às exigências da esquerda, António Costa cede também às exigências dos funcionários públicos, depois de ter apresentado uma proposta de Orçamento do Estado que apontava para apenas 0,3%. No início, o Governo mostrava-se inflexível, mas aceitou agora aumentar os funcionários públicos em mais de 0,3%.

Segundo o diário, a proposta pode partir do grupo parlamentar do PCP, do Bloco de Esquerda ou mesmo da bancada do PS. Na segunda-feira, o secretário-geral da UGT, Carlos Silva, disse aos jornalistas que tinha encontrado recetividade da dirigente do PS Ana Catarina Mendes em defender maiores aumentos salariais para os trabalhadores do Estado.

Também em dezembro, Carlos César, presidente do PS, declarou que era favorável a um aumento superior a 0,3% para os funcionários públicos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.