Centeno deu o braço a torcer. OE já passou na generalidade com abstenção do PCP

Manuel de Almeida / Lusa

João Oliveira, líder parlamentar do PCP, anunciou ao final desta manhã que o PCP se irá abster na votação na generalidade do Orçamento do Estado para 2020.

O Governo e PCP encerraram o processo negocial para a viabilização do Orçamento do Estado para 2020. Esta quarta-feira, João Oliveira anunciou no Parlamento que os comunistas (10 deputados) vão-se abster-se na generalidade. Esta é a primeira vez que o partido de Jerónimo de Sousa se abstém na votação de um Orçamento.

No entanto, o líder parlamentar advertiu que reservam o direito de, na votação final global, votarem contra, caso não vejam reconhecidas as suas principais exigências. De acordo com o Diário de Notícias, o PEV também vai optar pela abstenção.

Uma vez que nem o PAN (com quatro deputados) nem o Livre (com uma) irão votar contra, com esta decisão é certo que a proposta de OE2020 já está aprovada na generalidade – mesmo que o Bloco de Esquerda e os três deptutados do PSD/Madeira decidam votar contra.

Segundo as contas do DN, os votos somados do PSD (79), Bloco de Esquerda (19), CDS (cinco), Chega (um) e Iniciativa Liberal (um) somam 105 deputados contra – menos três do que os 108 a favor do PS.

Abertura do PS (e o braço a torcer de Centeno)

Segundo apurou o Observador, a comitiva do PCP saiu do encontro da passada terça-feira  com a abertura do PS para a viabilização, durante a votação na especialidade do OE, de algumas das propostas de alteração que vier a apresentar.

Para que isso aconteça, basta que o PCP faça viabilizar a proposta do Governo. Os comunistas apenas teriam de se abster na votação (o que, sabe-se agora, irá acontecer), caso o Bloco de Esquerda se abstenha também – algo que não ficou fechada na reunião da Mesa Nacional do partido.

João Oliveira já identificou algumas “limitações” na proposta do OE, como a redução do IVA da luz e o aumento extraordinários das pensões, uma questão que o PCP conseguiu negociar com o ministro das Finanças, Mário Centeno, nos últimos Orçamentos do Estado.

Desta fez, o Governo deixou a questão em aberto no documento. Ainda que tenha prometido o “reforço das pensões contributivas de valor mais baixo”, não detalhou calendário ou valor do eventual aumento.

De acordo com o matutino, este tema será uma das propostas de alteração do OE que os comunistas vão apresentar. No entanto, precisa da viabilização por parte do PS, no debate na especialidade que se seguirá à votação de sexta-feira, para passar e entrar nas contas finais de Centeno.

Uma fonte do Executivo adiantou ao Observador que a reunião desta terça-feira com Mário Centeno terá sido “uma reunião mais de pormenor”. António Costa não marcou presenta, mas esta quarta-feira recebe o Bloco de Esquerda em São Bento.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O PCP só quer é tacho, pois deixa passar o orçamento de merd. para ficar no tacho, nada é para o povo é sim pela sua pele e barriga.
    Mas este orçamento passando claro vai levar os portuguêses para o abismo e depois mais uma vez vem a TROICA!
    O PS está a preparar tudo para ir ás eleições anticipadas e deixa o PSD ganhar para fazerem como o Sócrates fez, deixou o país a cair no abismo e o PSD é que salvou o povo português.
    Mas muitos dos portuguêses estão cegos, só vêm Futebol, Touradas, Telenovelas, casados LOV TOP ETC…e assim o COVEIRO DA NAÇÃO TEM GANHO.
    A LEMBRAR O PS ESTÁ A CAMINHO DE CHAMAR A TROICA….MAS SE CHAMAR QUE ELES SE ENTENDEM E NÃO EMPURRAR A MERD. PARA OS OUTROS…
    PSD, CDS E CHEGA DEIXEM A ESQUERDA CAMINHAR PARA UMA NOVA VENUZUELA…
    SENADA FOR FEITO É O CAMINHO CERTO, HÁ DÚVIDAS!!!!!!!!!

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …