Centeno deu o braço a torcer. OE já passou na generalidade com abstenção do PCP

Manuel de Almeida / Lusa

João Oliveira, líder parlamentar do PCP, anunciou ao final desta manhã que o PCP se irá abster na votação na generalidade do Orçamento do Estado para 2020.

O Governo e PCP encerraram o processo negocial para a viabilização do Orçamento do Estado para 2020. Esta quarta-feira, João Oliveira anunciou no Parlamento que os comunistas (10 deputados) vão-se abster-se na generalidade. Esta é a primeira vez que o partido de Jerónimo de Sousa se abstém na votação de um Orçamento.

No entanto, o líder parlamentar advertiu que reservam o direito de, na votação final global, votarem contra, caso não vejam reconhecidas as suas principais exigências. De acordo com o Diário de Notícias, o PEV também vai optar pela abstenção.

Uma vez que nem o PAN (com quatro deputados) nem o Livre (com uma) irão votar contra, com esta decisão é certo que a proposta de OE2020 já está aprovada na generalidade – mesmo que o Bloco de Esquerda e os três deptutados do PSD/Madeira decidam votar contra.

Segundo as contas do DN, os votos somados do PSD (79), Bloco de Esquerda (19), CDS (cinco), Chega (um) e Iniciativa Liberal (um) somam 105 deputados contra – menos três do que os 108 a favor do PS.

Abertura do PS (e o braço a torcer de Centeno)

Segundo apurou o Observador, a comitiva do PCP saiu do encontro da passada terça-feira  com a abertura do PS para a viabilização, durante a votação na especialidade do OE, de algumas das propostas de alteração que vier a apresentar.

Para que isso aconteça, basta que o PCP faça viabilizar a proposta do Governo. Os comunistas apenas teriam de se abster na votação (o que, sabe-se agora, irá acontecer), caso o Bloco de Esquerda se abstenha também – algo que não ficou fechada na reunião da Mesa Nacional do partido.

João Oliveira já identificou algumas “limitações” na proposta do OE, como a redução do IVA da luz e o aumento extraordinários das pensões, uma questão que o PCP conseguiu negociar com o ministro das Finanças, Mário Centeno, nos últimos Orçamentos do Estado.

Desta fez, o Governo deixou a questão em aberto no documento. Ainda que tenha prometido o “reforço das pensões contributivas de valor mais baixo”, não detalhou calendário ou valor do eventual aumento.

De acordo com o matutino, este tema será uma das propostas de alteração do OE que os comunistas vão apresentar. No entanto, precisa da viabilização por parte do PS, no debate na especialidade que se seguirá à votação de sexta-feira, para passar e entrar nas contas finais de Centeno.

Uma fonte do Executivo adiantou ao Observador que a reunião desta terça-feira com Mário Centeno terá sido “uma reunião mais de pormenor”. António Costa não marcou presenta, mas esta quarta-feira recebe o Bloco de Esquerda em São Bento.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O PCP só quer é tacho, pois deixa passar o orçamento de merd. para ficar no tacho, nada é para o povo é sim pela sua pele e barriga.
    Mas este orçamento passando claro vai levar os portuguêses para o abismo e depois mais uma vez vem a TROICA!
    O PS está a preparar tudo para ir ás eleições anticipadas e deixa o PSD ganhar para fazerem como o Sócrates fez, deixou o país a cair no abismo e o PSD é que salvou o povo português.
    Mas muitos dos portuguêses estão cegos, só vêm Futebol, Touradas, Telenovelas, casados LOV TOP ETC…e assim o COVEIRO DA NAÇÃO TEM GANHO.
    A LEMBRAR O PS ESTÁ A CAMINHO DE CHAMAR A TROICA….MAS SE CHAMAR QUE ELES SE ENTENDEM E NÃO EMPURRAR A MERD. PARA OS OUTROS…
    PSD, CDS E CHEGA DEIXEM A ESQUERDA CAMINHAR PARA UMA NOVA VENUZUELA…
    SENADA FOR FEITO É O CAMINHO CERTO, HÁ DÚVIDAS!!!!!!!!!

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …