Centeno deu o braço a torcer. OE já passou na generalidade com abstenção do PCP

Manuel de Almeida / Lusa

João Oliveira, líder parlamentar do PCP, anunciou ao final desta manhã que o PCP se irá abster na votação na generalidade do Orçamento do Estado para 2020.

O Governo e PCP encerraram o processo negocial para a viabilização do Orçamento do Estado para 2020. Esta quarta-feira, João Oliveira anunciou no Parlamento que os comunistas (10 deputados) vão-se abster-se na generalidade. Esta é a primeira vez que o partido de Jerónimo de Sousa se abstém na votação de um Orçamento.

No entanto, o líder parlamentar advertiu que reservam o direito de, na votação final global, votarem contra, caso não vejam reconhecidas as suas principais exigências. De acordo com o Diário de Notícias, o PEV também vai optar pela abstenção.

Uma vez que nem o PAN (com quatro deputados) nem o Livre (com uma) irão votar contra, com esta decisão é certo que a proposta de OE2020 já está aprovada na generalidade – mesmo que o Bloco de Esquerda e os três deptutados do PSD/Madeira decidam votar contra.

Segundo as contas do DN, os votos somados do PSD (79), Bloco de Esquerda (19), CDS (cinco), Chega (um) e Iniciativa Liberal (um) somam 105 deputados contra – menos três do que os 108 a favor do PS.

Abertura do PS (e o braço a torcer de Centeno)

Segundo apurou o Observador, a comitiva do PCP saiu do encontro da passada terça-feira  com a abertura do PS para a viabilização, durante a votação na especialidade do OE, de algumas das propostas de alteração que vier a apresentar.

Para que isso aconteça, basta que o PCP faça viabilizar a proposta do Governo. Os comunistas apenas teriam de se abster na votação (o que, sabe-se agora, irá acontecer), caso o Bloco de Esquerda se abstenha também – algo que não ficou fechada na reunião da Mesa Nacional do partido.

João Oliveira já identificou algumas “limitações” na proposta do OE, como a redução do IVA da luz e o aumento extraordinários das pensões, uma questão que o PCP conseguiu negociar com o ministro das Finanças, Mário Centeno, nos últimos Orçamentos do Estado.

Desta fez, o Governo deixou a questão em aberto no documento. Ainda que tenha prometido o “reforço das pensões contributivas de valor mais baixo”, não detalhou calendário ou valor do eventual aumento.

De acordo com o matutino, este tema será uma das propostas de alteração do OE que os comunistas vão apresentar. No entanto, precisa da viabilização por parte do PS, no debate na especialidade que se seguirá à votação de sexta-feira, para passar e entrar nas contas finais de Centeno.

Uma fonte do Executivo adiantou ao Observador que a reunião desta terça-feira com Mário Centeno terá sido “uma reunião mais de pormenor”. António Costa não marcou presenta, mas esta quarta-feira recebe o Bloco de Esquerda em São Bento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …