Costa lança farpa: Governo não anda “à procura da carochinha” para aprovar OE

António Cotrim / Lusa

António Costa está convicto de que a proposta do Orçamento do Estado é a melhor dos últimos cinco anos e quer fechar as negociações esta terça-feira.

Esta terça-feira, o primeiro-ministro retoma as negociações com delegações do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista, tendo em vista a aprovação do Orçamento do Estado para 2020. António Costa quer fechar as negociações hoje, mas as reuniões podem não ser conclusivas.

Ao que a Renascença apurou, os partidos de esquerda estão pouco confiantes neste prazo e estão preparados para negociações que podem durar até ao debate orçamental, marcado para a próxima quinta e sexta-feira.

No entanto, o secretário-geral do PS afirmou que o seu Governo apresentou uma proposta de Orçamento de continuidade, que os parceiros dos socialistas estão à esquerda e que o seu partido não vai andar à deriva.

Os recados foram deixados na abertura do jantar de Natal e de Ano Novo do Grupo Parlamentar do PS, em Lisboa, num discurso em que disse esperar “que ninguém se equivoque sobre o significado político das últimas eleições legislativas”.

“O país disse que apreciou e validou politicamente a solução encontrada na anterior legislatura, dando agora mais força ao PS. Esta não vai ser uma legislatura onde o PS anda à deriva ou à procura de uma carochinha.”

Segundo o primeiro-ministro, a linha seguida pelo PS foi definida nas eleições primárias de setembro de 2014 “e tem sido reafirmada desde então”. “O PS sabe bem qual o seu campo e qual a sua linha de atuação. Sabemos quais são os nossos parceiros e os nossos adversários. Há dois polos na vida política portuguesa. E o PS lidera um desses polos. É por aí que vamos.”

Por isso, a proposta de Orçamento do Estado de 2020 que o Governo apresentou “é de continuidade face à política orçamental seguida desde 2016“. “Se esta política tem dados bons resultados, qual a razão para mudar e correr riscos de ter maus resultados? Esta é a nossa linha política. A proposta de orçamento é de continuidade.”

Mais à frente no seu discurso, António Costa considerou mesmo que a quinta proposta de orçamento que um Governo por si liderado apresenta à Assembleia da República “é a melhor de todas”.

“Era o que faltava se a falta de défice fosse o diabo”

Também esta segunda-feira, António Costa considerou inaceitável quem encare a falta de défice como “o diabo” em Portugal e frisou que continuará a reduzir a dívida para poupar em juros e aumentar a capacidade de investimento.

“Era agora o que faltava que, depois de anos, anos e anos a ouvir dizer que o défice era o diabo, agora o diabo passasse a ser a falta de défice. Entendamo-nos, precisamos de boas contas públicas para continuar a melhorar a vida dos portugueses”, disse, num dos vários recados que enviou às forças políticas com quem está a negociar o Orçamento.

Perante os deputados do PS, Costa defendeu que “ninguém pode dar um exemplo de uma promessa por cumprir pelo Governo só para poder ter este resultado orçamental ou para ter este crescimento económico”. “Este debate orçamental é muito importante, porque é o primeiro desta legislatura, mas também porque representa a reafirmação clara que não vamos mudar de rumo.”

Em defesa da manutenção de uma trajetória de consolidação orçamental em Portugal, o secretário-geral do PS sustentou que os resultados alcançados estiveram alicerçados “no bom desempenho da economia e numa gestão rigorosa dos orçamentos”. “Quanto menos défice tivermos, menos dívida teremos. E quanto menos dívida tivermos, menos juros iremos pagar. Quanto menos juros tivermos de pagar, mais dinheiro temos para investir onde é necessário.”

Depois, numa mensagem dirigida às outras forças políticas, António Costa afirmou: “Quem nos pede mais investimento nas forças de segurança, nas Forças Armadas, na saúde, na educação, na agricultura, só há uma coisa que nos têm de dizer, porque ou nos dão mais impostos ou então querem voltar a ter mais défice e mais dívida”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. SOU SOCIALISTA SIM, MAS NÃO SOU DO XUXUALISMO DE ANTÓNIO COSTA (DIGO A VERDADE)
    Esse Maçon do António Costa é mentiroso e é um ser perigoso.
    É o COVEIRO DA NAÇÃO, e lamento é os portuguêses votarem nesse COVEIRO.
    Poios já sabemos que tem o voto seguro da FUNÇÃO PÚBLICA e dos IDOSOS, são esses seus fieis e são os mesmos cada vez mais enganados…
    Continuem e verão os portuguêses cairem no abismo….
    A LEMBRAR FOI O PARTIDO SOCIALISTA QUE CHAMOU A TROICA, O 1.º FOI MÁRIO VSOARES POR DUAS VEZES e depois outro e mais outro que foi Sócrates que deixou o país a caír no abismo, depois foi levantado graça ao PSD E CDS é a verdade.
    Pois sou verdadeiro e realista sou SOCIALISTA SIM MAS NÃO DESSE XUXUALISMO DE ANTÓNIO COSTA E SEUS SEGUIDORES COM A SUA ASSEMBLEIA FAMILIAR…
    POIS MEUS AMIGOS A VERDADE FAZ DOER A ALGUNS É A REALIDADE,,,

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …