/

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

2

Manuel Araújo / Lusa

Reunião do Conselho de Ministros para assinalar os dois anos de Governo, em Aveiro

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último.

O primeiro-ministro, António Costa, apresentou ao Presidente da República o maior Executivo governamental desde 1976.

Os cálculos foram feitos e divulgados esta terça-feira pelo Correio da Manhã, cruzando os números do atual Governo e orçamentos dos respetivos gabinetes com as despesas incluídas no Orçamento do Estado para 2019 — em linhas gerais, 64 milhões de euros para manter em funcionamento 60 gabinetes ministeriais.

De acordo com o jornal, os ministros têm, no mínimo, uma verba de um milhão de euros, enquanto os secretários de Estado dispõem de uma verba a rondar os 700 mil euros, em média.

O Jornal de Notícias dá conta que o novo Executivo de António Costa vai custar, durante os próximos quatro anos, mais 15% em salários do que na legislatura anterior, uma vez que há mais nove elementos na equipa de Governo.

António Costa irá auferir 4.900 euros brutos mensais (por 14 meses), mais 1.960 euros de ajudas de custo (por 12 meses). Por sua vez, cada um dos 19 ministros irá receber 4.200 euros brutos e 1.680 euros de ajudas. Já os 50 secretários de Estado, vão receber 3.900 euros mensais e 1.365 em subsídios.

Costa levou esta segunda-feira a Belém a lista dos 50 secretários de Estado do Governo para a próxima legislatura – mais sete do que o Executivo anterior -, de onde se destacam nomes como o de Nuno Artur Silva, ex-administrador da RTP, ou promoções como a de João Galamba, atual secretário de Estado da Energia, que passa a ser também Adjunto e torna-se o número dois do Ministério do Ambiente.

Patrícia Gaspar, a segunda comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), vai ser uma das novas secretárias de Estado. O diário frisa que a comandante, que foi conhecida pelas conferências de imprensa durante os incêndios de 2017, será a primeira mulher a ocupar a cadeira da Secretaria de Estado da Proteção Civil.

Os ministros das Finanças e das Infraestruturas e da Habitação, Mário Centeno e Pedro Nuno Santos, mantém as equipas da anterior legislatura.

Quanto à lista dos 19 ministros que compõem o Executivo, foi conhecida na passada terça-feira. Houve saídas, como a de José Vieira da Silva e a de Luís Capoulas Santos, e também promoções de atuais secretários de Estado a ministros, como foi o caso de Maria do Céu Albuquerque, que se prepara para ser a nova ministra da Agricultura.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.