/

Costa leva a Marcelo os novos secretários de Estado. Patrícia Gaspar sobe ao Governo

Miguel A. Lopes / Lusa

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo.

O encontro, marcado para as 11 horas, acontece depois de António Costa ter apresentado na passada terça-feira o elenco de 19 ministros do novo Executivo para a próxima legislatura, a que Marcelo Rebelo de Sousa deu o seu assentimento.

De acordo com o Jornal de Notícias, Patrícia Gaspar, a segunda comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), vai ser uma das novas secretárias de Estado. O diário frisa que a comandante, que foi conhecida pelas conferências de imprensa durante os incêndios de 2017, será a primeira mulher a ocupar a cadeira da Secretaria de Estado da Proteção Civil.

Patrícia Gaspar foi a escolha de António Costado secretário-geral socialista, bem como de Eduardo Cabrita, ministro que tutela a Proteção Civil.

O juiz desembargador Antero Luís será o próximo secretário de Estado da Administração Interna, integrando também a equipa de Eduardo Cabrita.

É a Rádio Renascença que avança com o nome do juiz esta segunda-feira, dando conta que Antero Luís regressa a uma área que conhece bem: foi diretor-geral do Serviço de Informações de Segurança entre 2005 e 2011 e foi depois secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna durante três anos.

Na lista que Costa levou a Belém, entretanto divulgada na íntegra, destaque ainda para as estreias de Nuno Artur Silva, no Cinema, Audiovisual e Media, Susana Amador, na Educação e Jamila Madeira, na Saúde.

Os ministros das Finanças e das Infraestruturas e da Habitação, Mário Centeno e Pedro Nuno Santos, mantém as equipas da anterior legislatura.

De acordo com o semanário Expresso, as Secretarias de Estado sobem para 50, mais sete do que o Executivo anterior. O jornal Público destaca que há 22 caras novas. Contas feitas, o XXII Governo de Portugal vai ter 70 elementos.

No encontro desta segunda-feira com Marcelo, António Costa deverá ainda revelar que Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, que estará a cargo da nova ministra Alexandra Leitão, ficará com a pasta das autarquias. Esta informação foi avançada por Luís Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário na SIC.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.