Mais de metade dos entrevistados numa sondagem da Aximage para o Jornal Económico acredita que António Costa teve conhecimento dos factos relacionados com a recuperação das armas furtadas dos Paióis Nacionais de Tancos.
A sondagem da Aximage para o Jornal Económico revela que mais de metade dos inquiridos acredita que António Costa teve conhecimento dos factos relacionados com a recuperação das armas furtadas de Tancos e quase três em cada dez pensam que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve ao corrente dessas peripécias.
Segundo “Os efeitos do caso Tancos no voto dos portugueses”, sondagem realizada entre 26 de setembro e 2 de outubro, 50,8% dos eleitores consideravam que Costa teve conhecimento do que estava a ocorrer, enquanto 32,9% julgavam que nada sabia. 16,3% não tinham opinião.
Em relação a Marcelo, 28,7% pensavam que o Presidente tomou conhecimento dos factos relacionados com a recuperação das armas, enquanto 55,3% julgavam que não e 16% não tinham qualquer opinião.
O matutino adianta ainda que os entrevistados que tencionavam votar no PAN eram os que mais acreditavam no conhecimento do primeiro-ministro (80,3%), seguindo-se os eleitores do PSD (75,4%) e só depois os do CDS-PP (64,3%). No extremo oposto, apenas 23,5% dos eleitores socialistas indicaram crença no conhecimento de Costa, bem como 41,9% dos comunistas e 42,7% dos bloquistas.
Quanto ao conhecimento por parte de Marcelo, destacavam-se os eleitores do PAN (38,7%), CDS-PP (34,3%) e Bloco de Esquerda (30,2%) entre aqueles que mais ficaram com essa impressão. Do lado oposto, os comunistas (29,2%), sociais-democratas (28,2%) e sobretudo os socialistas (18,8%).
Cerca de metade dos inquiridos consideraram que o “caso de Tancos” viria a ter uma influência muito grande ou grande (26%) ou pequena e muito pequena (23%) no resultado das eleições legislativas. Daqueles que viam influência, os partidos beneficiados eram o PSD, com 63,8%, e o Bloco de Esquerda, com 14,3%. O grande prejudicado era o PS para 81,1% desses eleitores.
Se Costa sabia, então antes dele o Presidente da Republica já sabia também pois a casa militar do presidente sabia de tudo!
Hummmm… .curioso o que a Ana sabe. Tem a certeza do que diz?! Olhe que há por aí outras teorias mais complexas.
O Chefe da Casa Militar sabia…
O Presidente da República é o Chefe Supremo das Forças Armadas…
O 1º. Ministro não tem nenhuma autoridade hierárquica sobre as Forças Armadas…
O Ministro sabia? PARECE que sim…
O 1º. Ministro sabia? Não sei mas, talvez…
O Presidente sabia? Não sei MAS ESTOU CONVICTO QUE SIM OU, ENTÃO, É INCOMPETENTE, NÃO SERVE PARA CHEFE SUPREMO DE QUEM NÃO O RESPEITA, DE QUEM NÃO LHE É LEAL COMO DEVE SER…
Então o General sabia(?!), o General Chefe demitiu – se (?!), o Chefe da Casa Militar demitiu – se (?!) e o Chefe Supremo, não? Olha para o lado, sacode a água dos galões de Chefe Supremo das F. A. e….
Porque atacam o 1º. Ministro (se calhar com razão) e NÃO ATACAM QUEM MANDA NOS QUE FIZERAM A ALDRABICE…?
Quando o Subalterno se ultrapassa pela positiva deve ser louvado (independentemente do seu superior hierárquico, aprendi eu na tropa enquanto oficial…)
Quando o Subalterno falha deve ser penalizado (adequadamente) e, se o caso for grave, o seu SUPERIOR HIERÁRQUICO DEVE ASSUMIR AS RESPONSABILIDADES PELA FALHA, ATÉ ÁS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS ADEQUADAS AO ACTO…
NÃO É ASSIM EXMO. SENHOR PRESIDENTE?!…
E quem teria vantagem com o encobrimento da recuperação? O Presidente da República? Não me parece. O Governo? Parece-me que sim. Sobretudo depois do drama dos fogos onde tinha revelado toda a sua incompetência.
Ah?
Os únicos que tinham interesse no encobrimento da recuperação eram os envolvidos e a PJM!!
Mais ninguém!
Só falta dizer que a responsável por isto tudo foi a Rosa Grilo… para mandar o triatleta com o carvalho…
Maioria, de uma amostra de 2171 entrevistas… que responderam na base do “achismo/bitaite”!…
Quando não há noticias, faz-se uma sondagem sobre uma coisa qualquer para entreter…