Mais de 25 mortes foram registadas durante os novos confrontos entre manifestantes e a polícia na manhã desta quinta-feira em Kiev, ignorando o cessar-fogo acordado na quarta-feira.
Os confrontos entre manifestantes armados e a polícia em Kiev provocaram pelo menos 25 mortos desde o início da manhã. A AFP avança este número com base na contagem de corpos espalhados na Praça da Independência, no centro de Kiev, apesar de os media locais apontarem para mais de 35 mortos.
Algum tempo antes, centenas de manifestantes já tinham carregado e empurrado as barreiras policiais em Maidan, na praça da Independência.
Os confrontos recomeçaram apesar do cessar-fogo decretado ontem pelo Presidente ucraniano, Viktor Yanukovych.
O cessar-fogo em vigor tenta encontrar um caminho para a solução do conflito entre poder e oposição, depois de um balanço de pelo menos 28 mortos nos conflitos desta terça e quarta-feira e quase 300 pessoas a receber tratamento hospitalar.
Vários políticos europeus estão na Ucrânia para reuniões com poder e oposição.
Laurent Fabius, ministro francês dos Negócios Estrangeiros, publicou esta manhã uma foto da reunião com os principais líderes das forças da oposição Wladimir Klitschko, Arseniy Yatsenyuk e Oleh Tyahnybok.
As manifestações em Kiev começaram em novembro, quando o Viktor Yanukovych decidiu não assinar um acordo de cooperação com a União Europeia, trocando-o por uma aproximação económica com a Rússia.
Rússia e UE trocam acusações de interferência na política interna da Ucrânia.
Em janeiro, os protestos tornaram-se mais violentos, depois de o governo ter adotado novas leis com o objetivo de controlar as manifestações.
ZAP
Crise na Ucrânia
-
5 Novembro, 2024 Tropas norte-coreanas bombardeadas pela Ucrânia pela primeira vez
-
27 Janeiro, 2015 Alerta máximo declarado na Ucrânia devido a avanço dos separatistas
-
22 Janeiro, 2015 EUA acusam Rússia de ter plano para ocupar Ucrânia
-
20 Novembro, 2014 Ucrânia: quase mil pessoas mortas desde o cessar-fogo em setembro
U E fantoches dos EEUU querem é os recursos naturais da Ucránia