885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Giuseppe Lami / EPA

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas 24 horas, 885 novos casos positivos de covid-19 e cinco óbitos.

Lisboa e Vale do Tejo é a região que regista mais infeções, com 330 novos casos de covid-19. Segue-se o Norte (258), o Centro (140), o Algarve (103) o Alentejo (44), a Madeira (8) e os Açores (2).

Dos cinco óbitos, dois foram registados em Lisboa e Vale do Tejo, dois no Centro e um no Notre.

Os internamentos voltam a registar uma descida nas últimas 24 horas. Há 412 doentes internados no país, menos 14 do que os registados no último boletim, e 75 pessoas em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), menos três do que na quarta-feira.

Nas últimas 24 horas, 983 pessoas recuperaram da doença, num total de1.014.772 recuperados desde o início da pandemia. Portugal tem hoje 32.166 casos ativos, menos 103 em relação ao dia anterior, e 28.235 contactos em vigilância.

Em relação à matriz de risco, a incidência do SARS-Cov-2 ao nível nacional está nos 137,4 casos por 100.000 habitantes. Se se contar apenas com o Continente, sobe para 140,1 casos/100.000 habitantes.

Já o índice de transmissão R(t) situa-se nos 0,82 no país e nos 0,81 no continente.

Esta quinta-feira, e numa altura em que quase 85% da população portuguesa já está vacinada, António Costa prepara-se para anunciar o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19, com efeitos a partir de 1 de outubro.

Espera-se que o Executivo anuncie um conjunto de medidas que passam pelo recuo das máscaras obrigatórias, fim dos espaços com lotação limitada ou certificados obrigatórios.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É como tenho vindo a dizer… vão acabar com todas as restrições, avante com o excesso de confiança, e depois o bichinho volta em grande. Só precisamos de esperar.
    Beijinho. 🙂

RESPONDER

"Olé! Olé!": árbitro não gostou e parou o jogo

Atitude muito pouco habitual. Episódio aconteceu num jogo no Brasil e os "culpados" foram os convidados. A Oeirense é o novo campeão da segunda divisão, a Série B, do Campeonato Piauiense. O torneio foi conquistado pela …

Excremento humano, com 2600 anos, encontrado em Hallstatt, na Aústria

Europeus da Idade do Ferro já comiam queijo azul e bebiam cerveja

Amostras de fezes da Idade do Ferro, encontradas na Áustria, mostraram ter dois tipos de fungos usados ainda hoje para fazer queijo azul e cerveja. Em comunicado, os cientistas responsáveis pela pesquisa explicam que as fezes …

Bolsonaro diz ter vontade de privatizar Petrobras e sugere que população poupe combustível

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, criticou ontem a política de preços da petrolífera Petrobras e disse ter vontade de privatizar a estatal, sugerindo ainda à população que economize combustível. As declarações de Bolsonaro foram feitas em …

Caso EDP. Relação arrasa Ivo Rosa por revogar despacho de Carlos Alexandre

O Tribunal da Relação de Lisboa arrasou o juiz Ivo Rosa por ter assumido competências que não lhe pertencem ao ter revogado um despacho de Carlos Alexandre. Os desembargadores Augusto Lourenço e João Lee Ferreira, do …

Afinal, tomar diariamente uma pequena dose de aspirina não previne primeiros ataques cardíacos ou enfartes

Recomendação feita por uma task force norte-americana vem contradizer uma indicação emitida em 2016. Segundo os especialistas envolvidos, os riscos inerentes à toma não superam os benefícios. Os adultos com idade mais avançada a quem não …

Mariana Mortágua, deputada e dirigente do Bloco de Esquerda

Disponibilidade não chega. Bloco quer "acordo político" para viabilizar OE2022

Para o Bloco de Esquerda viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 "precisa de ter um acordo político com o PS", sinalizou Mariana Mortágua. O Bloco de Esquerda acenou com o voto contra e, em pleno …

O primeiro-ministro, António Costa, acompanhado pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues

Governo pisca o olho à esquerda e cede na caducidade das contratações coletivas

Esta quinta-feira, o Governo enviou aos parceiros sociais duas propostas para alterar o Código de Trabalho: a suspensão da caducidade dos contratos coletivos de trabalho e o modelo de arbitragem para ser aplicado depois de …

Bill Clinton, antigo Presidente dos Estados Unidos, foi hospitalizado

Bill Clinton foi admitido na noite de terça-feira no Centro Médico Irvine da Universidade da Califórnia para "ser tratado a uma infeção não ligada à covid". O antigo Presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, com 75 …

Passar muito tempo no Espaço pode aumentar o risco de danos cerebrais

Um novo estudo mostra que os astronautas que passam longas temporadas no Espaço têm mais probabilidade de vir a ter danos cerebrais. Em comunicado, a equipa de cientistas responsável pela investigação explicou ter seguido cinco astronautas …

Físicos fazem medição mais precisa do mundo da idade de um neutrão

Uma equipa de físicos fez a medição mais precisa do mundo da idade de um neutrão. Este avanço da Física pode ajudar a responder a perguntas sobre o Universo primitivo. Já sabemos - com uma incerteza …