//

Em 5 anos os robôs vão ocupar 6% de todos os empregos nos EUA

8

(PD/CC0) tmeier1964 / pixabay

-

Então, está convencida de que o seu médico é um robot?

A robótica e a inteligência artificial realmente são coisas maravilhosas, mas um novo estudo aponta perspectivas assustadores para o futuro.

Segundo a conceituada empresa de pesquisas Forrester, em 2021, cerca de 6% dos actuais empregos nos Estados Unidos serão eliminados, e as tarefas respectivas executadas por robôs.

Chamados de agentes inteligentes, estes sistemas movidos por inteligência artificial poderão entender o comportamento humano e tomar decisões baseadas nessas interacções.

Estes robôs já são capazes de desempenhar certos papéis, como assistentes virtuais ou chatbots, trabalhar em linhas de montagem e mesmo dar aulas durante meio ano sem ninguém perceber.

Por outro lado, sistemas robóticos em rede, automatizados e com alguma complexidade, como por exemplo carros sem motoristas humanos, já estão em desenvolvimento por empresas como a Tesla, a Uber e o Google.

E até a Airbus já anunciou planos para criar táxis voadores autónomos.

Segundo o especialista da Forrester Brian Hopkins, responsável pelo estudo, em 2021 terá início uma grande onda de inovação, que eliminará muitos dos empregos realizados por humanos.

“Os maiores impactos serão sentidos em sectores como os transporte, a logística, atendimento e serviços ao consumidor”, diz Hopkins.

O estudo defende  que os robôs e a inteligência artificial serão os empregados do futuro. Por exemplo, as entregas de encomendas serão feitas por drones, como está a ser testado pela Amazon.

Mais do que isso, talvez nem sequer a encomenda entregue pelo drone tenha sido feita por si: provavelmente,o foi o seu assistente virtual que a fez.

Para outros analistas, como Andy Stern, ex-presidente do Sindicato de Empregados dos Serviços norte-americano, a marca de 6% é preocupante, tendo em conta o cenário económico mundial, onde há uma cada vez maior escassez de empregos a tempo inteiro.

“Teremos pessoas à procura de emprego e com dificuldades para o encontrar. E estas mesmas tendências vão repetir-se em outras áreas como os bancos, o retalho e a saúde”, afirmou Stern.

E há até quem diga que notícias como esta, a dar conta de como evoluiu a taxa de ocupação de empregos por robôs, em 2021 possam estar a ser escritas por um robô

ZAP / Canaltech

8 Comments

  1. OK. Deixa ver se eu entendo. Dispensam os humanos, que ficam sem emprego e alguns a viver precariamente (porque também é essa a tendencia). Depois quem compra e consome o que os robots produzem, trabalhando incansavelmente e sem salário???

    • O seu raciocínio está correcto. E quem os constrói ou os manda construir não querem saber nada disso!!! Estão-se a cagar para as pessoas.
      Isto dos “roubôs” é realmente uma grande tanga. Sou totalmente CONTRA a inteligência artificial (IA). Cenários como os do filme Terminator podem-se tornar bem reais, as pessoas não tenham dúvidas disso. Estamos a brincar com o fogo. “IA” É MUITO PERIGOSA.
      Já cheguei à conclusão que “aqueles que mandam no mundo nos bastidores” querem é acabar com a Humanidade, já pensou bem nisso?

  2. Pois JANEKA, tens toda a razão, mas essa é uma realidade que ninguem,
    mas mesmo ningem… quer discutir…é tabu!!!
    Alias nunca ninguem atribui uma boa parte do desemprego, as novas tecnologias que substituem a mão de obra e tambem a concentração de praticamente todos os serviços nos Lobies (grandes superficies comerciais, etc.)
    Não demorara muito e haverá meia dúzia a acumular a riqueza, outra meia a seus escravos e todos os restantes a mendigar…

    • Veja a quem pertence as GRANDES corporações mundiais e espante-se. TODAS as grandes marcas mundiais pertencem a uma mão cheia de corporações. Grande parte do dinheiro do mundo está nas mãos do “1%”, a “meia dúzia de camafeus”.
      Há gráficos na net a demonstrar isto, não estou a inventar nem é qualquer teoria da conspiração. É FACTO.
      Escravos? Somos todos escravos deste sistema podre e obsoleto que não leva a Humanidade a lado nenhum. Só a caminho da destruição.

  3. A solução é simples : acabar com esses robôs quando algum deles nos aparecer à frente. Que o futuro é sermos substituídos por robôs, pelos vistos, é cada vez mais uma realidade criada pelos lobies da indústria da investigação de inteligência artificial. Não vamos mais longe. Quem hoje vai nas autoestradas e pára para tirar pagar nas portagens da A1 por exemplo, vê o quê? Máquinas a falarem connosco e ranhuras para colocarmos as moedas. As portagens ficaram mais baratas por isso? Não, pelo contrário. Onde ficaram as pessoas que trabalhavam nas portagens? O filme “I-Robot” (https://www.youtube.com/watch?v=-pjmHJoMYb4) é ainda mais exemplificativo que isto ou ainda numa versão ainda mais futurista, o filme “os substitutos” com bruce willis (https://www.youtube.com/watch?v=srMY3t8sJBw). É bonito e é poético onde podemos chegar enquanto humanos para criar coisas fantásticas. Mas isto trata-se de uma invenção que vai pura e simplesmente matar as sociedades e com isso fica o quê? o caos, a anarquia certamente. Não vejo portanto com bons olhos nem com admiração estas invenções que acabam com a nossa forma mais natural de ser : vivermos juntos em sociedade, cada um com o seu espaço…..porque todos nós temos o nosso espaço.
    Disse.

  4. O que está mal é o sistema monetário em si meus amigos porque a evolução tecnológica (a tal má da fita) serve para melhorar a qualidade de vida das pessoas e não o contrário.
    Se retirarem da equação todo o sistema corrupto e desnecessário a que chamamos de capitalismo e as consequentes classes sociais teremos sim um sistema realmente evoluído e com as pessoas em mente e não o dinheiro e poder.

    • Você já tem máquinas que fazem tudo por si e não é preciso terem inteligência artificial.
      Sou contra este sistema monetário corrupto obsoleto E a inteligência artificial!!!

  5. TRENGOS!
    Qual o problema de haver abundancia gerada pela tecnologia? Se desaparecer o “medo” de amanha nao haver para comer, as pessoas serao muito mais felizes, podem dedicar–se a coisas que lhes dao prazer (penso no sexo por ex heheh) como o amor, viajar etc.
    Depois sera preciso lçegislação de forma a destribuir racionalmente a produção dos robots por toda a humanidade. Controlar os nascimentos (sim é importante) etc.
    Viva a tecnologia, pode ser que ainda venha a conhecer um robot que me sustente. Notem, que hoje os funcionarios publicos ja tem robots que os sustentam (os privados), por isso nada de novo!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.