Airbus quer criar táxis voadores autónomos

(dr) Airbus

Conceito artístico de um veículo voador autónomo CityAirbus

Se a ideia da Uber avançar já este mês com automóveis autónomos na sua frota, o que dizer da proposta da Airbus que pretende criar uma rede de táxis aéreos sem condutor, prometendo começar os testes já no próximo ano?

Não faltam filmes de ficção científica que nos mostram as metrópoles do futuro com autênticas auto-estradas no céu por onde circulam milhares de veículos voadores.

Agora, a Airbus pensa tornar essa visão realidade com o seu projecto Vahana – um projecto que aponta como sendo a solução para as necessidades de mobilidade das super-cidades do futuro, que a empresa antevê serem cada vez mais caóticas devido ao aumento populacional.

Os veículos aéreos do projecto Vahana, que poderão transportar passageiros e mercadorias, parecem-se com drones gigantes propulsionados por quatro hélices.

A Airbus diz que muita da tecnologia necessária para tornar este projecto realidade já existe, sendo apenas necessário desenvolver a tecnologia de gestão do controlo de tráfego aéreo que garantisse corredores de circulação ordenados e evitassem a possibilidade de colisões.

Efectivamente, as baterias, os motores e os componentes de aviação já estão disponíveis, mas faltam ainda algumas componentes tecnológicas críticas.

“E é necessária tecnologia fiável para evitar objectos, que já existe na área automóvel mas não na aviação”, diz o engenheiro Rodin Lyasoff, responsável pelo projecto, em nota publicada no site da Airbus.

Se o projecto for bem sucedido, Singapura será o primeiro país a oferecer o serviço, de nome CityAirbus.

(dr) Airbus

Projecto Vahana, da Airbus: taxis voadores autónomos

A ideia não deixa de ser interessante – podermos voar para qualquer lado sem constrangimentos terrestres – e a Airbus diz-nos que isso poderá ser feito a custo reduzido.

Segundo a Airbus, uma viagem na futura aeronave terá um custo equivalente a um serviço de táxi e funcionará de acordo com os princípios da economia colaborativa – tal como a Uber.

Mas a empresa poderá estar a esquecer-se do impacto que as frotas de automóveis sem condutor vão ter na redução do tráfego.

Segundo alguns estudos, essa tecnologia poderá retirar da estrada 90% dos carros, o que acabaria com as filas de trânsito intermináveis que muitas cidades têm actualmente (e diariamente).

E sendo esse o caso, a necessidade de transportes aéreos deste tipo passaria a ser muito mais reduzido – pelo menos do ponto de vista de “evitar o trânsito”.

Espera-se de qualquer forma que o projecto da Airbus avance e seja bem sucedido, e que fique ao critério de cada um decidir de que forma se vai fazer transportar até ao seu destino.

A bordo de um automóvel autónomo, ou um drone voador sem piloto?

ZAP / Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Computação védica no seu melhor..
    Eles retiram dos manuscritos antigos para melhor profitarem do escravo que é o ser humano.. Mas.. “dai pão e circo ao povo” é o que se quer nesta Neo Republica Mundial..

RESPONDER

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …