Airbus quer criar táxis voadores autónomos

(dr) Airbus

Conceito artístico de um veículo voador autónomo CityAirbus

Se a ideia da Uber avançar já este mês com automóveis autónomos na sua frota, o que dizer da proposta da Airbus que pretende criar uma rede de táxis aéreos sem condutor, prometendo começar os testes já no próximo ano?

Não faltam filmes de ficção científica que nos mostram as metrópoles do futuro com autênticas auto-estradas no céu por onde circulam milhares de veículos voadores.

Agora, a Airbus pensa tornar essa visão realidade com o seu projecto Vahana – um projecto que aponta como sendo a solução para as necessidades de mobilidade das super-cidades do futuro, que a empresa antevê serem cada vez mais caóticas devido ao aumento populacional.

Os veículos aéreos do projecto Vahana, que poderão transportar passageiros e mercadorias, parecem-se com drones gigantes propulsionados por quatro hélices.

A Airbus diz que muita da tecnologia necessária para tornar este projecto realidade já existe, sendo apenas necessário desenvolver a tecnologia de gestão do controlo de tráfego aéreo que garantisse corredores de circulação ordenados e evitassem a possibilidade de colisões.

Efectivamente, as baterias, os motores e os componentes de aviação já estão disponíveis, mas faltam ainda algumas componentes tecnológicas críticas.

“E é necessária tecnologia fiável para evitar objectos, que já existe na área automóvel mas não na aviação”, diz o engenheiro Rodin Lyasoff, responsável pelo projecto, em nota publicada no site da Airbus.

Se o projecto for bem sucedido, Singapura será o primeiro país a oferecer o serviço, de nome CityAirbus.

(dr) Airbus

Projecto Vahana, da Airbus: taxis voadores autónomos

A ideia não deixa de ser interessante – podermos voar para qualquer lado sem constrangimentos terrestres – e a Airbus diz-nos que isso poderá ser feito a custo reduzido.

Segundo a Airbus, uma viagem na futura aeronave terá um custo equivalente a um serviço de táxi e funcionará de acordo com os princípios da economia colaborativa – tal como a Uber.

Mas a empresa poderá estar a esquecer-se do impacto que as frotas de automóveis sem condutor vão ter na redução do tráfego.

Segundo alguns estudos, essa tecnologia poderá retirar da estrada 90% dos carros, o que acabaria com as filas de trânsito intermináveis que muitas cidades têm actualmente (e diariamente).

E sendo esse o caso, a necessidade de transportes aéreos deste tipo passaria a ser muito mais reduzido – pelo menos do ponto de vista de “evitar o trânsito”.

Espera-se de qualquer forma que o projecto da Airbus avance e seja bem sucedido, e que fique ao critério de cada um decidir de que forma se vai fazer transportar até ao seu destino.

A bordo de um automóvel autónomo, ou um drone voador sem piloto?

ZAP / Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Computação védica no seu melhor..
    Eles retiram dos manuscritos antigos para melhor profitarem do escravo que é o ser humano.. Mas.. “dai pão e circo ao povo” é o que se quer nesta Neo Republica Mundial..

RESPONDER

Google paga prémios até centenas de milhares de euros para descobrir bugs

A Google aumentou o valor dos prémios que oferece a quem descobrir bugs nos seus produtos e serviços. Alguns dos prémios podem mesmo chegar aos milhares de euros. Ganhar dinheiro ao descobrir bugs é algo desconhecido …

Identificado suspeito do incêndio no estúdio de animação no Japão. Queixa-se de plágio

Esta quinta-feira, um incêndio no estúdio de animação KyoAni provocou 33 mortos e 35 feridos. Confirmadas as suspeitas de que o desastre resultara de fogo posto e que o autor usara gasolina para propagar as …

Nunca ninguém mandou tanto tempo como Benjamin Netanyahu

Benjamin Netanyahu foi o primeiro chefe de Governo de Israel a nascer no país — em Telavive, a 21 de outubro de 1949, um ano após a criação do Estado.  Foi também o primeiro-ministro mais …

Vulcão Etna acordou e entrou de novo em erupção

O Etna voltou a acordar lançando lava de uma das crateras localizadas na área desértica do topo do vulcão siciliano, de acordo com o Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV). A atividade é intermitente …

Agência Europeia para a Segurança da Aviação alerta para limitações dos Airbus 321neo

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) publicou na passada quarta-feira um estudo sobre um problema nos Airbus 321neo que pode dar origem a uma “redução do controle do avião”. O documento alerta todas as …

Carlos Vinícius por 17 milhões no Benfica. É o terceiro reforço mais caro das águias

O Benfica anunciou hoje como reforço o avançado brasileiro Carlos Vinícius, que assina por cinco temporadas, com o clube "encarnado" a pagar 17 milhões de euros ao Nápoles pela transferência. Os encarnados confirmaram a contratação do …

"Acharam que era empregado de mesa". Deputado Hélder Amaral denuncia racismo no Parlamento Europeu

O deputado do CDS-PP Hélder Amaral revela que foi vítima de racismo no Parlamento Europeu. O único deputado afro-descendente com assento parlamentar refere que "acharam que era empregado de mesa". Esta revelação foi feita por Hélder …

Há mais cinco dias para pagar o IVA (e mais mudanças noutros impostos)

Os deputados aprovaram esta sexta-feira, a proposta do Governo que altera diversos códigos fiscais, entre os quais mais cinco dias para o pagamento do IVA e eliminação de garantia para dívidas mais baixas de …

Deputado vai ser testemunha no caso do incêndio de Monchique. Mas não conhece o arguido

O deputado social democrata Cristóvão Norte vai testemunhar em defesa do suspeito do crime de incêndio, que deflagrou em Monchique em 2018, mas não conhece o arguido nem a sua advogada. O deputado foi um dos …

"Sozinhos e perdidos nas contas". O filme da direita segundo Centeno

O tempo das derrapagens e dos orçamentos retificativos pertence ao passado, defendeu, este sábado, o ministro das Finanças, Mário Centeno, considerando que PSD e CDS-PP estiveram na presente legislatura "sozinhos e perdidos nas contas". Estas críticas …