Uber vai ter veículos autónomos na rua já este mês em Pittsburgh

A Ford lançou a promessa de trazer veículos autónomos para o mercado em 2021, mas a Uber não está disposta a esperar tanto tempo e vai arrancar com automóveis sem condutor ainda este mês em Pittsburgh.

Como seria de esperar, trata-se de veículos que ainda têm condutores humanos ao volante para supervisionar o funcionamento do sistema e tomarem os controlos caso seja necessário.

Mas não deixa de ser o primeiro passo na direcção de uma nova era, que irá revolucionar todo o sistema de transportes.

Nesta primeira fase, segundo a Bloomberg a Uber vai usar uma frota de 100 veículos Volvo XC90 modificados, que contam com um alargado conjunto de sensores e computadores, necessários para a capacidade de condução autónoma – e que se encontram muito bem integrados.

A Uber apostou numa técnica bastante eficiente para garantir que não haverá falta de clientes interessados em dar uso a estes automóveis autónomos: as viagens serão gratuitas.

De resto, a questão dos preços também é um ponto que não fica esquecido, e a Uber refere que com os automóveis autónomos, o preço dos transportes irá cair drasticamente.

Há duas razões tal: um Uber autónomo dispensará a necessidade de ter condutores humanos, e os veículos poderão estar em funcionamento 24h por dia sem interrupções.

Considerando que um automóvel particular passa a maior parte do seu tempo parado, só este motivo ajudará bastante a cumprir o objectivo de se tornar mais barato recorrer a este tipo de transportes sempre à disposição do que ter viatura própria.

Pode ser que, finalmente, os taxistas compreendam que o “inimigo” não é a Uber, mas simplesmente o facto de estarem numa profissão em vias de extinção.

Não será de um dia para o outro que o mundo irá mudar dos carros com condutor para os carros sem condutor – mas provavelmente vai acontecer de forma mais rápida do que se pensa.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Harry Potter ganha novo (e estranho) capítulo

Harry Potter e o retrato daquilo que parecia ser um grande monte de cinzas é o título do mais recente pedaço da história protagonizada pelo famoso feiticeiro. Mas não foi J.K. Rowling que o escreveu. Os autores …

Rússia pode cortar a Internet mundial, avisa General britânico

É uma nova ameaça à "nossa forma de vida" e à segurança e economia mundiais. O alerta é do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas do Reino Unido, Stuart Peach, que teme que a Rússia …

Tribunal mantém pena de 30 anos para mulher que alega ter sofrido aborto espontâneo

Um tribunal de El Salvador confirmou a sentença de 30 anos de prisão a uma mulher acusada de homicídio agravado devido à morte do seu recém-nascido. Teodora Vásquez garante que se tratou de um aborto …

WikiLeaks é agora um meio de comunicação social

Um tribunal britânico considerou, em sentença, que o portal de divulgação de informação WikiLeaks é, agora, uma "organização de meios de comunicação". Um tribunal britânico, que avalia casos sobre liberdade de informação, classificou o WikiLeaks como …

Arquiteto Manuel Aires Mateus vence Prémio Pessoa 2017

Esta sexta-feira, o arquiteto Manuel Aires Mateus foi distinguido com o Prémio Pessoa, uma das mais importantes distinções em Portugal. O arquiteto Manuel Aires Mateus é o vencedor do Prémio Pessoa, anunciado esta sexta-feira pelo presidente …

Investigação australiana recomenda fim do celibato na Igreja Católica

Esta sexta-feira, uma investigação australiana sobre abuso sexual de crianças recomendou à Igreja Católica que levante a exigência de celibato ao clero. A Comissão Real da Austrália, que corresponde à procuradoria-geral da república, divulgou esta sexta-feira …

Carrilho absolvido do crime de violência doméstica por falta de provas

O ex-ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho foi absolvido do crime de violência doméstica contra a ex-mulher Bárbara Guimarães. A juíza do processo considera que não há provas suficientes para uma condenação. Manuel Maria Carrilho era …

Ex-dirigente da Cerci da Guarda usa instituição para faturar

O ex-vice-presidente da Cercig, a cooperativa de solidariedade social da Guarda com estatuto de utilidade pública, foi acusado de crime de participação económica em negócio, punível com 5 anos de prisão. De acordo com o Ministério …

Pensões, subsídios e abono de família aumentam já em Janeiro

As prestações sociais pagas pela Segurança Social vão subir já a partir de Janeiro de 2018, fruto do aumento previsto de 1,8% para o chamado Indexante dos Apoios Sociais (IAS). O IAS é o referencial usado …

Lince-ibérico esteve à venda (com urgência) no OLX

Um anúncio no OLX vendia "urgentemente" um lince-ibérico pelo valor negociável de 1500 euros. O Ministério Público já está a investigar o caso. O Ministério Público está a investigar uma possível venda online de um lince-ibérico, …