Uber vai ter veículos autónomos na rua já este mês em Pittsburgh

A Ford lançou a promessa de trazer veículos autónomos para o mercado em 2021, mas a Uber não está disposta a esperar tanto tempo e vai arrancar com automóveis sem condutor ainda este mês em Pittsburgh.

Como seria de esperar, trata-se de veículos que ainda têm condutores humanos ao volante para supervisionar o funcionamento do sistema e tomarem os controlos caso seja necessário.

Mas não deixa de ser o primeiro passo na direcção de uma nova era, que irá revolucionar todo o sistema de transportes.

Nesta primeira fase, segundo a Bloomberg a Uber vai usar uma frota de 100 veículos Volvo XC90 modificados, que contam com um alargado conjunto de sensores e computadores, necessários para a capacidade de condução autónoma – e que se encontram muito bem integrados.

A Uber apostou numa técnica bastante eficiente para garantir que não haverá falta de clientes interessados em dar uso a estes automóveis autónomos: as viagens serão gratuitas.

De resto, a questão dos preços também é um ponto que não fica esquecido, e a Uber refere que com os automóveis autónomos, o preço dos transportes irá cair drasticamente.

Há duas razões tal: um Uber autónomo dispensará a necessidade de ter condutores humanos, e os veículos poderão estar em funcionamento 24h por dia sem interrupções.

Considerando que um automóvel particular passa a maior parte do seu tempo parado, só este motivo ajudará bastante a cumprir o objectivo de se tornar mais barato recorrer a este tipo de transportes sempre à disposição do que ter viatura própria.

Pode ser que, finalmente, os taxistas compreendam que o “inimigo” não é a Uber, mas simplesmente o facto de estarem numa profissão em vias de extinção.

Não será de um dia para o outro que o mundo irá mudar dos carros com condutor para os carros sem condutor – mas provavelmente vai acontecer de forma mais rápida do que se pensa.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Aquecimento global no Pleistoceno elevou nível do mar até 13 metros

O aquecimento global no final do período do Pleistoceno, com temperaturas similares às previstas para este século, reduziu a camada de gelo da Antártida oriental e elevou o nível do mar até 13 metros acima …

Autor dos mais famosos estudos sobre comida viu 13 artigos retirados

O famoso investigador norte-americano está envolvido numa polémica, depois de 13 dos seus estudos científicos terem sido retirados de algumas publicações. É provável que nunca tenha ouvido falar de Brian Wansink mas, tal como recorda o …

NASA observa movimentos tectónicos recentes em Marte

A sonda Mars Express da NASA observou fissuras proeminentes em Marte causadas devido à ação de falhas tectónicas que atingiram a superfície do planeta há menos de dez milhões de anos. As imagens foram capturadas …

Mulher que acusa de abuso juiz nomeado por Trump para o Supremo aceita depor

Christine Blasey Ford, a mulher que acusou de agressão sexual o juiz Brett Kavanaugh, nomeado por Donald Trump para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, aceitou testemunhar perante o Senado, na próxima semana, disse neste …

Hubble deteta radiação nunca antes vista numa estrela de neutrões

Uma invulgar emissão de radiação infravermelha, de uma estrela de neutrões próxima, detetada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA, pode indicar novas características nunca antes vistas. Uma possibilidade é que exista um disco poeirento em redor …

Sócrates acusa direita de estar "empenhada" no processo Marquês

O antigo primeiro-ministro José Sócrates acusou este sábado a direita política portuguesa de estar "empenhada no processo Marquês através da manutenção da procuradora-geral da República". O ex-governante, que esteve neste sábado em Vila do Conde, distrito …

André Ventura vai lançar movimento para destituir Rui Rio

O vereador do PSD em Loures André Ventura vai lançar na próxima semana o movimento Chega, para substituir Rui Rio na liderança e colocar o partido no “espetro ideológico do centro-direita português”. Em comunicado, André Ventura …

Universidade brasileira cria gelado que reduz efeitos colaterais da quimioterapia

Foi criado no Brasil um gelado que ajuda a diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com cancro. Desenvolvido por investigadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o gelado tem três sabores: morango, …

Irmãos portugueses que combatiam pelo Daesh dados como mortos na Síria

Os irmãos Celso e Edgar foram dados como mortos na Síria, revela o jornal Expresso neste sábado. Os dois portugueses eram jiadistas que combatiam pelo autodenominado Estado Islâmico (Daesh). Em Raqqa eram conhecidos pelo seu nome …

Abate de animais nos canis é proibido a partir deste domingo

A lei que proíbe o abate de animais como medida de controlo da população entra em vigor este domingo, no continente, mas os veterinários alertam para o “pouco esforço que foi feito” de adaptação à …