/

Uber vai ter veículos autónomos na rua já este mês em Pittsburgh

A Ford lançou a promessa de trazer veículos autónomos para o mercado em 2021, mas a Uber não está disposta a esperar tanto tempo e vai arrancar com automóveis sem condutor ainda este mês em Pittsburgh.

Como seria de esperar, trata-se de veículos que ainda têm condutores humanos ao volante para supervisionar o funcionamento do sistema e tomarem os controlos caso seja necessário.

Mas não deixa de ser o primeiro passo na direcção de uma nova era, que irá revolucionar todo o sistema de transportes.

Nesta primeira fase, segundo a Bloomberg a Uber vai usar uma frota de 100 veículos Volvo XC90 modificados, que contam com um alargado conjunto de sensores e computadores, necessários para a capacidade de condução autónoma – e que se encontram muito bem integrados.

A Uber apostou numa técnica bastante eficiente para garantir que não haverá falta de clientes interessados em dar uso a estes automóveis autónomos: as viagens serão gratuitas.

De resto, a questão dos preços também é um ponto que não fica esquecido, e a Uber refere que com os automóveis autónomos, o preço dos transportes irá cair drasticamente.

Há duas razões tal: um Uber autónomo dispensará a necessidade de ter condutores humanos, e os veículos poderão estar em funcionamento 24h por dia sem interrupções.

Considerando que um automóvel particular passa a maior parte do seu tempo parado, só este motivo ajudará bastante a cumprir o objectivo de se tornar mais barato recorrer a este tipo de transportes sempre à disposição do que ter viatura própria.

Pode ser que, finalmente, os taxistas compreendam que o “inimigo” não é a Uber, mas simplesmente o facto de estarem numa profissão em vias de extinção.

Não será de um dia para o outro que o mundo irá mudar dos carros com condutor para os carros sem condutor – mas provavelmente vai acontecer de forma mais rápida do que se pensa.

Aberto até de Madrugada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.