Uber vai ter veículos autónomos na rua já este mês em Pittsburgh

A Ford lançou a promessa de trazer veículos autónomos para o mercado em 2021, mas a Uber não está disposta a esperar tanto tempo e vai arrancar com automóveis sem condutor ainda este mês em Pittsburgh.

Como seria de esperar, trata-se de veículos que ainda têm condutores humanos ao volante para supervisionar o funcionamento do sistema e tomarem os controlos caso seja necessário.

Mas não deixa de ser o primeiro passo na direcção de uma nova era, que irá revolucionar todo o sistema de transportes.

Nesta primeira fase, segundo a Bloomberg a Uber vai usar uma frota de 100 veículos Volvo XC90 modificados, que contam com um alargado conjunto de sensores e computadores, necessários para a capacidade de condução autónoma – e que se encontram muito bem integrados.

A Uber apostou numa técnica bastante eficiente para garantir que não haverá falta de clientes interessados em dar uso a estes automóveis autónomos: as viagens serão gratuitas.

De resto, a questão dos preços também é um ponto que não fica esquecido, e a Uber refere que com os automóveis autónomos, o preço dos transportes irá cair drasticamente.

Há duas razões tal: um Uber autónomo dispensará a necessidade de ter condutores humanos, e os veículos poderão estar em funcionamento 24h por dia sem interrupções.

Considerando que um automóvel particular passa a maior parte do seu tempo parado, só este motivo ajudará bastante a cumprir o objectivo de se tornar mais barato recorrer a este tipo de transportes sempre à disposição do que ter viatura própria.

Pode ser que, finalmente, os taxistas compreendam que o “inimigo” não é a Uber, mas simplesmente o facto de estarem numa profissão em vias de extinção.

Não será de um dia para o outro que o mundo irá mudar dos carros com condutor para os carros sem condutor – mas provavelmente vai acontecer de forma mais rápida do que se pensa.

Aberto até de Madrugada

RESPONDER

Além de um ícone da ciência, Marie Curie também foi uma heroína de guerra

Marie Curie foi, além de uma cientista conceituada, vencedora de dois prémios Nobel, uma filantropa que usou as suas competências na área da ciência para ajudar a salvar vidas na I Guerra Mundial. Se perguntarmos a …

Incêndios: Costa garante que "nada ficará como dantes", a ministra "não teve férias"

O primeiro-ministro pediu hoje consenso político para a aplicação das recomendações da comissão independente aos fogos de junho e prometeu que, no fim dos incêndios, o Governo assumirá totais responsabilidades na reconstrução do território e …

Mosteiro alemão com 900 anos vai fechar. Não há monges

Um antigo mosteiro na Alemanha, com quase nove séculos de actividade, está prestes a fechar as portas, devido a problemas financeiros e à escassez de monges. À medida que a Igreja Católica vê declinar significativamente o …

Furacão Ophelia com ventos de 150 Km/h faz três mortos na Irlanda

A Irlanda está em alerta vermelho com os ventos provocados pelo furacão a atingirem os 150 km/h. A tempestade provocada pelo furacão Ophelia causou esta segunda-feira a morte de três pessoas na Irlanda, segundo informações da …

Oposição venezuelana não aceita resultados das eleições regionais

O Conselho Nacional Eleitoral dá conta de que o PSUV, o partido no Governo, ganhou em 17 dos 23 Estados do país, nas eleições deste domingo. A aliança opositora venezuelana Mesa de Unidade Democrática (MUD) rejeitou, …

Número de mortos em atentado na Somália já ultrapassou os 300

O número de mortos do violento atentado terrorista registado no sábado em Mogadíscio, capital da Somália, já ultrapassou as três centenas, havendo, porém, a certeza que o total vítimas será ainda maior, indicou fonte médica …

Astrónomos detetam um novo tipo de ondas gravitacionais: "O princípio de uma nova era"

Segundo os cientistas, as novas emissões de radiação agora detetadas são consequência da fusão de duas estrelas de neutrões numa galáxia distante. Uma equipa internacional anunciou esta segunda-feira ter conseguido ver através da luz e das …

Sal no pão vai baixar ainda mais a partir de 2018

O teor de sal no pão vai baixar ainda mais a partir do próximo ano, de acordo com um protocolo que será assinado, esta segunda-feira, entre o Estado e a indústria da panificação e pastelaria. Segundo …

Falsos recibos verdes podem enfrentar "aumento de impostos desumano" em 2018

"Um aumento de impostos desumano", é o que antecipa o fiscalista Mendes da Silva sobre as mudanças no regime simplificado dos trabalhadores independentes, os chamados recibos verdes, que estão previstas no Orçamento de Estado para …

Bancos obrigados a comunicar mais cedo transferências para offshores

Os bancos serão obrigados a comunicar mais cedo à administração tributária a lista das transferências realizadas para contas sediadas em paraísos fiscais sempre que as movimentações ultrapassem os 15 mil euros. As declarações deveriam ser feitas …