Estreou-se o primeiro filme escrito por um robô – e ninguém notou

O novo filme do realizador Oscar Sharp, recentemente apresentado no concurso cinematográfico 48hr Film Challenge, foi completamente escrito por um super-computador. Ninguém notou a diferença.

O papel principal de Sunspring, o mais recente filme do realizador britânico Oscar Sharp, foi interpretado por um actor de carne e osso, o canadiano Thomas Middleditch, protagonista da série Silicon Valley, da HBO.

Mas o argumento da curta-metragem deficção-científica foi totalmente escrito por Benjamin, um super-computador com 32 processadores gráficos Tesla K80.

Mais concretamente, o argumento foi criado por uma rede neural artificial – um modelo computacional inspirado no sistema nervoso humano – que analisou a estrutura dos argumentos de filmes que tinham sido adicionados à sua memória.

As redes neurais artificiais são normalmente constituídas por uma espécie de “neurónios interligados” com capacidade de analisar dados e reconhecer padrões, conferindo a um sistema informático a capacidade de “aprender”.

Para concretizar a ideia de um filme com um argumento exclusivamente escrito por uma inteligência artificial, o realizador Oscar Sharp recorreu a um especialista em IA, Ross Goodwin, investigador da Universidade de Nova Iorque.

Benjamin foi “alimentado” com dezenas de argumentos de filmes de ficção científica: dos clássicos Blade Runner e 2001 às sagas Aliens ou Star Wars, passando por Dark City e Brazil, até à comédia Hitchikers Guide to the Galaxy, uma amostra variada do imaginário de cinema fantástico de Hollywood.

E o resultado foi Sunspring, uma intensa e hilariante curta-metragem de 9 minutos, para a qual Benjamin escreveu até a letra da música.

Benjamin tem um estilo muito próprio, excêntrico, quase estranho, com um ar muito original”, diz Goodwin à ArsTechnica.

“Mas ainda assim, o estilo de Benjamin é baseado em padrões que identificou em argumentos escritos por humanos”, realça o especialista em Inteligência Artificial.

“Muitos dos meus amigos nem sequer suspeitam de que o argumento do filme foi escrito por um robô e não por uma pessoa”, diz Goodwin.

Mas há quem diga que pegar numas dezenas de argumentos de filmes de Hollywood, misturar tudo, e espremer um argumento convincente com ar de novo nem sequer é uma ideia assim tão original.

Apenas nunca tinha sido feito por uma máquina.

AJB, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Um filme, ou uma série, ‘estreia-se’. Vá lá, jornalistas, vocês têm grande responsabilidade no uso da língua, é expectável que estejam mais bem informados acerca disso…

RESPONDER

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …

Jesus vai receber título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

O técnico português do Flamengo será condecorado, na próxima segunda-feira, com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A distinção a ser entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi anunciada num cartaz …

Governo compromete-se a concluir processo de regularização dos precários

O Governo comprometeu-se com a conclusão, no início da legislatura, do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), mas sem avançar uma data concreta. O debate temático sobre o PREVPAP, que decorreu …