Estreou-se o primeiro filme escrito por um robô – e ninguém notou

O novo filme do realizador Oscar Sharp, recentemente apresentado no concurso cinematográfico 48hr Film Challenge, foi completamente escrito por um super-computador. Ninguém notou a diferença.

O papel principal de Sunspring, o mais recente filme do realizador britânico Oscar Sharp, foi interpretado por um actor de carne e osso, o canadiano Thomas Middleditch, protagonista da série Silicon Valley, da HBO.

Mas o argumento da curta-metragem deficção-científica foi totalmente escrito por Benjamin, um super-computador com 32 processadores gráficos Tesla K80.

Mais concretamente, o argumento foi criado por uma rede neural artificial – um modelo computacional inspirado no sistema nervoso humano – que analisou a estrutura dos argumentos de filmes que tinham sido adicionados à sua memória.

As redes neurais artificiais são normalmente constituídas por uma espécie de “neurónios interligados” com capacidade de analisar dados e reconhecer padrões, conferindo a um sistema informático a capacidade de “aprender”.

Para concretizar a ideia de um filme com um argumento exclusivamente escrito por uma inteligência artificial, o realizador Oscar Sharp recorreu a um especialista em IA, Ross Goodwin, investigador da Universidade de Nova Iorque.

Benjamin foi “alimentado” com dezenas de argumentos de filmes de ficção científica: dos clássicos Blade Runner e 2001 às sagas Aliens ou Star Wars, passando por Dark City e Brazil, até à comédia Hitchikers Guide to the Galaxy, uma amostra variada do imaginário de cinema fantástico de Hollywood.

E o resultado foi Sunspring, uma intensa e hilariante curta-metragem de 9 minutos, para a qual Benjamin escreveu até a letra da música.

Benjamin tem um estilo muito próprio, excêntrico, quase estranho, com um ar muito original”, diz Goodwin à ArsTechnica.

“Mas ainda assim, o estilo de Benjamin é baseado em padrões que identificou em argumentos escritos por humanos”, realça o especialista em Inteligência Artificial.

“Muitos dos meus amigos nem sequer suspeitam de que o argumento do filme foi escrito por um robô e não por uma pessoa”, diz Goodwin.

Mas há quem diga que pegar numas dezenas de argumentos de filmes de Hollywood, misturar tudo, e espremer um argumento convincente com ar de novo nem sequer é uma ideia assim tão original.

Apenas nunca tinha sido feito por uma máquina.

AJB, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Um filme, ou uma série, ‘estreia-se’. Vá lá, jornalistas, vocês têm grande responsabilidade no uso da língua, é expectável que estejam mais bem informados acerca disso…

RESPONDER

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …

Cientistas fazem múmia de 3.000 anos "falar" (e já a podemos ouvir)

Uma equipa de cientistas recriou o som da voz de um antigo padre egípcio com a ajuda de uma múmia com três mil anos e usando uma combinação de tomografias computadorizadas, impressão 3D e uma laringe …