Estreou-se o primeiro filme escrito por um robô – e ninguém notou

O novo filme do realizador Oscar Sharp, recentemente apresentado no concurso cinematográfico 48hr Film Challenge, foi completamente escrito por um super-computador. Ninguém notou a diferença.

O papel principal de Sunspring, o mais recente filme do realizador britânico Oscar Sharp, foi interpretado por um actor de carne e osso, o canadiano Thomas Middleditch, protagonista da série Silicon Valley, da HBO.

Mas o argumento da curta-metragem deficção-científica foi totalmente escrito por Benjamin, um super-computador com 32 processadores gráficos Tesla K80.

Mais concretamente, o argumento foi criado por uma rede neural artificial – um modelo computacional inspirado no sistema nervoso humano – que analisou a estrutura dos argumentos de filmes que tinham sido adicionados à sua memória.

As redes neurais artificiais são normalmente constituídas por uma espécie de “neurónios interligados” com capacidade de analisar dados e reconhecer padrões, conferindo a um sistema informático a capacidade de “aprender”.

Para concretizar a ideia de um filme com um argumento exclusivamente escrito por uma inteligência artificial, o realizador Oscar Sharp recorreu a um especialista em IA, Ross Goodwin, investigador da Universidade de Nova Iorque.

Benjamin foi “alimentado” com dezenas de argumentos de filmes de ficção científica: dos clássicos Blade Runner e 2001 às sagas Aliens ou Star Wars, passando por Dark City e Brazil, até à comédia Hitchikers Guide to the Galaxy, uma amostra variada do imaginário de cinema fantástico de Hollywood.

E o resultado foi Sunspring, uma intensa e hilariante curta-metragem de 9 minutos, para a qual Benjamin escreveu até a letra da música.

Benjamin tem um estilo muito próprio, excêntrico, quase estranho, com um ar muito original”, diz Goodwin à ArsTechnica.

“Mas ainda assim, o estilo de Benjamin é baseado em padrões que identificou em argumentos escritos por humanos”, realça o especialista em Inteligência Artificial.

“Muitos dos meus amigos nem sequer suspeitam de que o argumento do filme foi escrito por um robô e não por uma pessoa”, diz Goodwin.

Mas há quem diga que pegar numas dezenas de argumentos de filmes de Hollywood, misturar tudo, e espremer um argumento convincente com ar de novo nem sequer é uma ideia assim tão original.

Apenas nunca tinha sido feito por uma máquina.

AJB, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Um filme, ou uma série, ‘estreia-se’. Vá lá, jornalistas, vocês têm grande responsabilidade no uso da língua, é expectável que estejam mais bem informados acerca disso…

RESPONDER

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …