Mais 156 mortes e 10.556 novos casos. É o pior dia da pandemia em Portugal

Alejandro Garcia / EPA

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 156 mortes e 10.556 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o último boletim da DGS, dos 10.556 novos casos, 3793 são na região de Lisboa e Vale do Tejo. No Norte há mais 3628 infetados do que nas últimas 24 horas, no Centro há mais 2136, no Alentejo há mais 475, no Algarve há mais 411 e nos Açores e na Madeira há mais 69 e 44 casos, respetivamente.

No total, o número de pessoas infetadas pela doença desde o início da pandemia é agora de 507.108. Há, neste momento, 116.328 casos ativos, mais 5940 do que na terça-feira.

Estão também confirmadas 8236 mortes devido à covid-19, mais 156 óbitos relativamente às últimas 24 horas. A DGS indica que 67 ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, 36 na região Norte, mais 36 na região Centro, 11 no Alentejo e seis no Algarve.

Segundo a Direção-Geral da Saúde, tratam-se dos valores diários mais elevados desde o início da pandemia em Portugal.

Neste momento, existem 4240 doentes internados em Portugal (mais 197 do que ontem), dos quais 596 estão nos cuidados intensivos (menos três pessoas do que ontem).

O boletim da DGS também aponta para mais 4460 doentes recuperados, verificando-se já um total de 382.544 pessoas. Há ainda 130.887 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde, mais 5591 em relação ao dia de ontem.

O Parlamento aprovou, esta quarta-feira, a renovação do estado de emergência até 30 de janeiro para permitir medidas de contenção da covid-19 com votos favoráveis de PS, PSD, CDS-PP, PAN e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues, uma maioria alargada face às votações anteriores.

O BE voltou a abster-se, enquanto PCP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram contra, uma vez mais.

A covid-19 já matou pelo menos 1.963.557 pessoas no mundo desde o início da pandemia, em dezembro de 2019, segundo o levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP.

Filipa Mesquita Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. É o pior registo ATÉ AGORA… a cada dia que passa, os portugueses descobrem que, afinal, vem sempre um novo recorde para animar a malta. E isso sucederá incessantemente, até o governo admitir que foram dadas demasiadas autorizações no Natal – liberdade de circulação, não-imposição de limite de pessoas nos convívios… – || QUAL quê? Nada disso deveria ter sido permitido por estes trafulhas.

  2. Números alarmantes… salvem as crianças e as empresas – algumas -, MAS, e um “mas” é mesmo isso, NÃO fechem as escolas. Há que votar nos dias 17 e 24 deste mês, sempre com o apoio das conhecidas e idiotas exceções. Vigarice plena destes corruptos de esquerda é o que move o nosso país de pulhas. 😉

  3. Sim, sim, pior dia…
    E quando chumbei a Matemática na Faculdade também foi o pior… mudei de curso, e pronto! Tudo ficou resolvido.

    Sobre estes números: não constituem um recorde, visto que cada novo dia é sempre pior do que o anterior.

RESPONDER

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …