Portugal atinge as 155 mortes diárias. Há mais 7259 casos de covid-19

Caroline Blumberg / EPA

Portugal registou, esta terça-feira, mais 155 mortes e 7259 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, dos 7259 novos casos, 3201 são na região de Lisboa e Vale do Tejo. No Norte há mais 2180 infetados do que nas últimas 24 horas, no Centro há mais 1129, no Alentejo há mais 434, no Algarve há mais 143 e nos Açores e na Madeira há mais 101 e 71 casos, respetivamente.

No total, o número de pessoas infetadas pela doença desde o início da pandemia é agora de 496.552. Há, neste momento, 110.388 casos ativos, mais 1076 do que nesta segunda-feira.

Estão também confirmadas 8080 mortes devido à covid-19, mais 155 óbitos relativamente às últimas 24 horas (o número mais alto de sempre). A DGS indica que 68 ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, 36 na região Norte, mais 36 na região Centro, 12 no Alentejo, uma no Algarve e duas na Madeira.

Neste momento, existem 4.043 doentes internados em Portugal (mais 60 do que ontem), dos quais 599 estão nos cuidados intensivos (mais 32 do que ontem).

O boletim da DGS também aponta para mais 6028 doentes recuperados, verificando-se já um total de 378.084 pessoas. Há ainda 125.296 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde, mais 5004 em relação ao dia de ontem.

Esta terça-feira, à saída da reunião com epidemiologistas na sede do Infarmed, em Lisboa, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que há um grande consenso para que as medidas de confinamento geral a decretar tenham um horizonte de um mês.

A pandemia de covid-19 já provocou a morte de pelo menos 1.945.437 em todo o mundo desde que foi detetada na China no final do ano passado, avança a agência francesa de notícias AFP.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas desenvolveram mini-cérebros (quase) humanos

Cientistas norte-americanos enviaram para a Estação Espacial Internacional (EEI) aglomerados de células nervosas, chamadas de mini-cérebros, que estão, agora, a desenvolver-se de formas que os investigadores não imaginavam ser possível. Os organóides foram criados a partir …

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …