Em 2019, 10 de junho pode ser comemorado na Madeira e em África

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

O Primeiro-Ministro, António Costa, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O primeiro-ministro, admitiu, este domingo, a possibilidade de as comemorações do Dia de Portugal se realizarem junto das comunidades portuguesas em África, no próximo ano. O Presidente da República também já tinha falado da Madeira.

Ainda nada está decidido, mas o primeiro-ministro António Costa, admite a possibilidade de, em 2019, as comemorações do 10 de junho se realizarem junto das comunidades portuguesas num país africano.

“Vamos ver. Ainda não está fixado em definitivo quais vão ser os locais, mas depois de termos estado já na Europa, na América do Sul e na América do Norte, é muito provável que seja junto de uma das nossas comunidades em África que estejamos presentes”, adiantou este domingo.

O primeiro-ministro falava, em Ponta Delgada, à margem das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que este ano se iniciaram nos Açores e prosseguiram ao final da tarde em Boston e Providence, nos Estados Unidos.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também disse, na sexta-feira, que “há de haver um 10 de junho na Madeira”, adiantando que, nesse caso, as comemorações no estrangeiro se poderiam realizar na África do Sul. O Presidente não garantiu, contudo, que tal aconteça já no próximo ano.

Para o primeiro-ministro, é preciso continuar a “estreitar estes laços nacionais” junto das comunidades portuguesas no estrangeiro, não só através das comemorações do 10 de junho, mas através de medidas como a alteração da lei da nacionalidade e o recenseamento automático.

“A nossa terra, a nossa pátria, a nossa história, a nossa geografia forma-se dessa comunidade linguística, mas forma-se também dessa dispersão geográfica. Acho que talvez este ano começando aqui a meio do Atlântico, nos Açores, e dando continuidade do outro lado do Atlântico, em Boston e Providence, é a forma onde melhor encontramos esta síntese”, salientou.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Islâmicos "têm o direito" de matar franceses. Twitter retira comentário de ex-primeiro-ministro da Malásia

A rede social Twitter retirou um comentário controverso do antigo primeiro-ministro malaio ​​​​​​​Mahathir Mohamad, relativo ao debate desencadeado pelas palavras do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o islão. Numa série de mensagens, em que Mahathir Mohamad …

Governo pondera decretar recolher obrigatório e restrições em mais municípios

O Governo está a avaliar avançar com o recolhimento obrigatório e alargar as restrições impostas em Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada a mais municípios, recusando, no entanto, um novo confinamento geral, disse hoje o …

Gigante americana Walmart retira (temporariamente) armas e munições das prateleiras

A gigante de distribuição norte-americana Walmart decidiu retirar temporariamente armas e munições das prateleiras das suas lojas, anunciou na quinta-feira um porta-voz da cadeia. A medida preventiva foi tomada a cinco dias de uma eleição presidencial …

BE afasta para já estado de emergência e defende requisição civil na saúde

A coordenadora do BE afastou para já a necessidade de um novo estado de emergência e defendeu que o Governo utilize toda a capacidade instalada na saúde, se necessário recorrendo à requisição civil dos setores …

Sismo de magnitude 7 abala Turquia e Grécia e provoca mini-tsunami. Pelo menos 4 pessoas morreram

Quatro pessoas morreram no oeste da Turquia, depois de um forte terramoto de magnitude 7 atingir o Mar Egeu na tarde desta sexta-feira. O abalo derrubou edifícios em áreas costeiras e fez pelo menos 120 …

EDP desiste de processo contra o Estado, mas vai levar tarifa social a Bruxelas

A EDP desistiu da litigância judicial com o Estado sobre a contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE), mas vai pedir à Comissão Europeia uma análise sobre o mecanismo de financiamento da tarifa social a …

"Fora com os pretos". Universidades e escolas de Lisboa vandalizadas com mensagens racistas

Várias universidades e escolas secundárias da região de Lisboa foram vandalizadas com mensagens de teor racista e xenófobo. "Viva a Europa Branca" ou "Fora com os pretos" são algumas das frases escritas. Várias pessoas denunciaram esta …

Preços das casas não baixam porque há Fundos a comprar tudo

Apesar de estarmos em plena crise pandémica, os preços das casas não têm sofrido uma baixa significativa. Uma realidade que se pode explicar pelo interesse de alguns Fundos na aquisição de imóveis, com a perspectiva …

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …

CDS tem a "chave" da geringonça açoriana (mas ainda não sabe de que lado vai ficar)

Os Presidentes do PSD e do PS já se reuniram com o líder regional do CDS, Artur Lima. O dilema é entre suportar um executivo PS ou integrar uma coligação à direita. A decisão dos …