/

10 de junho. Marcelo enaltece os “muitos Portugais” pelo mundo

António Araújo / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em Ponta Delgada, nos Açores

O Presidente da República teceu, este domingo, elogios aos “muitos Portugais” que garantem “riqueza” ao país e frisou que não pode ser tolerada discriminação nesta diversidade identitária.

No discurso do 10 de Junho, nos Açores, Marcelo Rebelo de Sousa valorizou “um só Portugal” que existe, mas que é “feito de muitos Portugais, que podem e devem ser diversos”.

“Não toleraremos que [os vários Portugais] sejam discriminados naquilo que de essencial assinala o estatuto da nossa cidadania cívica, económica, social e cultural”, sublinhou.

Numa intervenção curta, de cerca de cinco minutos, o chefe de Estado elogiou a diáspora portuguesa e o “abraço” que Portugal dá “a quem chega, migrantes ou refugiados”, e a cultura de “pontes, diálogos, entendimentos”.

Preferimos a paciência dos acordos, mesmo se difíceis, à volúpia das roturas, mesmo se tentadoras. O multilateralismo realista ao unilateralismo revivalista”, sublinhou Marcelo.

A habitual Cerimónia Militar, que decorreu no centro da maior cidade açoriana, contou com a participação de mais de mil militares dos três ramos das Forças Armadas.

As comemorações do Dia de Portugal, que se iniciaram no sábado, continuam hoje em Ponta Delgada, nos Açores, estendendo-se a Boston e Providence, nos Estados Unidos.

Ao final da tarde, decorre a cerimónia do içar da bandeira nacional na Praça Municipal (‘City Hall’) de Boston, onde terão lugar várias iniciativas promovidas por associações da comunidade portuguesa e lusodescendente do Estado norte-americano de Massachusetts, designadamente o ‘Boston Portuguese Festival’.

As cerimónias terminam com um espetáculo de luzes e fogo no rio da baixa de Providence (Rhode Island), organizado pela comunidade portuguesa.

O estado de Massachusetts acolhe perto de 400 mil portugueses e lusodescendentes; já em Rhode Island, o estado norte-americano mais pequeno, a comunidade portuguesa representa 11% da população (um milhão de pessoas). A maioria são oriundos dos Açores.

Na segunda-feira, as comemorações do Dia de Portugal continuam com uma sessão solene na ‘State House’ de Massachusetts, seguindo-se uma receção no navio-escola Sagres, que estará atracado no porto de Boston.

Antes do regresso a Lisboa, o chefe de Estado visitará o Museu da Baleia de New Bedford.

Já o primeiro-ministro viaja para a Califórnia, numa deslocação de caráter sobretudo económico, em que visitará várias cidades dos EUA, até 16 de junho.

Em 2016, ano em que tomou posse como chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa lançou um modelo inédito de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, acertado com o primeiro-ministro, em que as celebrações começam em território nacional e se estendem a um país estrangeiro com comunidades emigrantes portuguesas.

Nesse ano, o Dia de Portugal foi celebrado em Lisboa e Paris e, em 2017, no Porto e nas cidades brasileiras do Rio de Janeiro e São Paulo.

Este ano, as celebrações iniciaram-se em Ponta Delgada, no sábado, com o içar da bandeira nacional e uma visita às atividades complementares, seguida de uma cerimónia na Câmara Municipal de Ponta Delgada, em que o Presidente da República recebeu a chave de honra do município.

Ao final da tarde, no Palácio de Sant’Ana, decorreu uma receção oferecida pelo presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, antecedida da apresentação de cumprimentos do Corpo Diplomático ao chefe de Estado.

O dia terminou com um concerto na Igreja de São José e um espetáculo de fogo-de-artifício na Avenida Infante D. Henrique.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.