10 anos depois, seis teorias sobre o que aconteceu a Maddie

Facundo Arrizabalaga / EPA

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie

Faz nesta quarta-feira, 3 de Maio, 10 anos que desapareceu Madeleine McCann, criança britânica que estava prestes a fazer 4 anos, e sobram as teorias e as suspeitas e faltam as provas para confirmar o que aconteceu.

O caso do desaparecimento de Maddie continua a surpreender o mundo, porque prossegue o mistério absoluto quanto ao que realmente lhe aconteceu.

Maddie estaria a dormir num apartamento do Ocean Club, na praia da Luz, em Lagos, enquanto os pais, dois médicos britânicos, estavam a jantar com amigos, num restaurante do resort, quando desapareceu.

Morte Acidental

O ex-inspector da PJ, Gonçalo Amaral, que foi o primeiro responsável pelo caso, acredita que Maddie morreu de forma acidental e que a morte da criança foi encoberta pelos pais. A sua teoria é de que estes esconderam o corpo numa arca frigorífica e que o cremaram, ocultado no caixão de uma mulher britânica.

A especialista criminal Pat Brown defende também a tese da morte acidental, alegando que terá ocorrido por “negligência e medicação” dos pais.

Kate, que trabalhava como anestesista, antes do desaparecimento de Maddie, daria aos filhos um medicamento para eles dormirem, segundo defende Gonçalo Amaral, considerando que a menina pode ter morrido em função disso, nomeadamente por causa de problemas cardíacos.

Em entrevista à CMTV, após o canal ter exibido uma grande reportagem sobre o caso, o ex-inspector da PJ nota a marca que Maddie revela num olho, nas fotos divulgadas aquando do seu desaparecimento, frisando que pode ser um sinal de um problema cardíaco.

Official Find Madeleine Campaign

Maddie McCann desapareceu há quase 10 anos

Maddie McCann desapareceu há 10 anos.

Mas nunca foi possível confirmar se ela teria ou não este tipo de problema, uma vez que a PJ nunca teve acesso aos registos médicos de Maddie, que nunca foram cedidos pelas autoridades britânicas, lamenta Amaral.

“Não sabemos nada sobre aquela criança”, diz o ex-inspector, notando ainda, na CMTV, o facto de ela ter sido registada só dois meses depois de ter nascido, algo que define como “muito estranho” num país como o Reino Unido. Amaral refere que haveria dúvidas quanto à paternidade de Gerry.

Kate e Gerry McCann chegaram a ser formalmente constituídos arguidos, pela justiça portuguesa, mas 15 meses depois, o caso foi encerrado sem conclusão. Posteriormente, a investigação foi reaberta e está agora, sob responsabilidade da PJ do Porto.

Director da PJ garante que “pais não são suspeitos”

O director-adjunto da PJ, Pedro do Carmo, sublinhou que os pais de Maddie “não são suspeitos”, numa entrevista ao jornal Expresso onde nota ainda, que nenhuma polícia do mundo poderia ter actuado de forma diferente neste caso.

“Nunca tínhamos tido e não voltámos a ter um caso semelhante“, diz ainda Pedro do Carmo sobre o desaparecimento que a PJ e a Scotland Yard continuam a investigar. “A  relação entre as duas polícias é de grande proximidade e de grande colaboração”, assegura o director-adjunto da Judiciária.

Estas declarações surgem depois de Gonçalo Amaral, o primeiro responsável pelo caso e que foi afastado do mesmo, ter denunciado “pressões políticas” do Reino Unido sobre as autoridades portuguesas, no âmbito da investigação.

Vítima de pedófilo

Outra tese passa pelo rapto da criança por parte de um pedófilo que pode ter acabado por matá-la, escondendo o seu corpo em local incerto.

Um antigo funcionário do resort da Praia da Luz, onde a criança desapareceu, chegou a ser interrogado pela PJ, depois de ter sido suspeito num caso em que um homem entrava em casas de férias de turistas, para abusar de meninas, enquanto dormiam. Testes de ADN ilibaram-no.

Há também relatos de várias testemunhas que alegam terem visto homens suspeitos a rondarem o apartamento dos McCann, nas vésperas do desaparecimento.

A tese de pedofilia envolve também suspeitas em torno de David Payne, médico amigo de Gerry McCann, que terá estado implicado em vários casos de abuso de menores, no Reino Unido, e que estava na Praia da Luz, aquando do desaparecimento.

Payne costumaria dar banho a Maddie e aos outros dois filhos gémeos dos McCann, bem como aos restantes filhos do grupo de amigos.

Gonçalo Amaral descreve ainda, no documentário da CMTV, um relato de uma mulher que terá visto David Payne a fazer um gesto obsceno para Gerry, simulando sexo oral e esfregando um mamilo, a perguntar-lhe se a filha já fazia aquilo.

Neste âmbito das suspeitas de um rapto motivado por razões sexuais, assume-se que Maddie pode estar ainda viva, escondida por um possível pedófilo, num caso semelhante ao da austríaca Natascha Kampusch que foi raptada aos 10 anos de idade e que esteve em cativeiro durante oito anos. Agora com 29 anos, a jovem diz ao The Daily Star que Maddie pode estar a viver “com um novo nome”, sem sequer saber quem é de verdade.

Raptada e vendida a casal rico

Outra teoria de rapto vai ao encontro de que Maddie terá sido levada por uma rede de tráfico de crianças e posteriormente, vendida a um casal rico do Médio Oriente.

Há relatos de testemunhas que garantem ter visto a criança em Marrocos, acompanhada por um homem.

Ao longo de 10 anos, foram mais de 8 mil os avistamentos da criança, um pouco por todo o mundo, o que irá ao encontro desta tese do tráfico infantil. Mas as autoridades nunca conseguiram indícios claros nesse sentido.

Atropelada

Há uma especulação que avança que Maddie pode ter acordado, a meio da noite, enquanto os pais jantavam com os amigos, e que pode ter saído do apartamento para ir procurá-los.

Neste cenário, a criança teria sido atropelada quando saiu para a rua por um condutor que terá, então, escondido o seu corpo.

Queda num fosso

Outra tese que vai ao encontro da ideia de que Maddie pode ter saído do apartamento aponta que a criança pode ter caído num fosso de obras, perto do resort, ficando presa, sem poder pedir ajuda, ou morrendo instantaneamente.

No dia seguinte, com a continuação das obras,  o seu corpo pode ter ficado irremediavelmente escondido nas fundações de cimento.

Estas duas teorias, a do atropelamento e a da queda, esbatem na dificuldade que a criança de quatro anos teria para sair do apartamento, implicando abrir e fechar portas e cortinas.

Vítima de um assaltante

Finalmente, adianta-se que a criança pode ter sido vítima de um ladrão, durante um assalto. A ideia é que Maddie terá acordado com a presença do assaltante e que este, em pânico, a pode ter retirado do local, viva ou morta.

A PJ chegou a interrogar quatro suspeitos de assaltos, com antecedentes, mas não encontrou provas contra eles. E Pedro do Carmo revela ao programa “Panorama” da BBC que eles nunca foram, verdadeiramente, suspeitos.

“Questionamos estas pessoas a pedido da Metropolitan Police e apenas com base no pedido da Metropolitan Police”, sublinha o director-adjunto da PJ, concluindo que nunca foram vistos “como suspeitos do crime”.

O ex-elemento do Sindicato dos Oficiais da PJ, Carlos Anjos, revela ao mesmo programa britânico que a “teoria de roubo é absurda”. “Nem sequer uma carteira desapareceu, não desapareceu a televisão, nada mais desapareceu”, a não ser a criança, frisa.

McCann acreditam que “tudo acabe bem”

Enquanto o enigma prossegue, os pais de Maddie continuam também, a saga pela procura da criança e pela defesa da tese de rapto.

“Eu penso que é tudo inconcebível. Ainda tenho esperança que, no fim, a justiça prevaleça e tudo acabe bem”, refere Kate McCann numa entrevista à BBC, gravada no âmbito do 10.º aniversário do desaparecimento.

“Podíamos gastar todo o nosso tempo e energia a defender-nos e a corrigir incorrecções e mentiras, mas esgotaríamos as nossas forças para procurar a Madeleine, cuidar dos nossos outros filhos e viver a nossa vida”, escreve ainda Kate na página da Internet Official Find Madeleine Campaign.

Os McCann dizem que continuam a acreditar que a justiça vai conseguir chegar ao “raptor” de Maddie e devolvê-la à sua família.

SV, ZAP //

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. Patético… é obvio que foi morte acidental com oculaytação de cadaver… Deviam parar com isto e ter vergonha na cara, especialmente as autoridades portuguesas que participaram nisto… sim, porque PORTUGAL PARTICIPOU NO ENCOBRIMENTO

    • Patético é uma pessoa como você acreditar na policia corrupta.. Judiciaria!!! Que tinha um corruptoe mentiroso do PSD como o Amaral. que também deu a mesma conclusão para o caso da Joana Cipriano… Ha esqueci me o caso da Joana Cipriano entrou em esquecimento desde que a mãe e o tio foram acusados de mata la … Corta la aos pedaços e atirar aos porcos!.. Só queria ver se fosse um dos vossos filhos a desaparecer se tb gostavam de ser acusados como os assassinos. . que estupides

  2. A detecção, por por parte dos cães, de cheiro a cadáver, nas roupas da mãe e da Maddie, no apartamento e até fluídos no carro alugado meses depois, indica que a criança está morta. A tese de Gonçalo Amaral sobre a morte acidental, congelamento e cremação do corpo, para mim, é a que faz mais sentido.

    • Olhe “EU” a conclusão do Gonçalo Amaral dada ao caso da mccan tb foi a mesma para a Joana Cipriano. . e no tentando ambos os casos foram revelados mentiras do Gonçalo Amaral!! Tudo encenado para porem as culpas nos pais.. Isto e a forma mais ridícula do PSD OCULTAR casos polémicos para nao abafar o turismo em Portugal!! Nao conseguem perceber isso?? Se fossem os vossos filhos a desaparecer e vocês a serem acusados de assassinado? Como seria? Já abriram os olhos? Óbvio que nao

  3. Claro que tudo indica que os principais culpados são os pais.
    E analisando toda a situação conforme o agente Amaral conduziu a investigação, e muito bem, depois de tudo que foi feito, não restam muitas dúvidas de quem é a culpa. Basta abandonarem os filhos para ir para as orgias, para serem quase ou totalmente culpados.
    É um casal perfeito que tem gerido uma boa vida, tanto nos meios sociais, como na subsequente extorsão de milhões de euros, à custa de uma menina inocente, que lhes foi para às mãos, já nem se sabe bem como !!!!
    Mas se não se sabe é porque os ingleses, não querem. Simples.
    Quando tiram filhos aos pais, para os venderem ou entregarem a quem bem lhes convém e apetece !!! Que se pode esperar desta gente ?????
    Muito me admira o agente Pedro Carmo, dizer que os pais não são suspeitos !!!
    Aqui à gato ou lebre escondida.
    Sinceramente não estava à espera de ler uma afirmação destas.
    É por estas e por outras que por vezes a justiça demora anos e anos para chegar a certas conclusões.
    Mas depois de tudo que fizeram, inclusivamente como, EU transcreve, os cães não se enganam. Por enquanto ainda não os conseguem comprar…

    • Quando Pedro Carmo afirma que os pais não são suspeitos está, na minha opinião, a aliviar-lhes a pressão, a fazer com que
      os pais se sintam “mais confiantes”. É o primeiro passo para cometerem erros e desmacararem-se a si próprios.

    • Loooool obter comentário e mesmo pá rir?? Certo?? Tu tens as ideias todas ao contrario.. Os cães foram treinados pá procurar cadáveres e sangue sim.. Mas eles nao falaram que era da menina.. E mais … No caso da Joana Cipriano também foi dada a mesma conclusão do Amaral.. Como explicas isso? Consegues explicar? Óbvio que não. . vai pesquisar melhor a historia porque a tua filha pode estar em perigo de ser raptada e tu de seres acusado assassino dela mesmo.. Tal como os mccan e os Ciprianos. . bronco!!!

    • Sr. Jose santos.. Eu na faculdade aprendi que antes de agir tenho que pesquisar.. Então pesquise bem o caso.. Pois a sua filha esta em perigo.. Perigo de si mesmo.. Seu assassino!!

      • Uma coisa é ser lerdo ou palerma (ou apenas “distraído”), mas tu queres mesmo bater todos os recordes de estupidez!!
        Faculdade?!
        Devias começar/voltar ao ensino básico, porque, além da clara falta de inteligência, houve falhas gravíssimas na tua educação – e a culpa não deve ter sido (só) da escola!…
        Além disso, para o bem da humanidade, espero que sejas estéril!

  4. Também foi dito: que teria sido um antigo funcionário do resort, Monteiro, caboverdiano, mas este só foi apontado como suspeito depois de ter morrido; que teria sido o pedófilo idoso que morreu também; que teria sido uma mulher, tipo a Vitoria Beckham… a Vitoria Beckham, não me parece, mas se procurarem uma mulher tipo Olivia Wilde… pode ser que encontrem alguém assim, conhecida ou não dos McCann, das relações profissionais deles ou de apenas de um deles, sei lá, uma relação extraconjugal que não correu bem. Também foi falado que ‘teriam recebido ameaças’. O que é estranho, aliás, foi estranho, a D. Kate, quando constatou que a Maddie não estava no quarto, podia ter gritado ‘a minha filha desapareceu’… consta que disse ‘They took her’. Reparem: ela refere-se a ‘eles’, logo, existem uns ‘eles’ que levaram a filha. Pergunto: Who are they?

    • Lol boa.. Mas essa pergunta toda a gente que raciocina já a fez… Você tava la pá ouvir ela dizer isso? Bom nao interessa.. Ela (mae)deveria chamar logo a policia para bloquearem as saídas de Portugal. . a maddie foi vista no dia seguir em Marrocos com um homem que nem se parecia ser pai dela.. Vejam na internet há fotos.. E testemunhas.. Mas qd a viram nem sabiam que a menina tinha sido raptada.. Dai os mccan ainda terem esperanças de a ver viva..

  5. Na minha opinião ela foi vitima de rapto não consigo acreditar que foram os pais dela qualquer um menos eles .e também não tem nenhuma prova que foram eles, um dia o mistério vai ser desvendado e a justiça vai ser feita.

  6. Existem indícios para a tese da ocultação de cadáver e uma versão fantasiosa e contraditória do grupo, então é óbvio que ha necessidade de aprofundar a investigação nesta linha para responsabilizar finalmente os responsaveis.

  7. Tudo isto muito estranho realmente. Se quando la chegam e ela diz ” eles levaram na ” entao haverá um alguém e um motivo e ela pelo menos sabia desse “eles” como deixa os filhos sozinhos para ir jantar ou sei la o que? Eu acredito que os pais tem culpa sim e aliviam nos da pressão de serem culpados pra ver se eles se descaem em alguma coisa. Mas tambem me pergunto vão andar a procura dela a vida toda? A gastar miles de miles em euros. em Portugal fazem buscas meia duzia de de dias agora com estrangeiros ja vai quase numa duzia de anos.

  8. Bom esta noticia nao tem nem pés nem cabeça.. E só farsas. . primeiro nao faz 10 anos desde que ela desapareceu.. Ela nao desapareceu em 3 de maio de 2009.. Ridículo.. Depois a noticia só serve pá atrair leitores que são granadas detective que só seguem sua intuição em vez de investigarem bem nao culpam os pais pó a deixaram sozinha.. E depois inventam bué.. Ha e tal “eles”… Os cães … O Amaral. E os assassinos dos pais.. É só burros neste pais

RESPONDER

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …

A "ilha dos deuses" do Japão vai cobrar bilhete de entrada aos turistas

Depois de locais como Veneza, em Itália, e a ilha dos dragões de Komodo, na Indonésia, também Miyajima, a "ilha dos deuses" do Japão, irá cobrar bilhete de entrada aos turistas. A ilha localiza-se a uma …

LASK 3-0 Sporting | Derrota rouba primeiro lugar ao leão

O Sporting foi à Áustria perder por 3-0 com o LASK Linz, terminando o Grupo D da Liga Europa no segundo lugar, ultrapassado precisamente pelo seu adversário desta quinta-feira. Com muitas alterações em relação ao …