Gonçalo Amaral diz que Maddie foi congelada e depois cremada

José Sena Goulão / Lusa

O ex-inspetor da Polícia Judiciária (PJ) Gonçalo Amaral

O ex-inspetor da Polícia Judiciária (PJ) Gonçalo Amaral

Gonçalo Amaral, o ex-inspector da Polícia Judiciária que foi afastado da investigação do caso Maddie, voltou ao local do crime para apresentar novas revelações sobre o desaparecimento da menina britânica, em 2007.

O inspector que foi o primeiro responsável pela investigação ao desaparecimento de Madeleine McCann, a 3 de Maio de 2007, voltou à Praia da Luz, ao Ocean Club, no Algarve, ao apartamento onde a criança, então com três anos, terá sido vista pela última vez, no âmbito de uma reportagem da CMTV.

Gonçalo Amaral fala abertamente de várias contradições do caso e defende a teoria da morte acidental de Maddie, já avançada por uma especialista criminal que fala em “negligência e medicação” alegadamente dada pelos pais.

O inspector acredita que Kate e Gerry McCann são culpados da morte da criança e de ocultação de cadáver. Amaral defende que a menina morreu no apartamento, de forma acidental, e que depois os pais esconderam o seu corpo numa arca frigorífica.

Amaral lembra, neste sentido, que os cães da polícia britânica encontraram o odor a cadáver e a sangue dentro do apartamento e de um carro usado pelo casal.

A seguir, de acordo com a versão que o ex-inspector apresenta na CMTV, os McCann terão cremado a criança escondida no caixão de outra mulher britânica.

O ex-inspector relata “informações” de que “três figuras” foram vistas a entrar numa Igreja local, onde os McCann foram vistos a rezar, por várias vezes, “por uma porta lateral”, durante a noite.

“Eles tinham uma caixa e estava para acontecer uma cremação de uma mulher britânica. É possível que os restos da criança estivessem nessa caixa e que tenham sido cremados também”, sustenta Amaral, realçando que “os pais tinham a chave da Igreja”.

A urna da mulher britânica terá sido “encaminhada, no dia seguinte, para cremação em Ferreira do Alentejo”, explica o ex-inspector.

O antigo coordenador da PJ, que foi afastado do caso ao sexto mês de investigação, relata também as pressões políticas de que a sua equipa foi alvo.

“Houve grande pressão política”, aponta, sublinhando que a PJ, o Ministério Público e o governo português se sentiram “intimidados” pela pressão das autoridades do Reino Unido.

A teoria de Amaral é que o facto de o casal pertencer à “classe média/alta britânica” e de “os britânicos não gostarem que os seus doutores façam porcaria no estrangeiro e que sejam condenados por isso”, tenha motivado uma suposta intervenção do próprio governo do Reino Unido na defesa dos McCann.

“Não se deita fora um quadro superior da polícia para se defender um casal que é suspeito e que continua a ser, actualmente, suspeito de qualquer coisa, no mínimo de negligência na guarda dos filhos”, constata o ex-inspector.

Amaral nota ainda que “oito crianças dormiam sozinhas nos apartamentos”, realçando que “há crime de todos os casais” e não apenas dos McCann.

Neste fim-de-semana, durante uma entrevista à BBC, no âmbito do 10.º aniversário do desaparecimento de Maddie, os McCann anunciaram que vão recorrer à justiça europeia contra Gonçalo Amaral, no âmbito da decisão do Supremo Tribunal de Justiça português que revogou a sentença que obrigava o ex-inspector a pagar 500 mil euros ao casal por causa do livro “Maddie: A verdade da mentira”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

50 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente tb acho que foi o q aconteceu á criança, houve muita interferência do RU porque razão?? Isto está muito mal contado desde o inicio…

  2. O mais engraçado sem ter graça nenhuma é o ridículo de tempo e dinheiro despendido com este caso em específico, com tanta pessoa desaparecida. Lamentável mesmo.

    • Especialmente tendo em conta QUANTAS crianças desaparecem por ano nas sociedades “ocidentais”. Se se derem ao trabalho de verificar: Esta teve um investimento de já não sei quantos milhões vindos sabe-se lá de onde, Papa e tudo. E as outras centenas de crianças? Não são gente? Que é que se passa aqui?

    • Não foi nada disso que foi dito pelo Gonçalo Amaral. A notícia está mal escrita. Foi escondida no mesmo caixão de uma senhora inglesa, que estava em câmara ardente na igreja…E seguiu para Ferreira do Alentejo, onde fazem as cremações.

      • Caro/Cara Ju , como já respondemos noutro comentário, o artigo original tinha, de facto, uma imprecisão que já foi rectificada. Agradecemos, de novo, o reparo. Obrigada.

    • Caro José Costa, o artigo original tinha, de facto, uma imprecisão que dava a entender que a cremação teria ocorrido numa “Igreja local” quando de facto terá ocorrido em Ferreira do Alentejo. Esse dado já foi rectificado, pelo que lhe agradecemos o reparo. Obrigada.

  3. E o que o sr. Gonçalo Amaral diz faz todo o sentido.
    Agora, aquelas influências todas de gente importante… Isso traz muita água no bico (mais uma a juntar ao grande rol de coisas inexplicáveis).

    • Vai ler e aprender a historia.. Tás a dar razão a mentira e nao a verdade.. Pesquisa tb o caso da Joana Cipriano.. O Gonçalo Amaral tb foi o grande inspector que inventou a mesma historia.. Será que ninguém acredita que existem pedófilos ou raptores de crianças?? Ou ate mesmo crianças vendidas ou escravizadas? LOL

  4. Sinceramente nem sei como qualificar esta casal de vigários, não têm outro nome.. E oportunistas que têm conseguido levar a vida a enganar toda a gente e receber milhões . Na realidade é um casal muito inteligente que devido à morte de uma filha por negligência deles e mais ninguém (Não deveriam ter deixado os filhos sozinhos em casa). Para mim são mais que culpados, e deviam ser bem castigados pela justiça . Mas como a justiça inglesa defende este tipo de gente, desta forma, nunca devem chegar a ser culpados. pelas manobras bem inteligentes do próprio casal, com ajuda da polícia inglesa.
    Para mim considero o nosso agente Gonçalo de Amaral, muito inteligente, bem como quem o acompanhou nas investigações, e devem saber bem o que se passou, mas já sabemos como isto funciona, e a vida está boa é para os vigarista e mentirosos, porque infelizmente a gente séria, nos tempos que correm é que já não tem credibilidade. E assim vamos levando com estes espertos com cara de santos a viverem à grande e à francesa à custa dos parvos.
    Mas Deus deve lá ter um cantinho guardado para eles.

  5. Porque seria que um investigador como o dr. Gonçalo Amaral colocaria em risco a sua carreira por uma mera suposição???!!! Obviamente que, além da convicção, ele sabe ler as provas… Porque é que os cães deram sinal de cadáver no carro dos pais???!!!

    • Porque que a Joana Cipriano teve a mesma convicção e a mesma conclusão?? Pk que os pais da Joana Cipriano apareceram com os olhos negros em julgamento?? Pk que os mccan pediram auxilio ao governo e políticos do reino unido depois de terem sido acusados de assassinato? Sabe me explicar porque? Sr.perguntas sabes la porque?? O Sr. Amaral estava sim a tentar manter a sua reputação para conseguir entrar nas autarticas visto que o PSD REINA NAQUELE LOCAL. a pala desse Sr. AMARAL QUE AS INVESTIGAÇÕES CONTINUAM.. PK nao foi capaz de agir qd as 23h la chegou. . Então culpou os pais pá manter a sua reputação… Nao? Nao… Não faz sentido pá burros..

    • Ele sabe ler provas?? Que Provas são essas? Os cães disseram lhe que o cheiro e o odor eram da menina? O vídeo gravado dos cães foi testemunhado por outros inspectores (como deve ser feito) que nao sejam da equipa do Amaral? A porrada que a mãe da Joana Cipriano levou. . foi ela que caiu das escadas? Enfim

  6. Claro que os pais de Maddie são culpados, por negligência, da morte da sua filha!
    Foi um acidente doméstico, tudo indica que sim.
    Mas estar na borga com os amigos e deixar 3 filhinhos em casa completamente sozinhos, tem um nome: CRIME!
    A tese do inspector português de que houve uma cremação para esconderem o cadáver, tem muito de verdade. E é razoável.
    Mas as autoridades portuguesas lamberam o cu aos seus congéneres britânicos, deixando de procurar a verdade e condenando Gonçalo Amaral.
    Deixem-no investigar e publicar as suas teses e certezas!
    A nossa PJ é das melhores do mundo!

  7. A tese que defende Gonçalo Amaral, não deixa muitas dúvidas, considerando o que diz.

    Na verdade existe uma criança, que desapareceu sem deixar rasto.

    Como é evidente se fosse uma criança portuguesa, a coisa já não tinha história, mas como é inglesa, sobressai mais uma vez a altivez.

  8. embora ele não afirme,mas coloca toda essa possibilidade derivado a detalhes que se passou depois que o ministerio publico o colocou fora da investigação,Este era um homem altamente qualificado e estava bem perto da verdade…

    • O Palhaço que deitou a vida dele por um cano, e por causa duma suposição. MI5, governo britânico não tem culpa de nada, são uns Santos., e os Portugueses que sofreram uma pressão internacional sem precedentes cederam , e o caso ficou perdido. A nossa PJ é DE FACTO uma das melhores polícias do mundo, e tenho a certeza que o Dr. Gonçalo Amaral sabe da verdade.

  9. Mas afinal quem são estes McCann ???Devem ser descendentes de Deus visto q são intocáveis, quem leu o livro, como eu li, chega à simples conclusão, e evidente, de que Gonçalo Amaral limita-se a relatar os factos, factos e não fatos com q estes McCann se vestem de pele de cordeiro mas ele é um lobo e ela é uma ovelha negra, factos reais, bem investigados por Amaral e que basta usar só um pouquinho da inteligência para concluir que estes excelentíssimos nobres McCann estão enterrados até ao pescoço de culpados que são do desaparecimento da Madeleine… Por favor leiam o livro antes de qualquer julgamento e vão chegar à conclusão que para além de termos perdido um excelente profissional da PJ estes “maravilhosos” pais gozam com tudo e com todos, especialmente com um país inteiro, pequenino mas honrado q é Portugal. É revoltante como mãe ver estes monstros que não tenho dúvidas nenhumas de que são culpados do desaparecimento da Madie fingirem ser bons pais aproveitando-se da bondade das pessoas para lhes “roubarem” dinheiro na procura de um rapto que nunca aconteceu mas q dá muito jeito para angariar fundos. Mr and Mrs McCann you are “guilty” of charges and you know it !!!!!

    • Que Ganda Loooool só leste o livrinho do mentiroso complosivo? Tão vou te dar uma dica investiga o caso da Joana Cipriano e depois vê o documentário da Netflix tá la tudo explicito. . ai vais esclarecer essa tua cabeçinha desorientada e parva…

  10. Existe uma forma de reabrir o processo e se chegar a uma conclusão de se saber quem mente neste caso. “RECONSTITUIÇÃO DO CRIME” porque na realidade de um crime se trata, tudo está escrito e gravado, tudo poderá ser analisado de novo, todos os intervenientes estão vivos, mas aqui é que a porca torce o rabo, os ingleses não estão interessados como nunca estiveram interessados em resolver este caso, basta verificar a forma como eles (Autoridades policiais e Políticos ingleses) forjaram as provas dos vestígios encontrados pelos cães (por sinal até eram ingleses) dentro da própria casa como dentro do carro utilizado pelos pais da criança desaparecida. A existir algumas duvidas, estas provas seriam o bastante para uma incriminação dos pais no mínimo, mas não, estas tiveram que ir para Inglaterra para serem forjadas. Seria bastante longo o meu pensamento sobre este caso o que para mim já deixou de ser caso.

  11. Muito porcaria se diz sobre este caso, mas não irei tecer comentários aos eventuais culpados ou suspeitos, pois creio ser bastante óbvio quem os são. No entanto esta nova teoria, mais uma das centenas que circulam por aí, pode facilmente ser confirmada pela ciência actual, basta haver vontade para isso. Muitas vezes são lançadas estas teorias com segundos objetivos, fazer dinheiro e fazer correr muita tinta nos jornais e meios de comunicação social e até vender livros. Mas mais uma vez abstenho-me disso. Voltando à teoria e como investigador que sou, facilmente tendo acesso às cinzas da pessoa cremada em causa, facilmente se descobrem vestígios ou não da criança. Não é fácil mas consegue-se. A questão é, onde se encontram as cinzas? De certeza que os familiares da referida senhora ficaram com as cinzas, supostamente, pois existem pessoas que as deitam ao mar. Mesmo assim, se existir o recipiente onde elas estivaram, também se consegue alguma comprovação. Basta haver boa vontade, coisa que muitas vezes não existe. Se o casal é inocente, e se fosse no meu caso, eu próprio, com o dinheiro que os mesmos possuem, faria exactamente uma análise independente destas cinzas para provar a inocência…será que o vão fazer? Não me parece…

    • Investigador?? Loool tás acreditar na conclusão mais parva que já ouvi neste caso. A Joana Cipriano que já ninguém se lembra tb desapareceu.. Investigou o caso dela? Nao? Investigue Sr.investigador pois o inspector desse caso tb foi o Sr.Amaral..

  12. penso que há uma maneira de saber: hipnotizar o casal inglês e, sob a hipnose fazer-lhes perguntas e eles responderem, porque desta forma a pessoa hipnotizada fala a verdade e conta tudo direitinho, e depois com prova em gravação áudio das respostas deles e se possível com pessoas a assistirem ao interrogatório, tudo ficava esclarecido em abono da verdade !

  13. Os pais desta criança tinham as chaves da Igreja! Iam lá todas as noites rezar (?)! A Igreja estava em obras! Será que não a esconderam por lá????

  14. Governo português tem que ser firme neste caso e não passar despercebido nem se deixar embalar por ingleses que se julgam mais competentes que os portugueses, erro absoluto
    o caso passou-se em Portugal, não é aos ingleses de envestigar nem de encerrar este caso que no qual não mostram vontade de colaborar, também não se compreende o porquê? retirarem este caso a Gonçalo Amaral no qual foi ele que começou a envestigação.

  15. Fico admirado com todos estes comentários. Até parece que são todos feitos num mesmo sentido. Se até hoje nada se sabe e tudo é dúvida como é possível acusar os Pais de crime? Se a criança tivesse morrido no apartamento, como também é dito, então porque não aceitar o óbito e a seguir fazer-se o funeral? É preciso ser-se masoquista para se andar a entreter uma situação que mexe com os sentimentos dos Pais, Família, Amigos, gastarem-se fortunas com terceiros para que?… senão houver o mínimo de esperança? E como é que ao fim destes anos todos é que aparece a tese da congelação e crematório?. Naturalmente que todas as hipóteses são de admitir, mas onde estão as testemunhas a confirmar o que aconteceu? e se existem porque é que não denunciaram a situação e impediram a cremação?… Ah tantos sês… porque opinar e acusar sempre no mesmo sentido?… Paz aos que se veem envolvidos neste arrepiante caso. Não opino, não defendo, nem acuso, este assunto é muito sério para vermos a facilidade com que se julga…

  16. Todavia, é muito triste que se estrague a vida de um bom profissional a toco de nada. Sim, porque os argumentos que os senhores ingleses apresentaram foram absolutamente nada. Com toda a nossa modéstia portuguesa nunca reconhecemos que a PJ é das melhores e o Reino Unido (que sabe isso muito bem) tratou de não nos deixar investigar como costumamos fazer. Assim, não só ficam com os louros, como comprometem a eficácia da nossa polícia de investigação e mantêm a reputação dos seus médicos. Por que razão havia este casal inglês de estar na posse da chave de uma Igreja portuguesa? Isto já para não falar em todo o à vontade que existe em deixar 3 crianças bem pequeninas a dormir sozinhas num quarto de hotel enquanto os pais vão comer e beber!!! Haja paciência para quem acredita na inocência deste casal exemplar.

  17. No dia do desaparecimento da menina, vários casais estavam a jantar, tendo deixado também os filhos sozinhos em casa a dormir (com doping). No Reino Unido este acto é crime grave. Todos os casais iriam ser incriminados.
    No dia seguinte o embaixador do RU apareceu a que propósito? O segredo permaneceu bem guardado por todos eles do grupo. Caso contrário, todos poderiam vir a cair nas malhas da justiça. Antes do inspector ser arredado do caso, veio o primeiro Ministro inglês ter um encontro inesperado com Sócrates. Nessa altura, também o primeiro Ministro português andava enrolado com o caso do centro comercial, com os sócios ingleses a confirmar o pagamento de luvas. Uma mão lava a outra: a justiça portuguesa encerra o caso Meddie e os ingleses renunciam ao processo em que Sócrates estava indiciado. Daí para cá tem sido um desfiar de pouca vergonha, com o governo e outras autoridades inglesas a financiar todo o teatro até que o caso possa prescrever.

  18. A PJ e o Sr. Inspector Gonçalo Amaral, ficam muito mal nesta História … andaram a procurar GAMBUZINOS durante meses… tarde demais, repararam, que tinham sido ENGANADOS ??? O Sr. Inspector deveria escrever um livro, a explicar como foi enganado… porque foi enganado !!! e bem enganado …

  19. Mas com este caso, gerou uma série na Netflix, que bastante curiosa. Foi revelado uma rede pedófilos na deep web ou Dirtyweb, como seja que ocasionou várias prisões, de pedófilos e traficantes humanos. Não acho sincero o casal _ minha opinião, na vida real não se gastaria 2,5 milhões de libras para encontrar uma criança, tem muita coisa por traz disso, gostaria que fosse. Não temos provas só indícios, da culpa do casal, que na verdade como pais já receberam sua sentença de descaso e irresponsabilidade com seus filhos, criança não se deixa sozinha. Na minha opinião o investigador está certo, eles cometeram um lapso, até porque não existe crime perfeito, até a falta de provas , como digitais e testemunhas são provas negativas , funcionam como rastro de culpabilidade. Esse negócio de falar que não existe crime perfeito , é verdade, mas existe o quase perfeito. Neste caso as evidências foram bem camufladas.

    • Lol aja paciência e pá ler comentários como o seu.. Pesquise a historia da Joana Cipriano em que o Sr. Amaral era o investigador.. E depois veja o documentário da Netflix. .. Ai vai perceber tudinho. . e mais a PJ nao é uma das melhores policias do mundo.. Isso garanto lhe eu!! E sim os pais são os culpados de terem deixados os 3 pequenos sozinho. . Senão fosse isso ela nao teria desaparecido misteriosamente e estas farsas nao viram a publico

  20. O Gonçalo Amaral sempre teve razão…ninguém se mete ao barulho sem ter certezas…esses dois pais são culpados de abandono das crianças que possivelmente estavam drogadas para dormir; houve um acidente e a única hipótese de saírem limpos era transformar tudo num rapto e culpar pedófilos ou traficantes de crianças, que infelizmente também existem, mas não me parece que entrem nesta triste história…sempre me pareceram muito estranhos, constantemente à volta da igreja e com chave nas mãos…igreja que deveria ter sido alvo de uma investigação muito apurada!…e continuam com a tese deles para freguês ver, e nisto tudo, coitada da criança que já não existe, e que foi a vítima que não teve direito à vida, tudo em prole da diversão dos pais e amigos. Cremada ou não, espero que descanse em paz e que seja mais um bonito anjo no céu…porque acredito que cá em baixo na terra, existem dois que nunca terão descanso e que os remorsos os estarão a consumir aos poucos, por muito que a farsa dure… RIP MADDIE!

RESPONDER

Falta de funcionários. Brandão Rodrigues responsabiliza algumas escolas por atraso no processo

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, lembrou que algumas escolas demoraram a iniciar o processo de contratação de funcionários, garantindo que atualmente há muito mais assistentes e novas formas de colmatar as necessidades dos …

Cientistas inventam novo método para testar neurotoxinas letais sem usar cobaias

Os testes em animais não vão ser mais precisos relativamente a um grupo de neurotoxinas mortais, graças a uma nova investigação da Universidade de Queensland, na Austrália. Por mais benéfica que a Ciência seja para a Humanidade, …

México concede asilo a Morales. Ex-Presidente da Bolívia promete regressar "com mais força"

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou na segunda-feira que está de partida para o México, país que lhe concedeu asilo político, mas prometeu regressar brevemente "com mais força e energia", um dia depois de …

Avós e tios do bebé encontrado no lixo vivem em Portugal

Os avós e os tios do bebé recém-nascido encontrado, na semana passada, num caixote do lixo, em Lisboa, vivem em Portugal e já foram contactados pelo embaixador cabo-verdiano. Em declarações ao jornal Público, o embaixador Eurico …

Aranhas e formigas inspiram metal que não se afunda

Cientistas criaram um metal altamente hidrofóbico que não se consegue afundar. As possíveis aplicações deste material estão a entusiasmar a comunidade científica. A tradição de os humanos se inspirarem nos animais e na natureza para algumas …

Hubble capta uma galáxia que tem 12 clones no céu

O telescópio espacial Hubble captou uma galáxia que parece ter sido duplicada várias vezes, aparecendo em regiões distantes do Universo. A galáxia, apelidada de Sunburst Arc, fica a a quase 11 mil milhões de anos-luz da …

Exoplanetas, explosões de estrelas e mais de mil objetos desconhecidos. Vídeo da NASA mostra "a beleza da paisagem cósmica"

https://vimeo.com/371950351 A NASA revelou esta terça-feira um panorama em vídeo do céu austral (hemisfério celestial sul), construído graças a 208 imagens captadas pelo caçador de planetas TESS (Exoplanets in Transit) durante um ano. Em comunicado, a …

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …