McCann recorrem à justiça europeia por indemnização de Gonçalo Amaral

Mario Cruz / Lusa

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie

Os pais de Madeleine McCann vão recorrer para as instâncias europeias contra a decisão da justiça portuguesa de revogar a sentença que obrigava o ex-inspetor da Polícia Judiciária Gonçalo Amaral a pagar 500 mil euros ao casal.

“Vamos recorrer. Ainda não entregámos o recurso, mas vamos para os tribunais europeus”, afirmou o pai da criança, Gerry McCann, à BBC, na única entrevista que o casal concedeu a propósito do 10.º aniversário do desaparecimento de Madeleine McCann, e cuja reprodução foi autorizada para outros órgãos de comunicação social.

A 31 janeiro, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a decisão da Relação em revogar o pagamento de uma indemnização de 500 mil euros por Gonçalo Amaral aos pais da criança desaparecida em 2007 no Algarve, por danos causados com a publicação do livro intitulado “Maddie: A Verdade da Mentira“.

Gerry McCann lembrou que este processo foi iniciado há oito anos, quando o casal sentiu que o livro e subsequente documentário, que sugere o possível envolvimento dos pais numa morte acidental da filha, estava a prejudicar a campanha para encontrar Madeleine.

“Eu penso que é tudo inconcebível, tem sido muito perturbador, e causou muita frustração e raiva, o que é um sentimento muito negativo, e penso que precisamos de canalizar isso. Ainda tenho esperança que no fim a justiça prevaleça, e tudo acabe bem”, disse a mãe, Kate McCann.

O conflito com o antigo inspetor da PJ, inicialmente responsável pela investigação ao desaparecimento, tem alimentado muitos comentários negativos na Internet, sobretudo nas redes sociais, o que faz com que o casal evite usar essas plataformas.

A principal preocupação, confessou, são os outros dois filhos, que atualmente têm 12 anos, pelo que têm tentado impedir que usem redes sociais como os jovens da idade deles.

“Temos sido o mais abertos possível com eles. Contámos-lhes sobre as coisas e que as pessoas escrevem coisas que são simplesmente mentira e que eles precisam de ter consciência disso”, comentou a progenitora.

“Ainda não chegaram a uma idade em que estão na Internet e outros sítios, mas estão a chegar a essa fase. Estão em grupos fechados com os seus amigos, etc, e isso é importante”, acrescentou Kate McCann.

O casal McCann louva o “apoio fantástico” recebido ao longo de dez anos, mesmo que sejam os comentários negativos que muitas vezes tenham destaque. “A nossa experiência principal foi a bondade das pessoas e o apoio que tivemos ao longo de dez anos, e isso não diminuiu neste tempo todo”, garantiu Kate McCann.

Madeleine McCann desapareceu poucos dias antes de fazer quatro anos, a 03 de maio de 2007, do quarto onde dormia juntamente com os dois irmãos gémeos, mais novos, num apartamento de um aldeamento turístico, na Praia da Luz, no Algarve.

// Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. … estes querem cobrar algum mesmo à força. Deviam de ser presos por incompetência paternal e tentativa de saque do trabalho dos outros.

  2. chegamos à conclusão que eles nao se preocupam com a filha mas sim com o dinheiro.
    nao gostam de ouvir as verdades?
    a culpa também foi da nossa justiça, se na altura os tivesse colocados como arguidos tinha sido melho, mas deixaram passar isso e agora estamos a pagar esse erro.
    parece impossivel as autoridades inglesas irem atras de suposiçoes absurdas, será que também lhes interessa o dinheiro?
    se fossem de classe media-baixa, ao tempo que ja lhes tinham tirado os outros 2 filhos.
    o advogado portugues Rogério Alves na minha opiniao tambem lhe covém estes “barulhos”, pois tambem deve estar a “mamar” uns bons dinheiros. aposto se fosse de borla, ao tempo que ja os tinha largado

  3. MccannS o dinheiro e Tao lindo,se tivessem vergonha ja estavam calado ha muito tempo,deviam era eles pais estar na cadeia por abandon dos filhos,quando e que as autoridades acordam?

  4. Pois…. vais ser mesmo a recorrer à justiça europeia que vão encontrar a criança…
    É nestas atitudes que se vêem as propriedades desta gente!…
    Depois queixam-se que anda meio-mundo apontar-lhes o dedo…

RESPONDER

"Príncipes da Torre". Um dos crimes mais misteriosos de sempre pode ter sido resolvido

Novas evidências sugerem que Ricardo III pode mesmo ter ordenado o assassinato de dois príncipes em Inglaterra. É talvez uma das maiores histórias de mistério de assassinato da história britânica — um jovem rei e o …

Acordo de Concertação prevê licenças e apoios fiscais à formação

Já se conhecem algumas das medidas previstas no Acordo de Formação Profissional e Qualificações, assinado ontem pelo governo, confederações patronais e UGT. O governo, as confederações patronais e a UGT assinaram, esta quarta-feira, o Acordo de …

Relatório do Novo Banco estilhaça PSD. Pinto Luz sai em defesa de Passos Coelho e critica Rui Rio

Esta quarta-feira, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, deixou duras críticas ao atual líder do PSD depois de o partido ter aprovado o relatório que acusa o Governo de Pedro Passos Coelho …

Cientistas "encontraram" a válvula de Nikola Tesla nos intestinos de tubarões

Cientistas descobriram que os intestinos de tubarões funcionam de forma semelhante à famosa válvula unidirecional de Nikola Tesla, criada há mais de 100 anos. Pela primeira vez, cientistas fizeram exames 3D de intestinos de tubarão para …

Recolher obrigatório, limitação horária nos restaurantes e restrições por concelho podem acabar hoje

Na reunião de terça-feira no Infarmed, os peritos concluíram haver condições para começar a aliviar algumas das medidas restritivas em vigor. Em Conselhos de Ministros, que se irá realizar hoje, o Governo irá definir novas …

Alerta de tsunami no Alasca depois de sismo de magnitude 8.2

A península do Alasca, a oeste dos Estados Unidos, foi atingida por um sismo de magnitude 8.2 na noite de quarta-feira (7h15 de quinta-feira em Lisboa) e já foi lançado um alerta de tsunami na …

Conselho de Ministros reúne-se para discutir próximos passos no desconfinamento

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira para decidir os próximos passos no processo de abertura do país, dois dias depois de especialistas terem sugerido a evolução das medidas de restrição de acordo com a …

Capacete magnético mostra-se eficaz na redução de tumor cerebral

O diagnóstico de um cancro é sempre complicado, mas há partes do corpo onde a presença da doença pode ser mais ameaçadora. É o caso do glioblastoma, um tipo de cancro cerebral, que se não …

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …