
Nuno Homem de Sá
Ator de 63 anos acusado pelo Ministério Público por agressões psicológicas e físicas contra a ex-companheira.
O ator Nuno Homem de Sá enfrenta uma acusação de violência doméstica, na qual o Ministério Público (MP) descreve um ambiente de intimidação constante e agressões contra a ex-companheira, Frederica Lima.
A acusação, com cerca de 100 páginas, revela episódios de ameaças, insultos e comportamentos violentos que, segundo a procuradora responsável, justificam uma revisão das medidas de coação, podendo levar à aplicação de prisão preventiva, avança o Correio da Manhã esta terça-feira.
De acordo com o MP, o ator sujeitou a namorada a um padrão de comportamentos abusivos durante todo o relacionamento, incluindo episódios em que terá inclusive manifestado fantasias de homicídio a uma amiga em comum do casal.
“Pegava-lhe na cabeça e esmagava-lhe a cabeça contra a parede. Ficava ali a ver os miolos a escorrer”, terá dito sobre a namorada, segundo ao MP, a essa amiga em comum.
Mensagens e emails reunidos no processo mostram sinais de linguagem intimidatória, dirigida não só à vítima como também à mãe da mesma. A acusação refere ainda que Nuno Homem de Sá recorria a manipulação de caráter espiritual, alegando, por exemplo, que falava com mortos e que até o pai falecido da vítima se envergonhava dela.
No processo constam também referências a alegados ataques de natureza sexual, que no entanto não serão julgados por terem sido denunciados, de acordo com o CM, mais de seis meses após a sua ocorrência, prazo que a lei prevê para este tipo de queixa.
Ainda assim, esses relatos de cariz sexual foram integrados na acusação de violência doméstica, para reforçar a consistência das provas apresentadas.
Também a filha do ator terá sido alvo de empurrões e ameaças de morte, diz o MP, mas tais situações não avançaram judicialmente devido à falta de queixa formal.
O Ministério Público sustenta que o comportamento do arguido apenas terá mudado durante a participação conjunta no programa da TVI Big Brother Famosos, . Nessa altura, o ator projetava publicamente uma imagem de “namorado perfeito”.
Frederica Lima começou a namorar com Nuno Homem de Sá depois de o ator sair do Big Brother Famosos I, segundo a TVI.
O MP considera existir perigo de continuação da atividade criminosa, bem como risco de perturbação do inquérito. Nesse sentido, foi pedido que a vítima preste depoimento em tribunal sem a presença do arguido, para evitar intimidações.
Caberá agora ao juiz decidir sobre a alteração das medidas de coação, após o primeiro interrogatório judicial, previsto para esta semana.
Já foi acusado…. Só falta ver o que lhe fazem…. Não deve ser fácil viver com pessoas com problemas mentais violentos.
Quem vai integrar um programa como o BIG BROTHER tem que ter alguma disfunção mental ou apanha lá esse mal. Há vários casos de violência nesse programa.