Especialista criminal defende que Maddie morreu no Algarve por “negligência e medicação”

Mario Cruz / EPA

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie

Uma especialista criminal que analisou o caso do desaparecimento de Madeleine McCann acredita que a menina inglesa morreu no Algarve, no dia em que os pais comunicaram o seu desaparecimento à polícia.

Autora do livro “Perfil do Desaparecimento de Madeleine McCann” e reconhecida especialista de investigação de perfis criminais, Pat Brown acusa a Scotland Yard de “desperdiçar tempo e dinheiro” no chamado caso Maddie, considerando que a criança morreu em Maio de 2007, quando os pais reportaram o seu desaparecimento da Aldeia da Luz, no Algarve, durante as férias da família.

Madeleine está morta“, destaca a investigadora no site News.com.au, considerando que “não vale a pena gastar todo este dinheiro, já que nada do que façam vai fazer com que a criança viva”.

“Acidente encoberto”

Pat Brown acredita que, provavelmente, Maddie morreu devido a um acidente que foi “encoberto”. “As provas suportam essa teoria de um acidente que ocorreu devido a negligência e possível medicação“, diz a investigadora que tem a “convicção” de que “o corpo foi movido para um local desolado e nunca vai ser encontrado”.

As palavras de Pat Brown surgem depois de o governo britânico ter aumentado os fundos para a investigação ao desaparecimento de Maddie. Uma decisão suportada pelo facto de a polícia britânica ter encontrado um novo suspeito no caso, um ex-funcionário do resort algarvio onde a família estava instalada que terá “ocultado segredos e informações” quando foi interrogado, no início da investigação.

Há outras crianças desaparecidas no Reino Unido que não estão a receber esta atenção e onde o dinheiro deveria ser gasto”, considera porém, a investigadora.

Para Pat Brown esta nova pista é uma perda de tempo e de dinheiro, porque “as provas não sustentam um rapto”, realça no News.com.au.

A investigadora criminal nota que a teoria do rapto é “extremamente improvável com base na quantidade de tempo, provas na cena e todos os outros pedaços de indícios que já existiram”.

Waerfelu / Wikimedia

Maddie McCann

Maddie McCann

Ela diz ainda, que é “extremamente improvável” que a menina tenha sido levada por uma rede de tráfico sexual de crianças.

“Não vão roubar uma turista britânica de um resort de férias porque sabem que isso despoletará uma grande investigação sobre eles”, aponta Pat Brown, lembrando que estas redes podem “retirar facilmente” crianças de zonas pobres ou de toxicodependentes, e “mesmo louras”.

Críticas à forma como decorreu a investigação

A especialista criminal também critica a Scotland Yard, notando que conduziu mal a investigação por ter descartado suspeitos desde muito cedo e por ter acreditado desde logo, na tese do rapto.

“Eles chegaram com um propósito e disseram que houve um rapto. O foco deles foi encontrar um raptor”, aponta, realçando que os investigadores deveriam também ter averiguado “outras possibilidades”.

A teoria agora apresentada por Pat Brown vem ao encontro da que o ex-inspector da Polícia Judiciária, Gonçalo Amaral, defende no livro “A verdade da mentira”.

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie, perderam recentemente, o recurso que levaram ao Supremo Tribunal de Justiça no âmbito do processo em que pediam uma indemnização de meio milhão de euros, por causa deste livro.

O Supremo deu razão a Gonçalo Amaral considerando que há “fundada suspeita” de que os McCann possam ter estado envolvidos no desaparecimento da filha.

O casal estará agora, a pensar levar o caso até ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

SV, ZAP //

30 COMENTÁRIOS

    • Sempre acreditei na versão de acidente e do corpo escondido pelos pais de Maddie. Considero que os pais são criminosos. Deveriam ser investigados e presos por negligência, falsas declarações, encobrimento do corpo, aproveitamento dos dinheiros adquiridos pela invenção do rapto, etc.

    • Realmente, e teorias não faltam.
      A última teoria veio à tona com escândalo Pizzagate/Pedogate. Quem daqui já se cruzou com a ideia dos irmãos Podesta serem os raptores? Comparem os retratos robô que sairam a público com as fotos deles. Assustadoras as semelhanças… E ainda por cima, o neto de Sigmund Freud tinha casa lá ao pé do apartamento dos McCann, onde inclusive foram convidados por ele para ir lá a casa. Sendo que é de conhecimento público que esse Freud é um pedófilo…

  1. parece impossivel que a policia inglesa (pelo que dizem é uma policia recta e de boa reoutação), ainda acredita nestas mentiras e gaste dinheiro dos contribuintes para tentarem achar uma palha no mei de um celeiro cheio de palha.
    acho que eles nao trabalham, por isso pergunto como é que vivem
    será que andam a tirar dinheiro da investigaçao para o seu belo prazer?
    será que tambem vao colocar um processo contra a Pat Brown?
    ou so têm coragem de processar o investigador portugues?
    ja que o governo ingles (os chamados serviços socais) por tudo e por nada retiram os filhos aos pais, porque é que nao tiraram os filhos deles?
    ficou provado que foram sair deixando os filhos em casa (negligencia)
    para raptarem porque nao raptaram os outros dois?
    porque foi so ela e ainda por cima é de facil reconhecimento por causa os olhos dela.
    eu concordo com esta investigadora em que acredita que o corpo esta escondido e nao foi rapto.

  2. Doa a quem doer, esta criança está morta, desde aquela maldita noite…. e os culpados são os progenitores. Não os posso chamar de Pais, que ainda querem ganhar dinheiro a custa de tamanha tragédia!!! E sim, há muitas crianças desaparecidas que não têm, infelizmente, esta “sorte” de especialistas, polícias, advogados, Estados e Governos e são esquecidas, porque não conhecem o Sr X, ou a Dra Y… até o Papa meteram nisto, por Amor de Deus!!!!

  3. O que faz pensar é que se foi “acidente” e estando os pais envolvidos, eles têm que ter uma cumplicidade entre eles nunca visto. Se estão a mentir, como é possível conseguirem faze-lo durante tanto tempo sem que nenhum se descuide e cometa um erro que os denuncie…. dá que pensar não dá? não estou a defende-los, longe disso, aliás penso até, independentemente de serem responsáveis ou não pelo desaparecimento da Madie, eles já deveriam ter sido condenados por negligência. Eu sou pai e jamais faria uma coisa destas, deixar as minhas filhas sozinhas em casa para me ir divertir…. têm filhos e depois ignoram-nos como se fossem um obstáculo/inconveniente á sua “vida social”…

    • Primeiro diz “acidente”, mortal,então;

      Depois diz “negligência” por os deixarem sós em casa,vivos então, podendo ser raptados;

      Está,assim,como eu,sem saber o que pensar!

      São ambos médicos,e matar a filha por medicaçao a mais,parece-me pouco possível;

      O rapto parece-me possível.

      O não aparecimento,ainda, do esqueleto,revela a real fraqueza humana das polícias.

      José Peixoto

  4. Deixem de dar tanta importância ao caso. A mãe vai denunciar-se porque, se tiver um mínimo de sentimentos, não vai aguentar e denuncia o que sabe. Ela sabe mais do que quer parecer. Por outro lado a menina já não existe em lado algum – já não sofre. Deixem de lhes dar importância, ou dêem-lhes a importância que merecem, que é ZERO. O livro do Investigado Gonçalo Amaral desvenda muitíssimo bem o mistério que se criou à volta do caso Maddie. Os cães que vieram de Inglaterra confirmaram a teoria do investigador português muito bem. Só os pais de Maddie não aceitaram porque queria fazer caber o Reino Unido em Portugal. Acharam que podiam fugir à justiça portuguesa e extorquir dinheiro ao investigador, como vingança da ousadia em afirmar no seu livro como aconteceu o acidente. Concordo com a opinião citada em outros comentários. Acidentes acontecem infelizmente, mas eles “não são dignos de terem crianças à sua guarda”.

  5. O padre inglês da igreja onde eles iam sabe qualquer coisa nunca foi investigado, será que a colocaram no cemitério da localidade, que nunca foi explorado na investigação?

  6. Mais uma oportunistas a aproveitar o livro do Gonçalo Amaral para arrecadar uns cobres dizendo o que já foi dito.

    É claro como a água que a criança foi encontrada morta pelos pais que provavelmente a doparam para ficar adormecida ou sossegada enquanto eles iam curtir a noite no clube de swing que existia na Paria da Luz, não sei se mesmo no Ocean Club.
    Quando vieram a casa e viram a criança morta,(pela dopagem ou queda abaixo da janela) e sabendo que em Portugal seriam acusados de crime de homicídio por negligência porque é crime deixar crianças sozinhas em casa, o que não é na Inglaterra, trataram de fazer desaparecer o corpo e montar uma encenação de rapto para salvarem a pele.
    Uma coisa que também ninguém diz é que a criança não era filha dele, era só dela. Só os gémeos mais novos é que são filhos de ambos.
    Acho que o Ministério Público português devia reabrir o processo e acusar os dois criminosos para acabar com esta encenação vergonhosa.

    • Penso também que os pais deveriam responder pela irresponsabilidade d feixarem as crianças sós em casa enquento êles se estavam embebedando.

      Possivelmente todo o cenário montado serve para os afastar do julgamento legal e público.

      Mas senão fossem quem são (?) vulagres médicos, dois entre milhares, para terem a cobertura que sempre tiveram por parte das autoridades inglesas, o que não é comum pelos procedimentos imediatos que tiveram após o “DESAPARECIMENTO” , seria bom que a justiça portuguesa, livre de pressões, (ao menos nisto seriamos independentes e soberanos) como exemplo para pais portugueses que abandonem a guarda dos filhos, deveria o Ministério Público reabrir o processo na base das suas próprias declarações e testemunho doa acompanhantes da “borga” e levá-los a julgamento pelo facto, agravado dos prejuizos que ao nosso País deu.

      Não me compete a mim julgar, mas o castigo pesado, iria compensar moralmente o prestigio da nossa Policia , e colocá-los na condição de condenados por um acto de abandono que agora se vitimizam .

  7. Quem não se lembra de Gonçalo Amaral dizer que a tal Kate estava quase a dizer onde tinha colocado o cadáver da filha, quando a investigação foi interrompida e mudou de rumo e de investigadores. Creio que está na hora de reabilitar e de ressarcir o homem que mais sofreu no meio disto tudo e que foi justamente Gonçalo Amaral. Creio também que já não estará muito longe o dia em que essa kate e esse jerry acabarão por ser apanhados e acabar de vez a palhaçada. Queira a polícia inglesa…

  8. O que essa senhora diz não faz sentido: nenhuma criança morre opor estar só; quase todas estão sós quando dormem;
    E por medicação: tb não diz nada: foi envenenada de propósito(impossível,claro) ou foi-lhe dada med. a mais? Pouco provável,sendo ambos médicos;

    Mas agora até pensei no caso dos dois cozinheiros em que ambos deitaram sal na comida!!!!!!!!!!!!!!!

    HUmmm….seria possível ambos darem suporíferos…

    Hummmm….. isso até explicava a TENAZ colaboração entre eles (porque seriam os dois intervenientes,não culpados, na morte;

    Bom,é uma nova teopia de qie me lembrei AGORA,ao escrever-vos

    José Peixoto

  9. Não parece estranho que, com o desaparecimento de uma filha, se chame primeiro a comunicação social e só depois a polícia? Não parece estranho que uma mãe use o seu direito de nada dizer? Se estivesse inocente não diria tudo o que pudesse ajudar? Não parece estranho que esta mãe, sem dúvida o elo mais fraco, apareça sempre segura pelo marido e seja sempre ele que fala?

    Filha minha que desaparecesse: chamava logo a polícia e dizia tudo o que pudesse ajudar.

  10. Esta morte foi acidental – claro! Toda a evidência aponta nessa direção …
    Kate e Jerry são cúmplices. Para irem para a noite se divertirem, começou já tinham feito antes, deram os soporíferos que a Kate usava para dormir melhor…
    Os soporíferos são benzodiazepinas ou calmantes minor. A ideia de usar os calmantes de Kate foi de Jerry.. Deram á menina para dormir enquanto eles iam para a noite… Já o tinham feito antes e tinha funcionado bem MAS naquela noite quando um dos progenitores partiu o comprimido para reduzir a dose a metade, partiu mal e deu 3/4 do cantante á menina que adormeceu e teve uma paragem respiratória . Quando foram verificar se a menina estava bem encontraram-na norte. Gritos de Kate! Gerry acode e desesperado constata o óbito da nenina . Os dois médicos ! E agora, o que fazemos?
    Opção 1 – relatar o sucedido ás autoridades;
    Opção 2 – aceitar o acidente ; fazer desaparecer o corpo; fazer vingar a teoria de rapto. Foi a opção tomada.
    Kate e Jerry mentem pois são cúmplices na mentira. Kate sofre de perturbação da personalidade e de psicopatia – não sente culpa!Um dia , talvez num assomo de remorsos , venha a contar o que sabe !
    A menina está morta e o Mundo foi enganado!
    Venha o Sherlock Holmes e se desvenda!…

  11. Há imensos pais que esperam que os filhos adormeçam e saem um pouco, para perto, em qualquer lugar do mundo. Nunca o fiz por ser extremamente medrosa e não conseguir, mas amigas minhas e maridos, pais responsáveis fizeram e nunca aconteceu nada. O que pode ter acontecido, mesmo sem medicamentos, é a menina ter acordado, caído mal e…aconteceu. Ora o pai era amigo do 1º Ministro e na altura falava-se neste para Ministro da Saúde. Em Inglaterra não brincam, aliás , são anormais a tirarem os filhos aos pais….devem ter ficados aterrados, não só pela morte da filha, como pela possibilidade de perderem os outros. Gastou-se tanto dinheiro porquê?, precisamente pela amizade com o Primeiro Ministro, nunca poderia ter havido outra explicação. Isto só será dito, se fôr, quando não houver perigo para os outros dois filhos…..sempre pensei assim e não os achei nunca criminosos , foi um azar enorme que aconteceu, deve ter sido pavoroso, lembro-me da cara dela e a culpa de não se ter podido assumido a verdade é daquelas leis que permitem roubar tudo o que é criança…

  12. Foi mesmo pena, foi não ter aparecido mais cedo (esta criatura) para dar força á tese de Gonçalo Amaral, enquanto esta gentalha inglesa manhosa lhe destruia a vida. A PJ também teve um comportamento deplorável no meio disto tudo, ao permitir que um “dos seus” fosse espezinhado, humilhado e mal tratado, por esta cambada de irresponsáveis. Fico sempre “ouriçado” cada vez que vejo gente fugir ás suas responsabilidades, e fico mais ainda quando vejo uma organização abandonar “á sorte”, sem qualquer apoio, um dos “seus”.
    Conheci, há uns anos, no Algarve (em Portimão), onde também estive destacado em serviço, o Gonçalo. É uma excelente pessoa e um excelente profissional. Pessoalmente, confio plenamente na sua investigação e nas conclusões que apresentou.
    Incrível como permitiram a esta escumalha inglesa, destruir a vida profissional e pessoal daquele homem.
    A verdade virá ao cimo e com o tempo saber-se-á o que é que fizeram á criança. Espero que a PJ lhe dê os méritos e espero que ele “entale” os ingleses com um processo judicial.

  13. deviam ficar sem os outros dois filhos?Não é o q fazem na Inglaterra até tiram filhos a pais apos o nascimento sem saberem se são ou não competentes para os criar.

  14. Que maravilha! Toda a gente sabe tudo. Uns acham, outros acreditam, outros estão convictos de que. Ninguém apresenta uma única prova do que diz. Há até quem recupere a tese dos cães com rabo firme e hirto logo que lhes cheire a cadáver. Só ainda não dizem é o nome do falecido, mas lá chegaremos. Coitados deles se passarem perto do cemitério! Era assim na Idade Média, é assim hoje, infelizmente será assim no futuro. Entretanto, o que aconteceu à menina Joana, desaparecida na mesma zona? Quem também «investigou» este caso? Quem foi condenado por tortura? Mais uma vez, assim como deviam ter matado a mãe e o tio da menina portuguesa, também deviam ter matado os McCann, sem apelo nem agravo. Aliás, estes ao verem a criança morta ainda pensaram matar os outros dois filhos, mas não tinham trazido pás suficientes, pois alguém os viu com uma pá a sair dentro da mochila quando chegaram a Faro. Este é mais uma telenovela para a TVI e o Correio da Manhã, que já têm a certeza da fábrica de salsichas onde o crime foi consumado. Agora esperem só um bocadinho que vou ali vomitar e já volto. Alípio da Fonseca.

  15. Se soubessem o que de facto aconteceu na que lê dia! Não falariam tantas asneiras. Falais pelo que a comunicação social diz… Mas, muitas coisas faladas estão erradas; quando a própria polícia não detectou o sangue, foi preciso os Ingleses trazerem os cães para detectarem o mesmo. A própria polícia ficou a saber o mesmo que falais todos os dias. Tenho dito.

RESPONDER

O que é que se bebe aqui?

Licor Beirão ganha acção contra Licor Beirinha por imitação da marca

O Tribunal da Relação do Porto deu razão à empresa J. Carranca Redondo, que acusava a concorrente Caves Altoviso de imitar o seu famoso produto Licor Beirão, segundo um acórdão consultado esta segunda-feira pela Lusa. Em …

-

Cientistas descobrem lagarta capaz de decompor sacos de plástico

Cientistas europeus descobriram uma lagarta que come sacos de plástico, o que poderá significar uma maneira de combater a poluição com plástico, um dos materiais mais difíceis de decompor que se conhece. A chamada traça da …

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Coreia do Norte ameaça "varrer" EUA da face da Terra

Um site oficial norte-coreano advertiu os Estados Unidos de que serão "varridos da face da Terra" se desencadearem uma guerra na península, no último episódio da troca de ameaças que alimenta as tensões na região. No …

-

PGR abre inquérito à morte de adepto do Sporting

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito ao caso da morte de um adepto do Sporting, no sábado, nas imediações do Estádio da Luz, em Lisboa. De acordo com informação da PGR, prestada esta segunda-feira …

Travis Kalanick, presidente da Uber

Uber esteve quase para ser expulsa da App Store por espiar clientes

O historial da Uber em empregar táticas duvidosas já é longo e agora descobriu-se que a aplicação esteve quase a ser expulsa da App Store da Apple por usar métodos não aprovados para identificar os …

-

Detida mulher que ateou fogo no quarto onde estava com os filhos

A mulher que, no sábado, terá pegado fogo ao seu apartamento em Mesão Frio, Guimarães, com os dois filhos menores lá dentro, agiu "num quadro de conflitualidade conjugal", informou esta segunda-feira a PJ de Braga. Em …

-

Portugal pode perder milhares de milhões com venda do Novo Banco

A factura do Novo Banco ainda pode sair mais cara aos contribuintes portugueses. O alerta é feito pelo economista José António Girão que critica a venda do banco ao fundo norte-americano Lone Star, considerando que …

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie

O corpo de Maddie poderá ter sido escondido por espiões britânicos

A dias de se assinalar o 10.º aniversário do desaparecimento de Madeleine McCann, há novas teorias sobre o que terá acontecido à menina britânica no fatídico dia 3 de Maio de 2007. A Polícia Judiciária revelou …

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

Duterte até come um terrorista islâmico, se lhe derem sal e vinagre

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ameaçou "comer" terroristas islâmicos, e garantiu que se sente capaz de ser muito mais duro do que eles, diz a agência Associated Press. "Se vocês querem que eu me torne …

-

Nova vacina contra a malária vai ser testada em três países africanos

A mais avançada vacina contra a malária, mas que tem uma eficácia limitada, vai começar a ser testada em grande escala no Quénia, no Gana e no Malawi, anunciou esta segunda-feira a Organização Mundial da …