Governo britânico aumenta financiamento para busca de Maddie

Mario Cruz / Lusa

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie

Os agentes que averiguam o desaparecimento de Madeleine McCann em 2007 em Portugal vão contar com um fundo extra de 85 mil libras para estender a busca por mais seis meses, indicou hoje o Ministério britânico do Interior.

O fundo especial, cerca de 96 mil euros, vai servir para ampliar a investigação, conhecida como “Operação Grange”, entre os próximos dias 1 de abril e 1 de setembro.

Até ao momento foram destinados 11,1 milhões de libras (12,6 milhões de euros) ao caso, que atraiu uma atenção mediática sem precedentes.

A pequena Maddie McCann, natural de Rothley, no condado inglês de Leicestershire, desapareceu do quarto no qual dormia com os irmãos, num apartamento que a família tinha alugado na Praia da Luz, no Algarve, em maio de 2007, quando tinha apenas 3 anos.

A Polícia Metropolitana de Londres (Met) perseguiu diferentes pistas a fim de averiguar que ocorreu com o paradeiro da menor britânica, enquanto os pais, Gerry e Kate McCann, sempre asseguraram que nunca iriam parar de procurar a sua filha.

No início do mês passado, o Supremo Tribunal de Justiça britânico considerou que há  “fundada” suspeita de envolvimento dos McCann no caso e absolveu Gonçalo Amaral, ex-coordenador da Polícia Judiciária, no processo que o casal lhe moveu pelo conteúdo do livro “Maddie: A Verdade da Mentira“.

Na obra, o ex-inspector aborda a possibilidade de os McCann terem estado envolvidos no desaparecimento da filha. O Supremo nota que, embora o processo tenha sido arquivado, se apontam “sérias reservas quanto à verosimilhança da alegação de que Madeleine fora raptada“.

O recurso dos McCann chegou ao Supremo britânico depois de o Tribunal da Relação de Lisboa ter decretado a absolvição de Gonçalo Amaral. Kate e Gerry McCann anunciaram entretanto que irão contestar a decisão do tribunal britânico.

ZAP // EFE

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não é intriga é politica mesmo. Até nisto a politica interveio. cASO FOSSE UM CASAL “comum” já estaria sem os outros filhos á muito tempo. Este casal teve negligencia grave, senão outras coisas !…

RESPONDER

Itália tem até terça-feira para formar novo Governo

O Presidente de Itália disse esta quinta-feira, após consultas com os partidos, que há uma maioria parlamentar disposta a formar um novo Governo, pelo que vai permitir estas negociações e convocará novamente os partidos na …

Câmara de Cascais paga multa de 200 mil euros por construção ilegal na praia

A Câmara Municipal de Cascais foi condenada a pagar 200 mil euros pela construção ilegal de um acesso em betão à praia do Abano. A construção que data a 17 de junho de 2009 foi conduzida …

Ocean Viking vai desembarcar em Malta. Reservas de mantimentos estão a chegar ao fim

As reservas de mantimentos para os 356 ocupantes do navio Ocean Viking só são suficientes para quatro dias, alertou esta sexta-feira a organização Médicos Sem Fronteiras frisando que o navio está há 19 dias no …

"Não se cumpre a lei". Veterinários acusam autoridades de não recolherem animais abandonados

O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, acusou ontem as autoridades de não estarem a cumprir a lei que obriga a recolher os animais abandonados. Em setembro de 2018, passou a ser aplicada no …

"A Leonor é transexual. Ela existe. É a minha filha." Pais ao lado do Governo e contra a direita

A polémica em torno da Lei de Identidade de Género continua, com as críticas da Direita e com uma petição contra a legislação que já vai em mais de 27 mil assinaturas. Associações de pais …

Médicos de fertilidade usaram o seu próprio esperma em centenas de pacientes

Uma longa reportagem do The New York Times dá conta de vários casos de mulheres que recorreram a médicos especialistas em fertilidade à procura de esperma anónimo e acabaram por receber o esperma do próprio …

Nenhum rohingya se apresentou para sair do Bangladesh e regressar a Myanmar

O Comissário para os Refugiados, Assistência e Repatriamento do Bangladesh, Abul Kalam, disse na quinta-feira que nenhum rohingya se apresentou para regressar a Myanmar (antiga Birmânia) numa segunda tentativa de repatriamento da etnia muçulmana. Numa conferência …

No ano letivo passado, houve nove denúncias de praxes abusivas

A linha de denúncias de praxes abusivas e violentas recebeu no passado ano letivo nove queixas relativas a agressões entre alunos que aconteceram, na sua maioria, em instituições de Ensino Superior do norte do país. A …

Motorista de autocarro apanhado a ver filme enquanto conduz 30 passageiros para Lisboa

As imagens de um motorista de autocarro que foi gravado a ver um filme, enquanto estará a conduzir o veículo com 30 passageiros, de Coimbra até Lisboa, estão a gerar burburinho e preocupações de segurança …

Alexei Navalny libertado da prisão

O principal opositor do Kremlin foi libertado da prisão, esta sexta-feira, depois de cumprir uma pena de 30 dias por apelos à participação num grande movimento de protestos que tem agitado Moscovo. Alexei Navalny saiu da …