Governo britânico aumenta financiamento para busca de Maddie

Mario Cruz / Lusa

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie

Os agentes que averiguam o desaparecimento de Madeleine McCann em 2007 em Portugal vão contar com um fundo extra de 85 mil libras para estender a busca por mais seis meses, indicou hoje o Ministério britânico do Interior.

O fundo especial, cerca de 96 mil euros, vai servir para ampliar a investigação, conhecida como “Operação Grange”, entre os próximos dias 1 de abril e 1 de setembro.

Até ao momento foram destinados 11,1 milhões de libras (12,6 milhões de euros) ao caso, que atraiu uma atenção mediática sem precedentes.

A pequena Maddie McCann, natural de Rothley, no condado inglês de Leicestershire, desapareceu do quarto no qual dormia com os irmãos, num apartamento que a família tinha alugado na Praia da Luz, no Algarve, em maio de 2007, quando tinha apenas 3 anos.

A Polícia Metropolitana de Londres (Met) perseguiu diferentes pistas a fim de averiguar que ocorreu com o paradeiro da menor britânica, enquanto os pais, Gerry e Kate McCann, sempre asseguraram que nunca iriam parar de procurar a sua filha.

No início do mês passado, o Supremo Tribunal de Justiça britânico considerou que há  “fundada” suspeita de envolvimento dos McCann no caso e absolveu Gonçalo Amaral, ex-coordenador da Polícia Judiciária, no processo que o casal lhe moveu pelo conteúdo do livro “Maddie: A Verdade da Mentira“.

Na obra, o ex-inspector aborda a possibilidade de os McCann terem estado envolvidos no desaparecimento da filha. O Supremo nota que, embora o processo tenha sido arquivado, se apontam “sérias reservas quanto à verosimilhança da alegação de que Madeleine fora raptada“.

O recurso dos McCann chegou ao Supremo britânico depois de o Tribunal da Relação de Lisboa ter decretado a absolvição de Gonçalo Amaral. Kate e Gerry McCann anunciaram entretanto que irão contestar a decisão do tribunal britânico.

ZAP // EFE

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não é intriga é politica mesmo. Até nisto a politica interveio. cASO FOSSE UM CASAL “comum” já estaria sem os outros filhos á muito tempo. Este casal teve negligencia grave, senão outras coisas !…

RESPONDER

EUA, Canadá e México assinam revisão do NAFTA. Pacto comercial tem 25 anos

Representantes dos Estados (EUA), do Canadá e do México assinaram na terça-feira uma nova revisão do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), um pacto comercial entre os três países, que já tem 25 anos. Segundo noticiou …

Bósnia fecha campo improvisado e transfere quase 800 pessoas para Sarajevo

A Bósnia fechou, esta quarta-feira, um campo de refugiados, montado num local onde antes funcionava um aterro de lixo, que não tem água potável nem eletricidade. As autoridades bósnias fecharam esta quarta-feira um campo acolhimento de …

Trabalhadores dos Registos em greve a 26, 27 e 28 de dezembro

O Sindicato Nacional de Registos vai estar em greve contra o decreto-lei aprovado pelo Governo, acusando Marcelo Rebelo de Sousa de não ter tido "sensibilidade na análise do diploma do sistema remuneratório". O Sindicato Nacional de …

Artistas exigem 1% do Orçamento do Estado para a Cultura

Mais de 300 artistas concentrados esta terça-feira em frente ao Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, exigiram um valor imediato de 1% do Orçamento do Estado para a Cultura, em 2020. O protesto, convocado pela …

Depois do Idai, ainda há carência de comida e água potável

São milhares os desalojados que, após o ciclone Idai, continuam sem acesso a água potável. Além disso, a necessidade de comida mantém-se em níveis inalterados. Os dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), patentes no …

Há mulheres-polícia que recebem menos quando estão grávidas

De acordo com um relatório sobre as iniquidades de género dentro da Polícia de Segurança Pública (PSP), ao qual a revista Sábado teve acesso, há mulheres-polícia que recebem menos quando ficam grávidas. Segundo o inquérito realizado …

França. Governo adia entrada em vigor das novas pensões

O novo sistema universal de pensões em França vai abranger apenas as gerações nascidas a partir de 1975 e só terá nova formulação, através de pontos, a partir de 2025. O novo sistema universal de pensões …

Greta Thunberg é a "Personalidade do Ano" da revista Time

Greta Thunberg é a “Personalidade do Ano” mais jovem alguma vez escolhida pela revista Time. A capa da edição de 23 de dezembro foi divulgada esta quarta-feira. A revista norte-americana Time elegeu a ativista climática sueca …

Erupção do Whakaari. Nova Zelândia encomendou 120 metros quadrados de pele para tratar os feridos

A Nova Zelândia já encomendou 120 metros quadrados de pele humana aos Estados Unidos para tratar os 30 feridos do vulcão Whakaari, na Ilha Branca. Cirurgiões neozelandeses têm trabalhado sem parar dado o número de queimados …

Entidade Reguladora da Saúde diz que fez tudo o que devia no caso do bebé sem rosto

Esta quarta-feira, a presidente da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) considerou que o regulador fez tudo o que devia ter feito no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves não detetadas as …