Governo britânico aumenta financiamento para busca de Maddie

Mario Cruz / Lusa

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie

Os agentes que averiguam o desaparecimento de Madeleine McCann em 2007 em Portugal vão contar com um fundo extra de 85 mil libras para estender a busca por mais seis meses, indicou hoje o Ministério britânico do Interior.

O fundo especial, cerca de 96 mil euros, vai servir para ampliar a investigação, conhecida como “Operação Grange”, entre os próximos dias 1 de abril e 1 de setembro.

Até ao momento foram destinados 11,1 milhões de libras (12,6 milhões de euros) ao caso, que atraiu uma atenção mediática sem precedentes.

A pequena Maddie McCann, natural de Rothley, no condado inglês de Leicestershire, desapareceu do quarto no qual dormia com os irmãos, num apartamento que a família tinha alugado na Praia da Luz, no Algarve, em maio de 2007, quando tinha apenas 3 anos.

A Polícia Metropolitana de Londres (Met) perseguiu diferentes pistas a fim de averiguar que ocorreu com o paradeiro da menor britânica, enquanto os pais, Gerry e Kate McCann, sempre asseguraram que nunca iriam parar de procurar a sua filha.

No início do mês passado, o Supremo Tribunal de Justiça britânico considerou que há  “fundada” suspeita de envolvimento dos McCann no caso e absolveu Gonçalo Amaral, ex-coordenador da Polícia Judiciária, no processo que o casal lhe moveu pelo conteúdo do livro “Maddie: A Verdade da Mentira“.

Na obra, o ex-inspector aborda a possibilidade de os McCann terem estado envolvidos no desaparecimento da filha. O Supremo nota que, embora o processo tenha sido arquivado, se apontam “sérias reservas quanto à verosimilhança da alegação de que Madeleine fora raptada“.

O recurso dos McCann chegou ao Supremo britânico depois de o Tribunal da Relação de Lisboa ter decretado a absolvição de Gonçalo Amaral. Kate e Gerry McCann anunciaram entretanto que irão contestar a decisão do tribunal britânico.

ZAP // EFE

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não é intriga é politica mesmo. Até nisto a politica interveio. cASO FOSSE UM CASAL “comum” já estaria sem os outros filhos á muito tempo. Este casal teve negligencia grave, senão outras coisas !…

RESPONDER

A tecnologia usada na Bitcoin também está a ser usada para encontrar o amor

Várias dating apps (aplicações de encontros) estão a recorrer ao blockchain para que os seus utilizadores possam encontrar a cara-metade de uma forma mais segura e transparente. O Tinder é provavelmente a dating app mais usada …

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …