Governo britânico aumenta financiamento para busca de Maddie

Mario Cruz / Lusa

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie

Os agentes que averiguam o desaparecimento de Madeleine McCann em 2007 em Portugal vão contar com um fundo extra de 85 mil libras para estender a busca por mais seis meses, indicou hoje o Ministério britânico do Interior.

O fundo especial, cerca de 96 mil euros, vai servir para ampliar a investigação, conhecida como “Operação Grange”, entre os próximos dias 1 de abril e 1 de setembro.

Até ao momento foram destinados 11,1 milhões de libras (12,6 milhões de euros) ao caso, que atraiu uma atenção mediática sem precedentes.

A pequena Maddie McCann, natural de Rothley, no condado inglês de Leicestershire, desapareceu do quarto no qual dormia com os irmãos, num apartamento que a família tinha alugado na Praia da Luz, no Algarve, em maio de 2007, quando tinha apenas 3 anos.

A Polícia Metropolitana de Londres (Met) perseguiu diferentes pistas a fim de averiguar que ocorreu com o paradeiro da menor britânica, enquanto os pais, Gerry e Kate McCann, sempre asseguraram que nunca iriam parar de procurar a sua filha.

No início do mês passado, o Supremo Tribunal de Justiça britânico considerou que há  “fundada” suspeita de envolvimento dos McCann no caso e absolveu Gonçalo Amaral, ex-coordenador da Polícia Judiciária, no processo que o casal lhe moveu pelo conteúdo do livro “Maddie: A Verdade da Mentira“.

Na obra, o ex-inspector aborda a possibilidade de os McCann terem estado envolvidos no desaparecimento da filha. O Supremo nota que, embora o processo tenha sido arquivado, se apontam “sérias reservas quanto à verosimilhança da alegação de que Madeleine fora raptada“.

O recurso dos McCann chegou ao Supremo britânico depois de o Tribunal da Relação de Lisboa ter decretado a absolvição de Gonçalo Amaral. Kate e Gerry McCann anunciaram entretanto que irão contestar a decisão do tribunal britânico.

ZAP // EFE

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não é intriga é politica mesmo. Até nisto a politica interveio. cASO FOSSE UM CASAL “comum” já estaria sem os outros filhos á muito tempo. Este casal teve negligencia grave, senão outras coisas !…

RESPONDER

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …