Mais 1.035 casos de covid-19 em Portugal. Cerco sanitário no Porto rejeitado

Tiago Petinga / Pool / Lusa

A Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de 7.443 pessoas infetadas com covid-19 até às 11h desta terça-feira, um aumento de 1.035. O número de vítimas mortais subiu para 160.

De acordo com o novo boletim epidemiológico, há 7.443 pessoas infetadas com covid-19 em Portugal, um aumento de 1.035 (16%). É a maior subida em termos absolutos, mas não em termos percentuais.

Há 627 pessoas internadas, entre as quais 188 nos cuidados intensivos – mais 24 pessoas. Há 4.610 casos a aguardar resultados laboratoriais e 19.260 pessoas em vigilância.

O Norte voltou a ser a região com maior aumento de casos em termos brutos, 651 (17%), muito idêntica à do Centro, 127 (16%) e à de Lisboa e Vale do Tejo, 222 (14%). No entanto, a maior subida veio do Algarve, com mais 21 casos (18%), não se confirmando os números inflacionados no Alentejo, que cresceram 11% (5 casos). Os Açores voltam a ter mais sete casos (48) e a Madeira regista mais três casos (46).

A informação sobre estrangeiros infetados deixou de constar do Boletim.

O número total de mortes subiu para 160, mais 20 em comparação a segunda-feira. Dessas, 135 deram-se em pessoas com mais de 70 anos, o que representa 84% do total. Aliás, 19 dos 20 óbitos no país nas últimas 24 horas registaram-se em pessoas acima dos 70 anos. Continua assim a existir apenas os casos de duas mulheres abaixo dos 50 anos entre as vítimas com menos idade.

O Norte voltou a ser a região com mais mortes (9 num total de 83), seguido do Centro (mais 6 num total de 40), Lisboa (mais 5 num total de 35) e Algarve (mantém 2).

Esta terça-feira, soube-se que o jovem de 14 anos de Ovar que faleceu este domingo em Santa Maria da Feira não sucumbiu à covid-19, mas sim a meningite.

O número de recuperados mantém-se nas 43 pessoas, valor que não sofreu qualquer alteração nos últimos seis boletins. Em conferência de imprensa, o secretário de Estado da Saúde, António Sales, reconheceu que o número de recuperados tem “alterado pouco”.

“A maior parte dos doentes trata-se no domicílio o que pode originar um hiato na recuperação. Os doentes ficam assintomáticos antes da cura, mas demoram mais tempo até os dois testes darem negativo”.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, estão a ser realizados em Portugal cerca de “sete mil testes por dia”. “Até agora estávamos a fazer cerca de 5.600 testes diários, entretanto passámos para sete mil.” A tendência é para “haver um reforço ainda maior da capacidade de testagem”.

O secretário de Estado da Saúde anunciou que, na noite desta terça-feira, “chega ao Porto 3.5 milhões de máscaras, 300 mil toucas, 100 mil batas, entre outros equipamentos”. António Sales insistiu que o objetivo é continuar “este trabalho de testar, isolar e proteger”. “Não podemos baixar os braços”, disse.

Questionado sobre a possibilidade de um cerco sanitário no Porto, o secretário de Estado da Saúde considerou “neste momento não faz sentido colocar essa situação”. António Sales esclareceu que a Diretora-Geral da Saúde referia-se “a situações de uma forma generalista, relativamente à ponderação de cercas sanitárias, não se referindo especificamente ao Porto”.

Depois de admitir a dupla contagem de casos no Porto, o boletim da DGS corrige uma série de números relativamente ao número de infetados por município. Esta terça-feira, de acordo com o boletim, o Porto tem 462 casos. Na segunda-feira, tinha 941, mais do dobro. No domingo, o número era de 417.

Também Lisboa tem um decréscimo: domingo, havia 594 casos na capital, segunda-feira 633 e esta terça-feira 505.

António Sales garante haver total confiança na DGS e explica que eventuais contradições acontecem por causa da “porporcionalidade e evolução do surto”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …